Os 10 últimos temas da redação UEM

Conhecer como funciona a redação UEM fará você planejar corretamente o seu tempo na hora da prova e escrever a redação no período adequado.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A redação UEM faz parte do processo seletivo para adentrar na Universidade Estadual de Maringá. Ela é considerada uma das instituições de ensino mais importantes do Paraná. Além disso, a universidade possui um dos melhores cursos de Farmácia do Brasil.

Por ser uma instituição bem conceituada, a prova é bem concorrida. Portanto, se preparar para todas as etapas é fundamental. Isso inclui a redação, que deve ser bem escrita para ter uma boa pontuação.

redação UEM

Se você vai fazer a redação UEM, continue lendo esse texto. Vamos falar mais sobre essa etapa da prova e te mostrar quais foram os últimos temas. Boa leitura!

Como é a prova da UEM?

O vestibular da UEM é bastante tradicional, sendo aplicado duas vezes ao ano. A primeira prova em julho e a segunda em dezembro. Porém, em 2020, em função da pandemia da Covid-19, a seleção foi única, sendo aplicada em data excepcional.

Redação

A prova é aplicada em dois dias consecutivos. O primeiro composto por 40 questões de múltipla escolha e o segundo com outras 50 perguntas, mas de forma objetiva.

Redação UEM

Como é a redação UEM?

Ao contrário dos outros vestibulares, a redação UEM não exige uma dissertação, mas sim, os chamados gêneros textuais. Portanto, podem ser cobradas várias opções textuais na prova. De acordo com o manual do candidato mais atual, os possíveis gêneros são:

  •         Artigo de opinião;
  •         Carta aberta;
  •         Carta de solicitação;
  •         Carta ao leitor;
  •         Relato;
  •         Resposta argumentativa.

A redação UEM pode valer até 120 pontos. No entanto, o mínimo a ser alcançado deve ser 24 pontos para que o candidato não seja desligado do processo seletivo. Os critérios de correção envolvem:

  •         Desenvolvimento da temática;
  •         Atender corretamente o que foi solicitado para produzir a redação de acordo como gênero;
  •         A organização do texto, analisando a coesão e coerência;
  •         Desempenho linguístico, o respeito à modalidade da norma culta da língua escrita.

UEM

 

Saiba quais foram os 10 últimos temas da redação UEM

Prova

Para você que vai participar do processo seletivo da UEM, listamos abaixo os 10 últimos temas da redação. Confirma:

  •  2020: desenvolver uma resposta argumentativa sobre o lugar de privilégio do branco ou o não combate ao racismo no Brasil;
  •  2019: carta aberta destinada aos vereadores da cidade, posicionando-se se era a favor ou contra a Lei que proíbe o uso de canudos de plásticos em lanchonetes;
  •  2018: foram dois textos: o primeiro, uma carta pessoal para um amigo, falando sobre o seu desentendimento em função da divergência de opinião sobre política; o segundo, um artigo de opinião sobre amigos que seguiram caminhos distintos na vida e que assumiram gestos políticos opostos. Portanto, o desafio da amizade quando há diferentes posicionamentos ideológicos e políticos e o que isso traz às foi o assunto abordado;
  •  2017: em julho, a temática foi sobre os idosos órfãos de filhos vivos, sendo necessário desenvolver uma carta ao leitor e uma resposta argumentativa. Em dezembro, o candidato precisou desenvolver uma carta ao leitor e um texto instrucional sobre o tema dependência da tecnologia;
  •  2016: em julho, o candidato desenvolveu uma carta ao leitor e um artigo de opinião falando sobre solidariedade e a importância das pessoas se colocarem no lugar do outro. Em dezembro, o vestibulando fez uma resposta argumentativa e uma carta aberta sobre o tema doação de órgãos;
  •  2015: em julho, o candidato fez uma carta de solicitação e um texto instrucional sobre o tema reciclagem e descarte de lixo. Em dezembro, foi solicitado um relato e uma carta ao leitor sobre o tema racionamento de água;
  •  2014: foi pedido um resumo e artigo de opinião sobre o tema a prática do rolezinho;
  •  2013: foi solicitado um resumo e um relato sobre o tema medos e fobias;
  •  2012: foram solicitadas duas redações: um texto instrucional e um artigo de opinião sobre o tema da influência dos pais na escolha profissional dos filhos;
  • 2011: foi pedido um texto instrucional e uma resposta argumentativa sobre o assunto morar em república ser ou não uma experiência enriquecedora;
  • 2010: o candidato produziu uma carta ao leitor e um relato sobre a Lei Antipalmada.

Como funciona o vestibular EaD da UEM?

A UEM também oferece cursos de educação a distância. Porém, são distribuídas somente 1000 vagas entre os seguintes cursos:

  •  Administração Pública;
  •  Ciências Biológicas;
  •  Física;
  •  Letras Português/Inglês;
  •  Pedagogia.

Escrever texto

Entretanto, ao invés de seguir o tradicional vestibular, sendo aplicada a prova em dois dias, ele é feito somente em um. Portanto, são 40 questões de múltipla escolha e o candidato também deve produzir a redação UEM. Mas, mesmo o ensino sendo a distância, o vestibular é presencial.

Sobre a UEM

Se você é do estado do Paraná, com certeza já ouviu falar na Universidade Estadual de Maringá. Aliás, pode ser que você já até conheça a instituição de ensino. Ela é uma universidade pública paranaense, estando no ranking das melhores universidades mundiais. Isso de acordo com a Times Higher Education.

A Corrija-me ajuda você com a redação UEM

Redação UEM

A redação UEM é diferente de todos os outros vestibulares. Afinal, são solicitados gêneros textuais diferentes e sobre assuntos que estão em alta. Portanto, o candidato precisa estar bem informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo.

Como sempre falamos, treinar todos os gêneros textuais é a melhor opção para quem vai prestar vestibular. Independentemente da instituição escolhida. 

Com a equipe da Corrija-me você tem todo o suporte que precisa para fazer excelentes redações e passar para o time dos aprovados na UEM. Nossa equipe vai te ajudar a desenvolver textos com coerência e coesão para que a sua redação UEM seja perfeita!

Temos a melhor plataforma de estudos do Brasil. Por ela, você tem acesso a conteúdos que vão auxiliá-lo a escrever melhor, bem como a aulas explicativas. Além disso, todas as redações que você fizer são corrigidas e os feedbacks dados de acordo com cada produção feita. Ou seja, de forma personalizada para você saber o que precisa treinar mais e quais são os pontos em que está acertando.

Se você quer ser aprovado com uma boa pontuação na redação UEM, estude com a Corrija-me. Nossa meta é fazer o aluno atingir o seu objetivo de entrar na Universidade Estadual de Maringá!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.