Como funciona a redação da Cesgranrio Caixa Econômica Federal

Quem quer garantir uma boa nota na redação da Caixa Econômica Federal precisará ter um bom domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Afinal, essa é uma parte importante que pode fazer a diferença na conquista da sua vaga. Acompanhe o artigo e saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A redação da Cesgranrio Caixa Econômica Federal está entre as etapas de avaliação do concurso. De acordo com o edital publicado pela banca, são mais de 4 mil vagas para o processo seletivo, entre as quais estão destinadas ao nível médio e superior.

As provas estão previstas para o dia 26 de maio. Para o nível médio, a avaliação ocorre por meio de questões objetivas e a prova de redação ocorrerá na 2ª etapa e possui caráter eliminatório para os participantes. 

Nesse cenário, nós do time Corrija-me preparamos um guia completo para sanar as principais dúvidas sobre como funciona a redação da Cesgranrio Caixa Econômica Federal. Continue conferindo e saiba mais a seguir:

Quais são os critérios de avaliação da redação da Cesgranrio Caixa?

Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração os critérios de avaliação da Cesgranrio Caixa. Semelhante a diversos concursos e vestibulares, a banca examinadora propõe a escrita de um texto no modelo dissertativo-argumentativo com até 30 linhas, valendo 100 pontos. Se, porém, o candidato obtiver menos de 70 pontos, ele estará automaticamente desclassificado. 

No mais, veja quais são as regras: 

  1. Seguir o tema proposto pela banca, de modo a evitar o tangenciamento ou fuga ao tema;
  2. Escrita de acordo com o tipo de texto solicitado, isto é, seguindo a estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Usar os mecanismos linguísticos de coesão e coerência de maneira adequada – a ideia aqui é manter uma progressão e sequência lógica dos argumentos, interligando as ideias no texto e formulando uma linha de raciocínio.
  4. Seleção, organização e relação entre os argumentos
  5. Seguir a norma padrão da língua portuguesa (usar a linguagem da norma culta, com formalidade). 

Aulas ao vivo de redação

Como escrever uma boa redação na Cesgranrio Caixa Econômica Federal?

Agora que você já conhece os critérios de avaliação, vamos para a prática: como escrever uma boa redação na Cesgranrio Caixa Econômica Federal?

Siga a estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Em primeiro lugar, nossa dica é seguir a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão de forma adequada. Ao montar o esqueleto do seu texto, você deverá levar em consideração os seguintes aspectos: 

  • Introdução

Esta etapa deve contextualizar o tema de forma clara e concisa, despertando o interesse do leitor. Você pode ficar livre para utilizar dados estatísticos, citações de especialistas ou notícias relevantes para embasar sua introdução. O ideal, porém, é que você crie um impacto inicial.

Além disso, o ideal é definir o foco da sua argumentação, delimitando o escopo do tema e direcionando o desenvolvimento da redação. Esse é o momento de conquistar o leitor, tendo em vista que você irá apresentar a tese que será defendida ao longo da redação.

  • Desenvolvimento

Pense sobre a estrutura do seu desenvolvimento antes mesmo de escrevê-lo. Divida-o em parágrafos, cada um dedicado a um argumento específico. Opte também por usar conectivos adequados para garantir a fluidez do texto e a progressão das ideias. Uma boa dica é iniciar cada parágrafo com um tópico frasal que sintetize o argumento principal a ser abordado.

  •  Conclusão

Na conclusão, o ideal é fazer uma síntese dos argumentos apresentados ao longo do texto. Por isso, faça um resumo dos principais pontos abordados na redação, reforçando a tese central. Além disso, você pode apresentar soluções plausíveis para o problema discutido, se for pertinente ao tema. As soluções propostas devem ser viáveis e realistas. 

Leia e pratique

concurso da caixa cesgranrio redação

Uma das melhores maneiras de se preparar para a redação é lendo bastante. Por isso, mantenha sempre por perto os jornais, revistas, artigos acadêmicos e livros que abordam temas variados. A leitura não apenas ampliará seu repertório de ideias, mas também o ajudará a desenvolver sua capacidade de argumentação.

Além da leitura, você deve praticar a escrita com frequência. Escreva sobre os temas que você está estudando, faça resumos, dissertações e argumentações. Quanto mais você praticar, mais confiante ficará na hora da prova.

Atente-se à gramática e coesão

Não apenas na redação da Cesgranrio Caixa, mas em todos os processos seletivos que você fizer, os erros gramaticais e falta de coesão podem prejudicar sua nota. Por isso, revise sempre seu texto, prestando atenção especial à concordância verbal, uso correto dos tempos verbais e à clareza das suas ideias. Uma dica importante é reler o texto após terminar e fazer ajustes necessários.

Treine com provas anteriores

Uma excelente forma de se preparar para a redação da Cesgranrio Caixa é fazendo provas anteriores dessa mesma banca examinadora. Isso lhe dará uma ideia do estilo das questões, do tempo que leva para escrever um texto completo e de como você lida com a pressão da prova. Por isso, faça uma boa análise de seus erros e acertos, identifique suas fraquezas e trabalhe nelas!

Estude com a Corrija-me e prepare-se da melhor forma para a redação Cesgranrio Caixa!

Se você está se preparando para a redação da Cesgranrio Caixa, não deixe de ler o edital e se atentar aos critérios de avaliação. Lembre-se de que o treino é essencial para aprimorar suas habilidades de escrita não apenas nesse concurso, mas também em outros processos seletivos. 

A plataforma Corrija-me está entre os principais recursos para quem quer aprender de forma 100% online, a qualquer dia e a qualquer hora. Contamos com uma excelente base de conteúdo para quem está se preparando para concursos e vestibulares, incluindo a redação Cesgranrio Caixa.

Além disso, temos um time especializado para atendê-lo em todo o processo, fornecendo o suporte adequado, tirando dúvidas e fazendo a correção e revisão dos seus textos. Desse modo, é possível ter um feedback da sua escrita e melhorar cada vez mais. 

Visite nosso site de correção de redação e desfrute dos benefícios de ser nosso aluno! 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *