Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
Estudar a redação da PM-SP VUNESP 2022 é uma excelente alternativa para quem está se preparando para o concurso público da Polícia Militar de São Paulo. O processo seletivo teórico é formado por prova objetiva e redação, sob organização da banca Fundação VUNESP.
Embora a grande preocupação dos candidatos seja com as questões objetivas, a redação também é uma etapa fundamental para quem quer conquistar uma boa nota e seguir a carreira policial. É necessário escrever um texto do tipo dissertativo-argumentativo, seguindo todos os critérios de avaliação.
Neste cenário, a Corrija-me preparou um artigo completo com o tema da redação da PM-SP VUNESP 2022 e comentários sobre possíveis abordagens. Acompanhe o artigo até o final e garanta insights valiosos para auxiliá-lo em sua preparação para o concurso:
Qual foi o tema da redação da PM-SP VUNESP 2022?
Em primeiro lugar, podemos dizer que um dos momentos mais aguardados neste processo seletivo é o tema da redação. Isso porque serve como uma ferramenta para que o candidato demonstre a capacidade de expressão escrita e o conhecimento sobre questões relevantes.
Neste sentido, o tema da redação da PM-SP VUNESP 2022 foi “Inteligência Artificial: entre a praticidade aos usuários e a manipulação de seus hábitos”. Trata-se de um tema atual e de grande relevância social. Nesta proposta, uma possibilidade seria pensar sobre essas tecnologias e reconhecer que a inteligência artificial pode trazer um suporte e facilitar o dia a dia dos usuários.
Texto de apoio da redação da PM-SP VUNESP 2022
Outro ponto relevante quando se trata da redação da PM-SP VUNESP 2022 é estudar os textos de apoio. Afinal, são eles que dão o embasamento necessário para que o candidato reflita sobre o tema proposto. A banca examinadora disponibilizou 3 opções para que os candidatos pudessem entender e refletir sobre o tema. Saiba mais a seguir:
Texto de apoio 1
O primeiro texto, de autoria de Rachel Metz, teve como título “Algoritmos estão por toda parte”, publicado na CNN Brasil, em 2021. A banca disponibilizou um pequeno trecho da matéria que mencionava o significado dos algoritmos e a maneira como eles funcionam, tendo em vista que, aplicados à inteligência artificial, eles se tornam cada vez mais complexos.
Texto de apoio 2
O segundo texto, de autoria de Raquel Carneiro e Amanda Capuano, era uma matéria para a VEJA, publicada no ano de 2021, com o título: “Algoritmos: a inteligência artificial já chegou – e dominou nossas vidas”. O trecho aborda uma possível rotina com essa tecnologia que está disponível no nosso dia a dia, de diversas formas. Elas ainda mencionam como a inteligência artificial se faz presente na vida do ser humano e que isso não é algo para o futuro, mas já é uma realidade.
Texto de apoio 3
Por fim, no último texto de apoio, a VUNESP disponibilizou um trecho de autoria da Paula Adamo Idoeta, com o título “Por que algoritmos das redes sociais estão cada vez mais perigosos, na visão de pioneiro da Inteligência Artificial”. O texto, de 2021, que foi publicado na BBC, aborda os usos e ameaças da inteligência artificial para o ser humano, como os algoritmos das redes sociais.
Sendo assim, a ideia seria que o candidato trouxesse, a partir dos elementos textuais, a sua vida sobre como a inteligência artificial afeta a vida do ser humano. A partir de uma tese e de bom repertório sociocultural, seria preciso defender um ponto de vista.
Confira o texto e a prova de redação da PM-SP VUNESP 2022.
Veja também o gabarito da prova.
Critérios de avaliação da redação da PM-SP VUNESP 2022
Os critérios de avaliação da redação da PM-SP VUNESP 2022 podem incluir algumas variáveis que afetarão a nota final do candidato. Por isso, é de suma importância conhecê-los:
- Tema: Neste aspecto, há a avaliação se o candidato compreendeu o tema proposto e se o desenvolveu de forma adequada, apresentando uma abordagem coerente com a proposta da banca.
- Estrutura: Verifica a organização e a estruturação do texto, incluindo a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. São considerados elementos como coesão, coerência, progressão temática, parágrafos bem construídos e uso adequado de conectivos.
- Expressão: Analisa a lógica dos argumentos apresentados e a sua relação com o tema proposto, verificando se há uma linha de raciocínio clara e sustentada ao longo do texto. Além disso, também considera o uso da norma padrão da língua, incluindo questões de vocabulário, gramática e ortografia.
Vale ressaltar, porém, que esses critérios podem ser ajustados ou adaptados em cada edição do concurso. Sendo assim, é fundamental consultar o edital específico para obter informações precisas sobre os critérios de avaliação da redação no concurso da PM-SP realizado pela VUNESP.
Estude pela redação da PM-SP VUNESP 2022 e prepare-se com a Corrija-me!
Por fim, esperamos que, a partir deste artigo, você possa compreender melhor o tema da redação do concurso da Polícia Militar de São Paulo em 2022. Estudar a partir de processos seletivos anteriores é uma forma de não só conhecer o estilo de cobrança e se familiarizar com a banca, como também de treinar a escrita.
Sendo assim, o auxílio de uma plataforma de redação é fundamental para ajudá-lo nesse processo. A Corrija-me possui uma série de cursos, aulas e dicas exclusivas para você se sair bem na redação da banca Fundação VUNESP, e conquistar a vaga dos sonhos neste concurso público da área policial.
Além disso, temos uma equipe engajada e que vai dar todo o suporte necessário, independentemente do seu estágio de aprendizado, seja ele iniciante, intermediário ou avançado.
Conheça nossa plataforma, estude conosco e prepare-se para garantir sua vaga ao lado dos aprovados!
Deixe um comentário