7 ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação

Quem é estudante sabe o quanto existem dias difíceis para se concentrar, manter o foco e a disciplina nos estudos. Pensando nisso, trouxemos 7 ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação e algumas dicas essenciais para você aplicar na prática.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

O uso de ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação é fundamental para o preparo de candidatos que desejam a sonhada aprovação em um concurso ou vestibular. Na verdade, engana-se quem acredita que as matérias em si são a parte mais difícil.

Isso porque fatores como disciplina, concentração e organização de horários são as questões em que, normalmente, os alunos mais podem falhar. Afinal, o segredo para um bom resultado é o preparo e isso inclui um planejamento estratégico do dia a dia, incluindo horários para estudo e descanso. 

Sendo assim, com o objetivo de ajudá-lo nesse aspecto, selecionamos 7 ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação. Além de serem muito práticos e simples de usar, esses recursos vão evitar muita dor de cabeça e acúmulo de matérias. Já pegue o bloquinho de notas e a caneta e guarde essas dicas para a vida! Confira a seguir:

1 – Agenda

Ferramentas para estudar redação

Em primeiro lugar, uma das principais ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação é o Google Agenda. Trata-se de um recurso prático e gratuito disponibilizado pelo Google para organizar as tarefas do dia a dia. Como estudante, você pode utilizá-lo para organizar disciplinas para cada dia, aulas, horários de entregas de redação para correção, e, até mesmo, os períodos de descanso – afinal, eles serão essenciais até mesmo para a concentração enquanto você estiver na ativa. Lembre-se de que as pausas são sempre necessárias! 

O uso do Google Agenda é bem intuitivo. Basta acessar o seu e-mail, e clicar no menu lateral. Em seguida, você consegue encontrar vários recursos que também podem ajudar na sua rotina, como o Google Drive, Tradutor, entre outros. Neste mesmo botão, é possível encontrar a opção de agenda. E pronto! Já pode organizar seu dia, semana ou mês da forma que achar mais viável. 

Uma das opções mais interessantes dessa ferramenta é a de criar um evento. É possível inserir um horário de alerta para não perder nada. 

2 – Pomodoro Timer

Se você está cansado de procrastinar nos estudos e deseja alcançar maior produtividade, sem dúvidas, o Pomodoro Timer Online será uma das ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação. Esse recurso caracteriza-se em separar um tempo para se concentrar totalmente nos estudos e depois fazer uma pausa. O período ideal estipulado pela técnica é de 25 minutos para atenção ao conteúdo e 5 minutos para o descanso. Você pode, contudo, fazer a configuração na plataforma para outros intervalos de tempo, caso ache mais viável.  É uma boa para treinar o tempo de redação.

Além disso, é muito importante que, em ambos os momentos, você não negligencie o foco. Se você está no período de descanso, leia um livro, beba um copo d’água ou aproveite para ir ao banheiro. Em contrapartida, se você está dentro do horário de foco no conteúdo, evite mexer no celular ou outros tipos de distrações. 

Os estudantes que desejam utilizar essa técnica em sua rotina, podem aproveitar um momento em específico para estudar e/ou revisar determinada disciplina ou até mesmo produzir a sua redação. É uma forma de estimular e potencializar o foco e a concentração.

correção de redação

3 – Mapa mental

Os mapas mentais já se caracterizam como um recurso bastante conhecido e, muitas vezes, é adotado nas escolas e, até mesmo, nas universidades. Essa também é uma das ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação. O melhor de tudo, é que a plataforma Mindmeister oferece essa técnica de estudo de maneira online e simplificada, em que você pode anotar os principais tópicos sobre cada tema. Sendo assim, permite uma aprendizagem mais rápida e completa, por meio da organização de informações.

Os estudantes que estão se preparando para redação de concursos e vestibulares podem aproveitar esse recurso para fixar o que aprenderam acerca de determinada matéria para depois usá-la como base de argumentação. Sendo assim, é possível distribuir os tópicos mais importantes e, depois, usá-los para o conteúdo. 

4 – Flashcards

Embora ainda seja pouco conhecido pelos estudantes, os flashcards podem ser uma das melhores ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação. O Cram, por exemplo, é um dos recursos que permitem a criação de cartões com informações e imagens importantes, de forma prática e rápida.

Sendo assim, você pode usar esse material para lembrar de temas e citações importantes para a redação, por exemplo. Além disso, seu uso para fixar conteúdos, que servem de base para argumentação (como dados e alusões históricas), é muito bem-vindo. 

No site ou aplicativo, é possível encontrar flashcards prontos ou configurar os seus próprios. 

5 – Plataforma de correção de redação

Ademais, o uso de uma plataforma de correção é uma das principais ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação. Isso porque essa é uma forma de sair da parte teórica e adquirir prática na escrita. A Corrija-me possui planos acessíveis e eficazes, com aulas ao vivo, acompanhamento pedagógico, monitorias, aulas, revisão de redação e muito mais. Tudo isso de forma online, em que o aluno pode estudar de casa e selecionar os melhores horários dentro do seu planejamento. 

6 – Gerenciamento de tarefas

No que se refere ao gerenciamento de tarefas, outra das indispensáveis ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação é o Trello. Está disponível no aplicativo e no site para a criação de quadros e listas de atividades pelo aluno. Trata-se de uma plataforma intuitiva, em que você pode organizar e ter uma visualização completa das atividades pendentes e das que já foram feitas, por exemplo. É um instrumento eficaz nos estudos, já que você pode criar quadros específicos para as disciplinas, inclusive para redação. Nesse caso, você pode anotar as principais citações, temas que já produziu, anexar arquivos e inspirações de temas, organizar sua rotina de prática, entre outros. É um mundo novo que facilita o dia a dia e depois que você descobrir, não vai querer parar de usar! 

7 – Teste seus conhecimentos

Além de fazer um bom planejamento, testar os seus conhecimentos também é fundamental. Sendo assim, no momento da prova e da redação, você já estará acostumado a fazer. Uma boa dica é usar o Qconcursos para perguntas, com questões atualizadas e comentadas por professores e a Corrija-me, com aulas e correções de redação. 

Conclusão

Por fim, chegou a hora de aproveitar essas dicas exclusivas e aplicá-las na prática! Sem dúvidas, essas ferramentas podem ser o que faltava para dar aquele up nos seus estudos. 

Pensando nisso, a plataforma Corrija-me vem se atualizando a partir de uma equipe qualificada e pronta para ajudá-lo, tornando-se uma das indispensáveis ferramentas para auxiliar na hora de estudar redação. 

Não espere mais para garantir sua aprovação, conheça nossos planos! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.