Como ter inspiração para escrever uma redação? 10 dicas para evitar o bloqueio criativo!

A falta de inspiração para escrever uma redação te incomoda? Com certeza o bloqueio criativo é um dos maiores vilões na hora de escrever a redação. Por isso, o ato de se deparar com uma folha em branco e não saber como preenchê-la é, de fato, assustador. Vamos te ajudar resolver isso. 

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Quem nunca sofreu com a falta de inspiração para escrever uma redação? Sem dúvidas, o bloqueio criativo é um dos maiores vilões para quem precisa produzir um texto. Por isso, o ato de se deparar com uma folha em branco e não saber como preenchê-la é, de fato, assustador – principalmente quando você deseja treinar para um vestibular ou concurso. 

Pode-se dizer, no entanto, que essa situação de passar minutos encarando o papel e não conseguir construir uma ideia é mais comum do que você imagina. Muitos redatores, professores e escritores profissionais podem vivenciar o bloqueio criativo. Afinal, nem sempre a nossa mente está fluindo com excelentes ideias, não é mesmo?

Muitas vezes, esse bloqueio é resultado de conflitos emocionais que acabam influenciando na sua criatividade. A boa notícia, contudo, é que existem técnicas muito eficazes para quando esse problema surgir no seu caminho. Acompanhe o artigo e saiba como ter inspiração para escrever uma redação! Selecionamos algumas dicas para você se livrar do bloqueio criativo. Veja a seguir: 

 1 – Evite todas as distrações possíveis

Em primeiro lugar, uma boa maneira de ter inspiração para escrever uma redação é eliminar todos os vilões que o impedem de cumprir esse objetivo. Por exemplo, se você está com o celular próximo, é muito provável que, inconscientemente, em algum momento, você queira acessar a internet. 

Ok. Vamos supor que você pense “ah, é só uma mensagem que chegou”. Em seguida, você estará olhando o Instagram e já perdeu minutos em que poderia produzir sua redação. Ao procrastinar, as ideias não fluem e o tornam menos produtivo. Além desse hábito sugar a sua energia, você perde o foco sobre o que realmente importa.

2 – Deixe suas ideias fluírem

Muitas vezes, somos tão perfeccionistas que passamos horas a escrever algo que poderíamos ter redigido em minutos. Já aconteceu com você? O meu conselho é: quem quer tudo, não tem nada. Na busca por inspiração para escrever uma redação, você deve apenas escrever de forma livre e deixar as ideias fluírem. 

Quanto mais você pensar que poderia melhorar uma palavra ou outra, se preocupa com a pontuação perfeita ou poderia introduzir de maneira “fatal”, mais você irá postergar a escrita. Por isso, apenas escreva. Esses detalhes podem ser ajustados depois. 

Uma dica é que, nesse momento, você deixe as ideias irem até você e não faça críticas ao que está sendo escrito. Lembre-se de que você possui liberdade para usar as palavras, filtrar essas ideias e, em seguida, apenas estruturá-las no formato adequado.

INSPIRAÇÃO PARA ESCREVER REDAÇÃO

 3 – Faça pequenas pausas para respirar

Outro detalhe importante é que você não é um robô. Por isso, faça pequenos intervalos para respirar, alongar-se ou beber alguma coisa. Em meio a uma rotina frenética e cheia de atividades, é comum que haja o acúmulo de carga no nosso cérebro. Esse, inclusive, pode ser o motivo das suas ideias não estarem fluindo.

Sendo assim, um bom modo de ter inspiração para escrever uma redação é separar alguns minutinhos para relaxar. Algumas técnicas, como a pomodoro, incentivam esse hábito. Veja o que mais se adequa para você e aplique!

4 – Mude de ambiente

Ainda que você trabalhe ou estude de casa, ter mais de um espaço de trabalho é muito importante para evitar o bloqueio criativo. Por exemplo, você pode trocar de quarto, ou simplesmente ir para a sala quando quiser explorar um ambiente novo.

Em outra hipótese, você pode separar alguns dias da semana para produzir em uma biblioteca pública ou alugar uma cabine de estudos.

Pode ter certeza: esse será um divisor de águas e pode ser o ponto que faltava para você ter inspiração para escrever uma redação! 

5 – Desfrute de músicas relaxantes

Ouvir uma boa música pode ser uma forma muito eficaz de estimular a criatividade. Não existe uma regra sobre um estilo de música. Para alguns, sons calmos e instrumentais são uma excelente dica para relaxar o cérebro. No entanto, para outros, pode ser que um som mais agitado caia bem. Nesse caso, teste as possibilidades e aproveite para se inspirar! 

Aulas ao vivo de redação

6 – Leia e estude sobre o assunto

Quanto mais lermos e mais tivermos conhecimento sobre um determinado tema, mais fácil as ideias poderão fluir, não é verdade? Por isso, se você deseja ter inspiração para escrever uma redação, aposte em artigos, livros ou qualquer fonte de informação que possa ajudar a dissertar sobre o assunto. 

Além disso, lembre-se de que o repertório sociocultural é muito importante para argumentar na redação, principalmente se o formato cobrado for o dissertativo-argumentativo. Nesse caso, você terá mais ideias e poderá facilmente escrever sobre o assunto. 

7 – Faça alguma atividade que o entretenha

Na hora em que o bloqueio criativo surgir, dormir, jogar videogame ou assistir um documentário de que você goste, pode ser a solução para dar um “up” no seu cérebro. Isso porque, muitas vezes, você só está cansado de receber tantas informações e recorrer ao entretenimento pode ser uma boa ideia. 

8 – Estruture bem a sua redação

Outro aspecto a que você pode recorrer para escrever uma redação, é estruturá-la antes de qualquer coisa. Assim você organizará seu texto antes de inserir todas as ideias. A partir de um bom planejamento, é muito mais fácil evitar o bloqueio criativo!

9 – Pratique exercícios e libere endorfina

Desde uma caminhada até a prática de um esporte, os exercícios físicos são uma excelente forma de combater o bloqueio criativo. Além disso, se você passa o dia todo sentado, produzindo para os estudos ou trabalho, nada melhor que uma boa movimentação para reduzir o estresse, inspirar a criatividade e melhorar o humor!

10 – Planejamento é tudo

Por último, mas não menos importante, lembre-se de planejar o que irá fazer. Essa será uma forma de obter um direcionamento. Por exemplo, se você tem uma agenda, anote um horário em que você seja mais produtivo para dissertar sobre um tema que não conhece muito. 

Ademais, se você tiver essa opção, quando faltar inspiração para escrever uma redação, comece por um tema de que goste mais. 

Conclusão

Nunca é fácil passar por um bloqueio criativo! Pode ter certeza, a pessoa que aqui escreve também já passou por isso. O que você não pode deixar de considerar é que essas estratégias existem para serem usadas! Nem sempre o nosso cérebro está livre de problemas e com disposição para enfrentá-los, mas,  podemos treiná-lo para nos obedecer.

Compartilhe este post com seus amigos e ajude-os a se liberarem dos momentos de bloqueio criativo!

Se deseja aprender mais sobre redação, venha fazer nossos cursos de redação.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.