Como os corretores do Enem examinam o repertório sociocultural usado na redação

O repertório sociocultural usado na redação é um dos principais fatores de análise na hora da correção. Os corretores, por sua vez, verificam uma série de critérios ao examinar o seu conteúdo. Neste artigo, elencamos quais são esses critérios e como atendê-los. Venha conferir!

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A banca examinadora pede que os participantes desenvolvam uma redação do tipo dissertativo-argumentativo, isto é, com apresentação de tese e defesa de um ponto de vista. Na prática, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), pede que sejam atendidas cinco competências, com regras específicas para cada uma delas. 

O repertório sociocultural usado na redação, por sua vez, trona-se uma ferramenta indispensável para uma boa argumentação. Mas afinal, o que significa esse termo na prática? Continue acompanhando o artigo e saiba como os corretores avaliam esta técnica! 

Repertório sociocultural: o que é esse conceito na prática? 

Em primeiro lugar, é importante que o candidato entenda o que é e como o repertório pode ser usado na redação. De acordo com o Inep, que é a banca responsável pela prova, este termo engloba  todo tipo de informação, citação, fato ou até mesmo experiência que o candidato vivenciou e que sirva de base para sua argumentação. Em outras palavras, é todo o conhecimento que adquirimos ao longo da nossa vida acadêmica que pode trazer um bom fundamento para a discussão que será proposta.

Sendo assim, pode-se dizer que existem vários tipos de meios de aplicar o repertório, por exemplo, a partir de uma citação de um filósofo famoso, um filme ou série que traz à tona assuntos relevantes ou até mesmo um fato histórico. O ideal, portanto, é que esse componente possa ser bem articulado ao tema que está sendo proposto. 

O que é avaliado na correção do repertório sociocultural usado na redação? 

Vamos supor que você já sabe como usar essas referências na prática! Então, você pode estar se perguntando: mas o que é avaliado na correção do repertório sociocultural usado na redação? Os corretores usam alguma competência como base?

A resposta é sim! A competência 2 tem como objetivo avaliar a capacidade do aluno de compreender a proposta sugerida pela banca e usar conceitos para relacionar diversas áreas diferentes com o tema. O participante, por sua vez, deve seguir a estrutura de texto dissertativo-argumentativo. 

Neste critério de avaliação, o repertório sociocultural conta como uma ferramenta importante para contribuir com uma boa pontuação.

Fique atento ao usar o repertório sociocultural na redação!

De acordo com a Cartilha do Participante, um manual que foi divulgado pelo Inep, essas referências precisam ser legitimadas, pertinentes e produtivas. 

Guarde esses três aspectos, pois eles são importantes para que seus argumentos sejam válidos. Afinal, de nada adianta usar um ótimo repertório sociocultural, mas ele não tem nada a ver com o tema da redação, não é mesmo?

Por isso, é importante ter conhecimento do que significam esses fatores na prática e tomar cuidado para não obter o efeito contrário ao desejado. Veja a seguir:

Repertório legitimado

Ao examinarem o repertório sociocultural usado na redação, os corretores verificam a sua legitimidade. Isso quer dizer que as referências que são apresentadas devem ser bem fundamentadas, de acordo com as diversas áreas do conhecimento. Sendo assim, sempre que houver a citação de uma informação, por exemplo, é importante que o candidato explique o que ele significa, o que envolve e, se possível, quem o criou. 

Vale destacar aqui, que o repertório abrange: 

  • Fatos históricos;
  • Referências a canais e meios de comunicação (jornais, revistas, internet, entre outros);
  • Referências sobre personagens e celebridades conhecidas;
  • Relação com outras áreas do conhecimento (sociologia, filosofia, literatura, educação, medicina, linguística, entre outros);
  • Pesquisas e estudos;
  • Autores, filmes, poetas, músicas, séries, livros, entre outros.

Pertinente

Outro cuidado que os candidatos devem ter é saber se o repertório sociocultural usado na redação é pertinente. Isso quer dizer que os corretores examinam se a informação utilizada tem a ver com o tema que foi proposto. 

Embora não seja necessário que a relação com o tema seja imediata, o candidato precisa demonstrar ao longo do texto que o vínculo com o que foi citado é pertinente. 

Produtiva

Por último, mas não menos importante, na hora de escolher o repertório sociocultural usado na redação, pense em sua produtividade. Neste caso, os corretores devem avaliar se inserir o determinado argumento produzirá algum impacto. Sua aplicação é importante para contextualizar o que está sendo dito e ainda fornecer uma base para o desenvolvimento do texto. Em outras palavras, ele deve agregar ao ponto de vista e à defesa da tese. 

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Escolha bem seu repertório sociocultural usado na redação!

Por fim, nossa dica é: escolha bem seu repertório sociocultural usado na redação! Isso porque, ao avaliarem o seu texto, os corretores serão precisos ao identificar se as referências estão realmente sendo aplicadas com eficiência e são relevantes para a construção geral do texto. 

No mais, se você deseja praticar mais esse uso e aumentar a sua coletânea de repertório sociocultural, a equipe da Corrija-me pode ajudar! Temos uma série de profissionais qualificados e uma plataforma exclusiva com cursos, aulas, correções, revisões e vários recursos para otimizar o processo de produção de texto. 

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