Tema da redação da FAMERP 2024

O tema da redação da FAMERP 2024 trouxe uma questão de grande relevância socioambiental. Esse ano, assim como em outras edições do vestibular, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto solicitou um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Nesse cenário, nós da Corrija-me preparamos uma análise comentada sobre o tema e possíveis abordagens que […]

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

O tema da redação da FAMERP 2024 trouxe uma questão de grande relevância socioambiental. Esse ano, assim como em outras edições do vestibular, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto solicitou um texto do tipo dissertativo-argumentativo.

Nesse cenário, nós da Corrija-me preparamos uma análise comentada sobre o tema e possíveis abordagens que poderiam ser realizadas no exame. Acompanhe e fique por dentro de tudo sobre o tema da redação da FAMERP 2024: 

Tema da redação da FAMERP 2024

Nesse ano, o tema da redação da FAMERP 2024 foi: “Racismo ambiental no Brasil: é possível proteger as populações mais vulneráveis?”. Mais do que um simples exame, a proposta da banca examinadora foi um convite à reflexão crítica e à mobilização social em prol da justiça ambiental e racial. 

Dominar esse tema exige ir além do senso comum e apresentar uma argumentação sólida, bem estruturada e propositiva. Sendo assim, caberia ao candidato compreender as práticas e políticas ambientais que, intencionalmente ou não, resultam em desvantagens desproporcionais para grupos racialmente marginalizados.

Como ponto de destaque, seria interessante abordar as questões relacionadas à segregação espacial, da exposição desigual a riscos ambientais e da negação de direitos básicos a comunidades minoritárias, especialmente aquelas quilombolas, indígenas e periféricas. 

Vale destacar também que, como se trata de uma pergunta, o tema busca uma possível resposta. O candidato, por sua vez, não poderia deixar de indicar se existem e como seriam as possibilidades de proteção a essa população vulnerável. 

Aulas ao vivo de redação

Possíveis abordagens no tema da redação da FAMERP 2024

Entre algumas possíveis questões de abordagem, no tema de redação da FAMERP 2024, estariam: 

  • Desigualdade no acesso à terra e aos recursos naturais: populações tradicionais são frequentemente retiradas de suas terras ancestrais para dar lugar a projetos de grande porte, como hidrelétricas e agronegócio, sem a devida consulta ou indenização.
  • Poluição e impactos à saúde: pessoas negras e comunidades periféricas estão mais suscetíveis à exposição a poluentes, como lixo tóxico e agrotóxicos, o que resulta em doenças graves e mortes prematuras.
  • Violações dos direitos humanos e da natureza: a luta por justiça ambiental enfrenta diversos obstáculos, como a criminalização de líderes comunitários e a falta de mecanismos de proteção ambiental.

 

Vale destacar, portanto, que para se destacar no tema da redação da FAMERP 2024 não seria necessário simplesmente constatar a existência do racismo ambiental. A prova busca avaliar a capacidade do candidato de analisar criticamente as causas e consequências do racismo ambiental no contexto brasileiro. 

Por isso, seria necessário demonstrar conhecimento sobre os diferentes aspectos do tema, como legislação ambiental, direitos humanos e movimentos sociais. Por fim, o candidato deveria propor soluções viáveis para proteger as populações mais vulneráveis.

O que você precisa saber para se sair bem na redação da redação da FAMERP

Se você deseja realizar a próxima prova da FAMERP, uma boa dica é estudar por meio de exemplares das edições anteriores. Essa será uma excelente estratégia para se familiarizar com a banca. Além disso, para alcançar uma boa nota na redação da FAMERP, é fundamental seguir as regras formuladas pela banca examinadora, entre as quais estão: 

Estrutura do texto

Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração, tanto no tema da redação da FAMERP 2024, como também em temas posteriores, que a redação possui uma estrutura. 

Ela, portanto, deve ser composta por uma introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve apresentar o tema e o ponto de vista que o candidato defenderá, enquanto o desenvolvimento inclui os argumentos que sustentarão a tese e a conclusão deve retomá-la, de modo a apresentar uma síntese dos argumentos discutidos.

Coesão e coerência

Outros elementos fundamentais para quem quer se sair bem na redação da FAMERP, são a coesão e coerência. O texto deve ser fluido, claro e articulado, com uma progressão lógica de ideias. Lembre-se: a coesão se dá pelo uso adequado de conectivos e pela manutenção de uma linha de raciocínio consistente.

Domínio da norma culta da língua portuguesa

É imprescindível o uso correto da gramática, ortografia e pontuação. O vocabulário deve ser apropriado ao tema e ao nível de formalidade exigido pela prova.

Adequação ao tema

É muito importante se manter sempre dentro do tema proposto. Os desvios podem gerar a perda significativa de pontos, resultando em tangenciamento ou até mesmo na fuga ao tema. 

Originalidade e criticidade

Não só no tema da redação da FAMERP 2024, mas a banca costuma propor temas de relevância social, cultural e ambiental. Isso quer dizer que há a necessidade de apresentar uma visão crítica e original sobre o tema – até mesmo porque isso fará a diferença para os corretores. Busque sempre trazer uma boa análise e utilizar argumentos concretos, que possam embasar o texto. 

Estude com a Corrija-me e prepare-se para a redação da FAMERP! 

Ao longo deste artigo, buscamos sanar as principais dúvidas sobre o tema da redação da FAMERP 2024 e como você pode se preparar para as próximas provas da banca examinadora. 

Esse ano, ao abordar o tema relacionado ao racismo ambiental no Brasil, o objetivo da banca foi avaliar nos candidatos a capacidade de reflexão sobre essas questões e propor soluções práticas e viáveis.

Lembre-se também de que seguir as regras da prova de redação e realizar uma boa argumentação em torno do tema é essencial para garantir uma boa nota. Sendo assim, visando ajudá-lo na prática de escrita do texto dissertativo-argumentativo, a Corrija-me possui todo o suporte de materiais, cursos, dicas e aulas exclusivas.

Se você quer se preparar para as próximas edições e conquistar um bom resultado na redação da FAMERP, conte conosco! Temos uma equipe pronta para ajudá-lo com revisões e correções, de modo que você possa melhorar cada vez mais a escrita e argumentação. 

Conheça a plataforma Corrija-me e desfrute dos benefícios de ser nosso aluno. 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *