Tema da redação da PM SP – VUNESP – 2023 – Aplicada em Fevereiro

As novas tecnologias também têm se popularizado na área de segurança pública. O tema da redação da PM SP aplicado na primeira prova de 2023 trouxe à tona uma questão de grande reflexão para os candidatos ao processo seletivo, acerca dos desafios e benefícios desses recursos. Saiba mais no artigo!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

O tema da redação da PM SP – VUNESP – 2023 aplicada em fevereiro foi “O uso do reconhecimento facial na segurança pública: entre o combate à criminalidade e o direito à privacidade”. 

Além da relevância social por tratar de segurança pública, a banca da Vunesp apostou em um tema centrado na tecnologia. O mais interessante é que os candidatos que realizaram a prova para seguir a carreira policial já poderiam lidar com um assunto diretamente relacionado com sua profissão. 

Neste sentido, o time da Corrija-me preparou um artigo com análise e comentários sobre o tema da redação da PM SP 2023 aplicada em fevereiro. Sendo assim, se você está se preparando para as próximas provas da Polícia Militar de São Paulo, não deixe de conferir! 

Tema da redação da PM SP – VUNESP – 2023 aplicada em fevereiro

Em primeiro lugar, como destacamos anteriormente, a prova de redação da PM SP 2023 aplicada em fevereiro trouxe uma questão de intensa reflexão para os candidatos. Muito se tem falado no poder do reconhecimento facial, tendo em vista que essa ferramenta de inteligência artificial traz novas alternativas para o combate à criminalidade. 

Neste sentido, uma dos pontos iniciais que o candidato deveria ter em mente é:

  • Identificação de suspeitos de crimes: pode auxiliar a identificar pessoas que são procuradas pela polícia. 
  • Prevenção de crimes: utiliza-se também para identificar pessoas que estão prestes a cometer um crime. Por exemplo, no caso de uma câmera de segurança que detecta uma pessoa que está portando uma arma.
  • Controle de acesso: esse uso também auxilia no controle do acesso a locais públicos ou privados. Por exemplo, para identificar pessoas que estão autorizadas a entrar em um prédio.

o que o candidato deveria considerar na redação da PM SP 2023 aplicada em fevereiro

Entre o combate à criminalidade e o direito à privacidade

Na prática, existem diversas finalidades pelas quais se pode recorrer ao uso de reconhecimento facial na segurança pública. Na redação da PM SP 2023 aplicada em fevereiro, por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, a ideia seria que o candidato assumisse um posicionamento diante do assunto. 

Vale destacar também que a palavra “entre” a qual possibilita ao candidato dispor de uma posição de neutralidade em que trouxesse uma análise acerca das duas questões colocadas como dicotômicas. Isso deveria perpassar, portanto, pela seguinte análise:

  • Combate à criminalidade: o reconhecimento facial ajuda a identificar criminosos e prevenir crimes; aumentar a eficiência das forças de segurança pública e melhorar a segurança em locais públicos.
  • Direito à privacidade: essa tecnologia permite que o Estado monitore as atividades das pessoas em espaços públicos, sem o seu consentimento. Isso pode violar o direito à privacidade, que é garantido pela Constituição Federal de 1988.

O participante, portanto, poderia argumentar que o equilíbrio estaria em questões como o uso regulamentado, transparência e mecanismos de controle e fiscalização. Sendo assim, essas seriam possíveis propostas de intervenção para a problemática.

Textos de apoio do tema da redação da PM SP – VUNESP – 2023 aplicada em fevereiro

Na prova da redação da PM SP 2023 aplicada em fevereiro, a Vunesp disponibilizou três textos de apoio para compreensão e interpretação do tema, entre os quais estão: 

Texto de apoio 1 

O primeiro texto era um artigo de blog sobre a importância do conhecimento da regulamentação no que se refere à questão do reconhecimento facial. Além disso, também mencionava sobre a popularização no Brasil e o modo de funcionamento. 

Texto de apoio 2 – Tema da redação da PM SP – VUNESP – 2023 aplicada em fevereiro

O texto 2 trazia uma discussão sobre as controvérsias do sistema de reconhecimento facial. Com autoria de Victor Hugo da Silva, ele mencionava a linha tênue que existe entre os dois pontos destacados na proposta: a privacidade e o combate à criminalidade. 

Uma menção importante e que poderia ser usada pelo candidato é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O texto também trazia os riscos para a liberdade de expressão, que seriam possíveis argumentos contrários ao uso de reconhecimento facial.

Texto de apoio 3 

No último texto de apoio, a banca trouxe uma matéria publicada no portal A Tarde. Ela aborda um caso em que essa tecnologia foi usada para identificar criminosos. Um ponto em destaque para uso do participante, portanto, seria a configuração da tecnologia, com critérios específicos. 

Confira a prova objetiva e a proposta de redação da PM SP 2023 aplicada em fevereiro.

Confira o gabarito da PM SP 2023 aplicada em fevereiro.

Textos de apoio da redação da PM SP 2023 aplicada em fevereiro

Quer se preparar para as próximas provas da PM SP? Estude com a Corrija-me!

Este artigo trouxe os principais comentários sobre a temática abordada pela Vunesp na prova de redação da PM SP 2023 aplicada em fevereiro. Caberia ao candidato, portanto, refletir sobre os desafios que envolvem a temática e destacá-los, de modo a encontrar possíveis formas de resolução. 

Na plataforma de correção de redação da Corrija-me temos cursos especializados na banca Vunesp para auxiliar candidatos que desejam seguir a carreira policial. Sendo assim, se você deseja se dedicar aos estudos para as próximas edições da prova da PM SP, conte conosco! 

Além disso, temos uma estrutura completa e 100% online, em que você pode estudar redação a qualquer hora, de qualquer lugar. Nossos profissionais possuem a experiência necessária para ajudá-lo a aprimorar sua escrita por meio de correções, revisões e feedbacks personalizados.

Acesse nossa plataforma e seja um aluno Corrija-me – Correção de Redação! 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *