10 técnicas para escrever uma boa redação

Uma boa redação pode ser a porta de entrada para a universidade. Dessa forma, é muito importante desenvolver as técnicas e habilidades corretas para produzir um bom texto e se preparar da maneira adequada para enfrentar essas provas.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Quando se trata de redação, tão importante quanto praticar a escrita é saber como aplicar seus conhecimentos e colocá-los no texto. Por isso, aqui estão reunidas 10 técnicas para escrever uma boa redação! 

Com as técnicas corretas, você vai ser capaz de produzir textos de qualidade e se tornar um candidato extremamente bem preparado para conquistar a aprovação em qualquer processo seletivo! 

Assim, confira agora 10 técnicas para escrever uma boa redação. Aprenda, também qual é a melhor maneira de estudar e praticar as suas habilidades para garantir uma excelente nota! 

10 técnicas para escrever uma boa redação

Ideias para uma boa redação (10 técnicas para escrever uma boa redação)

Assim como as demais áreas da vida, escrever um bom texto demanda estudo e uma boa preparação. Veja agora 10 dicas especiais para aplicar na sua produção textual e aprimorar a qualidade das suas redações! Confira:

1- Reflita sobre o tema

Antes de mais nada, é muito importante ter certeza de que você compreendeu de fato a proposta da redação. Fugir do tema é um erro grave, tendo caráter eliminatório – ou seja, nota zerada.

Dessa forma, leia com atenção a proposta e os textos de apoio, mais de uma vez, e tire alguns minutos para refletir sobre o tema. Isso vai ajudar as suas ideias a se organizarem com mais clareza! Se necessário, faça anotações também, colocando no papel aquilo que você considera importante.

2- Planeje a estrutura da sua redação (sem dúvida uma das principais técnicas para escrever uma boa redação)

Além de saber quais ideais você deseja colocar no texto, é importante saber como elas vão ser estruturadas ao longo da dissertação. Isso significa que você deve planejar os seus parágrafos e o conteúdo deles. 

Pode ser apenas um esboço, mas esse planejamento vai servir para manter o seu texto coerente e com uma amarração correta de ideias por entre os parágrafos. Imagine o seu texto em blocos e, aos poucos, vá adicionando conteúdo a esses blocos.

3- Mantenha-se bem informado e atualizado

Homem lendo jornal (10 técnicas para escrever uma boa redação)

Saber o que está acontecendo no país e no mundo é imprescindível. Sendo assim, é essencial acompanhar noticiários, programas jornalísticos, visitar portais de notícias online, entre outras coisas. 

Estar ciente dos problemas da sociedade é muito importante, pois quase todos os temas de redação tocam em um ponto com essa característica. 

4- Trabalhe no seu repertório 

Para construir uma boa redação, ter um bom repertório pode ajudar muito! Isso acontece pois uma citação relevante ou algum dado concreto acrescenta muito valor ao seu texto!

Dessa forma, é sempre interessante pesquisar sobre temas diferentes e pensadores das mais diversas áreas. Para ajudar, você pode conferir esse post no blog da Corrija-me com diversas citações que podem ser usadas na redação! 

5- Crie o hábito de revisar 

Sempre leia com atenção o seu texto depois de terminá-lo! Com um olhar mais crítico, você pode identificar desde pequenos erros de gramática, até alguns erros na estruturação das suas ideias.

Em adição, é sempre interessante revisitar alguns temas e textos antigos, já escritos por você, e lançar sobre eles um olhar mais crítico, identificando o que pode ser melhorado. 

6- Trabalhe a objetividade

Escrever redação (10 técnicas para escrever uma boa redação)

Enrolação não agrada ninguém, muito menos a banca avaliadora! É por esse motivo que você deve prezar pela objetividade e pela clareza no seu texto!

Opte sempre por uma linguagem mais simples e direta, e exponha o seu pensamento de uma maneira coerente.

7- Invista em leituras diversas

Como uma forma de aumentar o seu repertório, como foi falado no item 4, é muito importante procurar leituras diversas. Dessa forma, você acaba descobrindo novos temas e se torna capaz de falar sobre diversos assuntos também! 

8- Organize seu principal argumento primeiro

Em uma redação dissertativo-argumentativa, em que a ideia principal deve ser defendida, uma dica muito útil é elaborar o seu argumento principal antes de iniciar a escrita. 

Dessa forma, você pode construir o seu texto a partir dele, elaborando os demais parágrafos de uma forma que o restante do texto se adeque à essa ideia principal. 

9- Pratique sempre com diversos temas (sem essa técnicas para escrever uma boa redação você não vai realizar seu sonho)

Praticar a escrita é essencial, mas, mais do que isso, é importante exercitar essa habilidade com temas diversos! 

Para isso, confira essa lista de alguns temas diferentes, que podem ajudar no seu estudo: 

  1. Uso de esteroides anabolizantes entre os jovens brasileiros;
  2. Meios para a redução da superexposição nas redes sociais;
  3. A televisão e a propagação de valores romantizados;
  4. Desafios para a valorização do cinema nacional;
  5. Retratação da sociedade brasileira perante a cultura indígena;
  6. Perpetuação da inferiorização da mulher;
  7. Como garantir a universalização da segurança alimentar?;
  8. Garantia de dignidade a doentes terminais;
  9. Desperdício de alimentos no Brasil;
  10. A reintegração social do preso no Brasil.

10- Conte com a ajuda de especialistas! 

Para estar verdadeiramente preparado para enfrentar uma prova de redação e garantir uma nota excelente, você pode contar com a Corrija-me! Essa é uma plataforma exclusiva com cursos voltados àss diversas instituições do país. 

Com a Corrija-me, você tem acesso às dicas e aulas especiais dos melhores profissionais em redação do país! 

Clique aqui para realizar o seu cadastro gratuito e entender mais sobre como funciona essa plataforma que já ajudou milhares de alunos a conquistar a tão sonhada vaga! 

Não deixe também de visitar o blog da Corrija-me, e ter acesso a diversos conteúdos especiais sobre provas de redação e estrutura dos textos!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *