Aprenda como fazer uma redação dissertativa-argumentativa – Várias Dicas

Conhecer a estrutura é o primeiro passo para fazer uma redação dissertativa-argumentativa de forma adequada. Além disso, entender o passo a passo como um roteiro que deve ser seguido é essencial para quem deseja escrever com qualidade.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

Você sabe como fazer uma redação dissertativa-argumentativa de maneira adequada? Trata-se de um dos principais gêneros textuais de cobrança em concursos e vestibulares, inclusive sendo fixo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Dentro deste tipo de texto, existem algumas habilidades que são testadas nos alunos, por exemplo: argumentação, raciocínio lógico, repertório sociocultural, domínio da norma culta da língua portuguesa, entre outros. Por isso, é fundamental demonstrar conhecimento e atualização acerca de temas relevantes para a sociedade.

Por esta razão, preparamos um guia completo de como fazer uma redação dissertativa-argumentativa. O melhor de tudo é que, ao final do texto, trouxemos várias dicas para arrasar na sua escrita. Vamos lá? Confira o artigo e saiba mais: 

A estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa

Fazer uma redação dissertativa-argumentativa

Em primeiro lugar, é imprescindível entender a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa. Isso porque, o principal objetivo deste tipo de texto é convencer o leitor. Por isso, a exposição adequada das ideias do autor do texto deve buscar apresentar um raciocínio claro e objetivo, que o leve a refletir sobre o que está sendo dito. 

Basicamente, a sua divisão ocorre entre introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada etapa deve ser trabalhada da maneira adequada e sintetizar um único raciocínio. Veja como funciona:

Introdução

Como o próprio nome sugere, esse é o momento inicial do texto. A ideia é fazer uma contextualização do tema para nortear o leitor sobre o que trata a redação. Uma boa sugestão é, após a leitura da proposta, fazer um brainstorm de ideias que forem surgindo e que envolvam o assunto. Esse será um bom ponto de partida e com certeza ajudará a abrir sua mente para desenvolver o texto. 

Desenvolvimento

Geralmente, o desenvolvimento marca o segundo e terceiro parágrafos do seu texto. Este é o momento em que você vai argumentar em torno da tese que apresentou na introdução. Explore mais o tema, use alusões históricas, citações, dados e outros recursos que comprovem e embasam sobre o que você está dissertando. Lembre-se de desdobrar bem o assunto, pois isso irá enriquecer o seu texto. 

É muito importante que você construa um pensamento coerente, mantendo sempre as ideias bem articuladas ao longo do texto. 

Conclusão

O último passo para fazer uma redação dissertativa-argumentativa é a conclusão. Neste momento, você deve finalizar sua abordagem, retomando a ideia e apresentando uma proposta de intervenção. Em outras palavras, este é o momento em que você irá mostrar uma possível solução para a problemática que foi discutida. Mas, atenção! Tente não ser repetitivo, mas sim retomar de uma forma leve e interligar os parágrafos do texto. 

Citações para redação

Passo a passo para fazer uma redação dissertativa-argumentativa

Ademais, toda produção textual precisa de um bom planejamento. Antes de escrever, existe um momento pré-produção. Pensando nisso, selecionamos o passo a passo para fazer uma redação dissertativa-argumentativa. Veja a seguir:

Compreenda o tema

O primeiro passo é entender o tema da redação. Os textos de apoio, por exemplo, são produzidos para dar um suporte para que o candidato compreenda a que se refere o conteúdo e, portanto, possa discorrer sobre o tema de forma adequada.

Além disso, ao fazer uma redação dissertativa-argumentativa, é fundamental ler e reler a proposta para que fique claro o objetivo. 

Coloque todas as ideias no papel

Use o rascunho ao seu favor. Depois que você entende qual é o tema, chegou a hora de fazer seu brainstorm de ideias que envolvem o assunto. Neste momento, vale tudo! Lembre-se de citações, alusões históricas, dados, referências e quaisquer outras ligações que você possa dar no texto.

Estruture a redação

O último passo é estruturar a redação de forma adequada. Respeite a introdução, desenvolvimento e conclusão, sempre se lembrando de usar os mecanismos de coesão e coerência. Além disso, busque usar a norma culta da língua portuguesa de forma adequada. 

Dicas de como fazer uma redação dissertativa-argumentativa com excelência

Agora que você já conhece o passo a passo e como estruturar, separamos algumas dicas de como fazer uma redação dissertativa-argumentativa com excelência. Veja a seguir:

  • Mantenha-se atualizado: lembre-se de que quanto mais informação você consumir, maior será seu repertório sociocultural. Você pode usar vários canais para isso, incluindo internet, televisão, notícias e muito mais.
  • Seja claro e objetivo: a objetividade é fundamental ao fazer uma redação dissertativa-argumentativa. Você precisa ir direto ao ponto para que o seu leitor continue conferindo o texto, garantindo um melhor entendimento. 
  • Organize os parágrafos: a organização dos parágrafos é um dos pontos avaliados no texto dissertativo-argumentativo. Ao seguir essa estrutura, você deve interligar o assunto de maneira que facilite a compreensão do leitor.
  • Atente-se ao português: O domínio sobre a língua portuguesa é uma competência avaliada pela banca. Além disso, ao utilizar o português da maneira adequada, você constrói uma maior credibilidade para sua redação. Uma boa dica é praticar a leitura e a escrita.
  • Faça uma revisão do seu texto: o rascunho não está disponível à toa. Lembre-se de usá-lo para a escrita inicial e, depois, fazer uma revisão para escrever na folha oficial de redação. Fique atento a erros gramaticais, pontuação, concordância e outros fatores.

Aproveite para fazer uma redação dissertativa-argumentativa impecável!

E então, o que achou das dicas? Agora que você já aprendeu como fazer uma redação dissertativa-argumentativa, chegou a hora de partir para a prática! Lembre-se de sempre relacionar e estruturar sua redação da forma adequada. 

A redação dissertativa é um dos gêneros textuais mais pedidos em vestibulares e concursos, por isso a importância de estudá-lo e praticá-lo. A melhor maneira de evoluir na produção de textos dissertativos é escrever e ter auxílio de uma plataforma de correção de redação, pois não adianta compor se não souber em que aspecto precisa melhorar. Por isso, a equipe da Corrija-me está disposta a ajudá-lo através de nossas soluções de cursos, revisões, correções e muito mais. Selecionamos tudo em estágios que vão desde iniciante até avançado.

Cadastre-se e saiba como nossa plataforma de correção de redação pode ajudar em sua jornada de estudos!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *