Redação Enem começando do zero: o ano todo para praticar

Quem está iniciando a jornada de estudos para o Enem também precisa se dedicar à redação. Embora muitos tenham receio, com o planejamento, prática e as orientações adequadas, é possível dominar a arte da escrita e conquistar a nota dos sonhos.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Estudar para a redação Enem começando do zero não precisa ser uma tarefa difícil. Com organização e dedicação nos estudos, o candidato tem todo o ano para praticar e desenvolver suas habilidades de escrita, de acordo com o que é solicitado para a redação do modelo dissertativo-argumentativo. 

Nesse cenário, nós do time Corrija-me preparamos um artigo com o passo a passo necessário para quem quer estudar para a redação do Enem começando do zero e se preparar para essa parte tão importante do exame ao longo de todo o ano. Acompanhe a seguir: 

Conheça os fundamentos da Redação Enem começando do zero

Em primeiro lugar, quem vai estudar para a Redação Enem começando do zero deve se atentar aos fundamentos de uma boa redação. Como foi dito acima, o texto solicitado todos os anos para o exame deve seguir o modelo dissertativo-argumentativo.

Sendo assim, cabe ao candidato conhecer a estrutura (incluindo a divisão entre introdução, desenvolvimento e conclusão). A quantidade de linhas é de, no mínimo, 8 e, no máximo, de 30. Dessa forma, recomenda-se o desenvolvimento do texto em quatro parágrafos, sendo o primeiro para a introdução, o segundo e terceiro para o desenvolvimento e o último para a conclusão – essa, porém, não é uma regra. 

Fique atento às competências e critérios de avaliação

enem redação

Se você quer garantir uma boa nota na redação do Enem, nada mais importante do que conhecer as competências e critérios de avaliação utilizados pelos corretores. Eles estão disponíveis na Cartilha do Participante, desenvolvida a cada ano pelo Inep. 

Em geral, são cinco competências utilizadas para avaliação, e cada uma delas pode contar até 200 pontos, que juntas, somam 1000 pontos. Veja quais são:

  • Avalia o domínio da norma culta da língua portuguesa.
  • Verifica a adequação ao tema e ao gênero.
  • Analisa a capacidade do aluno articular argumentos em defesa de um ponto de vista. 
  • Verifica a coesão textual;.

Monte um cronograma de estudos para aprender a Redação Enem começando do zero:

Outro ponto importante para quem vai fazer a redação do Enem começando do zero é manter a organização. Essa será a chave para o sucesso. O ideal, portanto, é que o participante monte um cronograma de estudos que inclua não apenas a prática da redação, mas também a leitura de textos diversos e o estudo da gramática. 

Você deve distribuir seu tempo de forma equilibrada, dedicando pelo menos um dia por semana para exercitar a escrita. Na Corrija-me recomendamos a prática mínima de escrita de 1 a 2 redações por semana. 

Escolha temas diversos

O Enem costuma abordar temas variados, isto é, de cunho social, ambiental, político, cultural, entre outros. Desse modo, é importante estar preparado para qualquer assunto. 

Não se preocupe em produzir textos perfeitos logo de início. O importante é praticar e aprimorar aos poucos a escrita. Use sites especializados, como a plataforma Corrija-me, que oferece temas e correções para auxiliar você nesse processo.

Aumente seu repertório sociocultural

Uma boa dica para quem vai fazer redação do Enem começando do zero é priorizar o aumento de repertório sociocultural. Você pode fazer isso assistindo a filmes e séries, acompanhando dados estatísticos e até mesmo lendo livros, jornais e revistas. 

O importante é manter-se sempre atualizado sobre os temas que estão em alta, pois o repertório será de grande valia para argumentar em torno da sua tese. Isso porque, na redação dissertativa-argumentativa, não basta apresentar um ponto de vista, você também deve usar argumentos sólidos para dar embasamento à sua ideia. 

Citações para redação

Procure o apoio de uma plataforma de redação 

Receber feedback é essencial para o seu desenvolvimento. Por isso, após a escrita, você pode pedir a professores, colegas ou utilizar plataformas online para corrigirem suas redações. Analise as críticas de forma construtiva e busque sempre melhorar – cada erro ortográfico, palavra, ou até mesmo falha na estrutura, o que será importante para que você aprenda. 

Mantenha a disciplina

Um dos maiores segredos para garantir um bom resultado, seja para quem vai fazer a redação Enem começando do zero, ou quem já tem experiência, é a constância. Por isso, não deixe para praticar apenas próximo à data da prova – aproveite o ano todo para treinar, pois isso será indispensável para que você saiba como discorrer sobre diferentes assuntos na hora da prova. Quanto mais você escrever, mais confiança terá no dia do exame.

Para isso, é importante manter a disciplina e seguir o seu cronograma de estudos à risca. Confira essas dicas: 

  • Tenha em mente o formato da redação e as 5 competências.
  • Assista a videoaulas e faça cursos online.
  • Escreva redações sobre temas atuais.
  • Estude diferentes tipos de estratégias argumentativas.
  • Aprenda a usar citações e dados.
  • Revise a gramática e a ortografia.
  • Cronometre o tempo de escrita.
  • Leia livros, jornais, revistas e blogs para ampliar seu vocabulário e repertório cultural.

Prepare-se para a Redação Enem começando do zero! Conte com o suporte da Corrija-me. 

Por fim, este artigo teve como objetivo trazer  orientações práticas para estudantes que desejam se preparar para a redação Enem começando do zero. Seguindo todas as dicas apresentadas acima, com disciplina, organização e muita prática, é possível alcançar uma excelente pontuação. 

Aproveite todos os recursos disponíveis, como plataformas online de estudo e correção, e lembre-se: o importante é não desistir. Aos poucos, você estará cada vez mais preparado para enfrentar esse desafio com sucesso.

Na plataforma Corrija-me, temos uma série de ferramentas que podem auxiliar você nesse processo. Contamos com videoaulas, cursos, e disponibilizamos vários temas semanalmente para nossos alunos treinarem. 

Além disso, realizamos correções e revisões dos textos de forma personalizada, considerando seu nível de aprendizado, seja ele iniciante, intermediário ou avançado. 

Não espere mais. Seja um aluno Corrija-me – Correção de Redação e aproxime-se da sua aprovação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *