Como saber se você está fugindo da proposta de redação

Fugir da proposta de redação é um dos principais receios dos candidatos que se preparam para o Enem e outros processos seletivos. Usar os textos de apoio e fazer uma boa interpretação do tema são formas de evitar a fuga parcial ou total, se preparar e manter a autoconfiança na hora de escrever.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e/ou outros processos seletivos, deve se atentar para não fugir da proposta de redação. Isso porque, muitas vezes o candidato até inicia o texto de acordo com o tema, mas ao longo do desenvolvimento fica com a dúvida se permanece dentro do assunto.

Sendo assim, para evitar que este tipo de situação aconteça no momento da prova, é importante ler e reler o tema com atenção. Afinal, o tangenciamento do tema pode causar uma perda grave de pontuação, enquanto a fuga pode ser motivo para anular tudo o que você escreveu. 

Pensando nisso, elaboramos um guia completo sobre como saber se você está fugindo da proposta de redação. Continue conferindo o artigo e saiba mais! 

Faça uma boa interpretação da proposta

Fugir da proposta de redação

Em primeiro lugar, uma maneira de evitar fugir da proposta de redação, é fazer uma boa interpretação do tema e dos textos de apoio. Após a leitura, o ideal é destacar os pontos mais importantes, fazendo uma espécie de chuva de ideias relacionadas ao assunto em questão. 

Desta forma, você poderá organizar o esqueleto da sua redação e fazer o planejamento com base no seu repertório sociocultural e dentro da linha de raciocínio que é solicitada pela banca examinadora. Aqui, vale destacar que mesmo nos temas abstratos, você precisa se ater ao foco do tema. Os textos de apoio poderão norteá-lo no que diz respeito ao desenvolvimento do tema. 

Neste momento, você poderá abordar contextualizar o que será abordado na introdução, desenvolvimento e conclusão, de modo a evitar os desvios do assunto.

Crie um título logo no início

Embora seja um recurso opcional e muitos de nós tenhamos aprendido a desenvolver o título apenas ao finalizar o texto, quando você cria antes, é possível obter um norte para o seu texto. Sendo assim, ainda que você não vá usá-lo, esta sentença pode te ajudar a seguir uma linha de raciocínio. Desse modo, será mais fácil até mesmo saber se você está fugindo da proposta de redação. Caso isso aconteça, ainda há tempo de mudar a rota e evitar o risco de fuga parcial ou até mesmo total do tema. 

Verifique se sua argumentação está de acordo com o tema 

O uso da folha de rascunho permite as chances de errar e consertar – fato que não ocorreria caso você escrevesse diretamente na folha oficial. Por isso, recomenda-se que você reserve um tempo para isso. Isso abre espaço até mesmo para que, ao longo do desenvolvimento do texto, você faça mudanças ao fugir da proposta de redação. 

O fato é que, ao selecionar os argumentos que podem fundamentar o seu ponto de vista, o aluno pode se empolgar. É neste momento que deve haver um equilíbrio para se relacionar ao máximo com o que está na proposta. O único requisito, neste caso, é abordar o tema de forma clara e objetiva, sem perder o foco, mesmo que você tenha o desejo de explorar recursos criativos e inovadores.

As expressões ambíguas, por exemplo, podem prejudicar a compreensão e ainda promover um tangenciamento do tema. E essa não é a intenção! Sendo assim, preocupe-se ao máximo com os termos inseridos no seu texto.

Use a coletânea ao seu favor

No mais, fugir da proposta de redação é muito comum quando você não segue uma linha de raciocínio, ou seja, uma base de início, meio e fim. Desse modo, você deve utilizar a coletânea apresentada nos textos motivadores como se fosse um guia que vai nortear o sentido do que está sendo escrito. Isso indica que, independentemente do tema, você precisa se aprofundar. 

No caso de temas e textos de apoio abstratos, por exemplo, você deve ter uma atenção ainda maior à exploração do conteúdo. Verifique a linguagem verbal, mas também a não-verbal nas imagens, pois isso poderá servir como um pontapé inicial para dissertar sobre o assunto. 

Vale destacar que, quanto mais você lê e treina a prática de assuntos diferentes, maior será sua capacidade de interpretação. Em outras palavras, você deve ver não apenas as críticas, mas o que está por trás delas. Leia não apenas as notícias, mas entenda o que elas comunicam. O texto motivador não é um enfeite, mas um recurso importante e quem sabe usá-lo está um passo à frente para alcançar a nota máxima na redação. 

Treine a escrita e evite fugir da proposta de redação!

Fugir da proposta de redação

Por fim, esperamos que este artigo tenha sido relevante para você. Lembre-se que uma das maneiras de saber e de evitar fugir da proposta de redação é com muita prática. Na verdade, este é o segredo para aprimorar a sua escrita de forma geral, ganhar mais repertório e chegar na hora da redação com maior confiança para dissertar e argumentar sobre qualquer tema.

A fuga parcial ou total ao tema é um dos fatores que mais anulam as redações. E vamos combinar que depois de passar o ano todo com foco e dedicação, ninguém deseja passar por esse transtorno. O melhor de tudo é que para te ajudar a evitar esses erros, a equipe da Corrija-me está à disposição! Temos profissionais altamente qualificados para fornecer o suporte que você precisa. Nossas soluções envolvem correções, revisões, aulas, cursos, dicas exclusivas e uma plataforma completa para você se preparar para a redação. Entendemos que cada aluno possui seu ritmo e, por isso, montamos os cursos de acordo com o estágio de aprendizado de cada um, desde o iniciante, até intermediário e avançado. 

Não espere mais para entrar para o lado dos aprovados, venha aprender conosco! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *