Como funciona a competência 1 da redação Enem

A competência 1 da redação Enem avalia se o candidato demonstra domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A competência 1 da relação Enem analisa se o candidato tem o domínio das convenções e regras gramaticais da língua portuguesa. Portanto, nesse quesito, o corretor avalia se as orações do texto estão completas, bem organizadas e divididas corretamente.

Outro ponto é se as palavras estão com a grafia correta, bem como se a acentuação e pontuação são bem aplicadas. Sendo assim, para se dar bem nessa competência, o candidato precisa exercitar a leitura e estudar a gramática.

Redação modelo Enem: competência 1

Se você está preocupado com a competência 1 da redação Enem, então vamos mostrar como essa avaliação funciona. Por isso, continue acompanhando e saiba o que fazer para não zerar a sua nota. Boa leitura!

O que é avaliado na competência 1 da redação Enem?

Dentro da avaliação da competência 1 da redação Enem é analisado se o candidato tem o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Portanto, verifica-se a capacidade que  o aluno possui em relação a esse conhecimento e se faz uso das regras gramaticais corretamente em sua produção textual.

Competência 1 no Enem

Lembrando que uma redação bem escrita deve evitar o uso de gírias, expressões informais e vícios de linguagem, priorizando uma linguagem formal, na ortografia e na organização sintática das frases.

A avaliação na competência 1 da redação Enem é dividida em duas partes, sendo elas:

Estrutura sintática

Aqui, o corretor vai examinar a ordem como o candidato organiza as frases da sua redação. Assim, ele verifica se essa organização contribui para o sentido do texto, se os períodos possuem todos os sintagmas obrigatórios e se há pontuação correta.

Entre os cuidados para esse tópico, está a divisão adequada das frases. Sendo assim, o candidato deve se atentar para fazer uma boa estruturação dos períodos.

Desvios gramaticais

Além da estrutura sintática, a competência 1 da redação Enem avalia os desvios gramaticais dentro de um texto. Então, o aluno deve tomar cuidado na avaliação no que se refere aos quesitos:

  • Acentuação;
  • Uso de maiúsculas e minúsculas;
  • Translineação;
  • Concordância verbal e nominal;
  • Grafia correta das palavras.

Aulas ao vivo de redação

Os erros mais comuns

O aluno que não exerce a variedade padrão da língua portuguesa está sujeito a cometer diversos erros. Isso ocorre porque existem diferentes convenções que são ignoradas em textos cotidianos, mas que, em uma redação Enem, precisam ser usadas.

Os erros mais comuns na competência 1 da redação Enem são:

  • Uso da crase de maneira indevida: estudar o uso da crase é fundamental, pois muitos candidatos aplicam-na de maneira inadequada. A crase ocorre em situações específicas, exigindo a presença da preposição e do artigo;
  •  Vírgula incorreta: a aplicação da vírgula é um problema antigo na redação. Afinal, o aluno a utiliza baseado em suas falas, ou seja, considerando as “pausas respiratórias”. Porém, ela é um elemento sintático, gerido por regras e convenções específicas. Nossa dica é estudar e treinar o emprego correto da vírgula;
  • Maiúscula e minúscula: dentro da redação Enem, é muito comum usar expressões que se referem às instituições, projetos, disciplinas, programas e outros. Portanto, é preciso verificar quais são os nomes que exigem inicial maiúscula para não escrever o termo indevidamente;
  • Translineação: a divisão silábica deve vir acompanhada com o uso do hífen. Pode parecer algo simples, mas há candidatos que erram essa separação, por isso acabam perdendo pontos na competência 1 da redação Enem;
  • Concordância verbal e nominal: em um texto, o verbo precisa concordar com seus elementos obrigatórios. Além disso, os nomes também devem concordar com os seus qualificadores. No entanto, muitos alunos se esquecem de verificar essa concordância textual, ignorando pequenos desvios, que, quando acumulados, prejudicam a nota final.

Correção de redação

Dicas para tirar nota máxima na competência 1 da redação Enem

Enem competência 1

Como você já percebeu, a competência 1 da redação Enem abrange diferentes questões e elementos necessários para a sua boa avaliação. Abaixo, listamos alguns itens para você se preparar para essa etapa:

  • Estude a gramática: se você tem dificuldade com as questões gramaticais, o ideal é fazer um estudo sobre elas. Liste quais são esses pontos e leia todo o conteúdo atentamente. Além disso, treine bastante;
  • Estude sintaxe: como dito, um dos critérios analisados da competência 1 da redação Enem é a estrutura sintática, pois é preciso compreender como se organiza a nossa língua e quais são as suas regras de pontuação. Ao estudar sintaxe, o candidato aprende a construir períodos bem estruturados e objetivos, contribuindo para que a sua redação tenha mais sentido;
  • Convenções para o uso de maiúsculas e minúsculas: faça uma análise sobre o uso de letras maiúsculas e minúsculas;
  • Verifique a grafia de palavras compostas: as palavras compostas são sempre um problema para alguns candidatos. Portanto, saber como é a grafia correta delas, se são  com ou sem hífen, bem como sua aplicação nas flexões de número é importante;
  • Regência verbal: estudar esse conteúdo é essencial para escrever uma boa redação. Afinal, ele orienta o uso das preposições corretas para cada verbo ou palavra, evitando conexões mal estabelecidas ou o emprego do conectivo indevido;
  • Saiba sobre separação silábica: durante a sua redação, caso seja necessário separar uma palavra entre o final e início de linhas, é fundamental fazê-las corretamente;
  • Conheça o uso dos pronomes: eles são essenciais para evitar repetição dentro de um texto.

Prepara-se com o Corrija-me

Sabemos que a competência 1 da redação Enem avalia grandes detalhes dentro de uma produção textual. São itens fundamentais para que o texto seja digno de ganhar nota máxima. Portanto, estudar todos esses pontos é importante para você fazer uma boa prova.

redação competência 1

A equipe do Corrija-me conta com os melhores profissionais para ajudar você a desenvolver um bom texto. Preparamos os nossos alunos para tirarem nota máxima na redação Enem.

Por isso, se você quer ter o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, conte com a nossa equipe! Além de profissionais altamente preparados, você ainda tem acesso à melhor plataforma de estudos e correção de redação profissional.

Clique aqui e faça o seu cadastro!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.