Guia completo da redação ENEM 2022

A redação ENEM 2022 é uma das etapas mais importantes para quem irá prestar o exame. Realizar um planejamento estratégico e compreender as principais informações, regras e critérios avaliados na produção textual é fundamental para que o candidato se prepare e obtenha a nota almejada.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A redação ENEM 2022 é uma das etapas mais importantes para quem vai realizar a prova. Além da avaliação objetiva em 4 áreas do conhecimento, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também analisa a habilidade na produção textual, em que o candidato pode obter até 1000 pontos.

Vale ressaltar, portanto, que uma boa nota na redação não só é importante por aumentar a média geral do aluno, como também por obter um peso maior para a entrada nas vagas em universidades – já que esta é uma prioridade para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni)

Sendo assim, o preparo para a produção textual é tão necessário quanto para as provas objetivas. Para ajudá-lo nessa jornada de estudos, selecionamos um Guia completo da redação ENEM 2022. Confira o artigo e saiba mais!

Qual é a estrutura da Redação ENEM 2022?

Um dos pontos mais importantes da Redação ENEM 2022 é a estrutura. O gênero textual solicitado pela banca examinadora é o dissertativo-argumentativo. Sendo assim, o intuito é que o candidato defenda uma tese a partir de uma boa argumentação. Fora isso, é necessário apresentar uma proposta de intervenção – ou seja, uma possível solução para a problemática em questão. 

Esse gênero deve ser construído respeitando três estruturas fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Geralmente, o primeiro parágrafo é destinado à introdução, com dois parágrafos de desenvolvimento e o último para conclusão – é importante que, ao concluir, o candidato insira a proposta de intervenção. 

Essa distribuição deve ser feita entre 8 a 30 linhas, com a escrita em 3ª pessoa.   

Quais são os critérios e competências de análise da Redação ENEM 2022?

Assim como nos anos anteriores, o sistema de avaliação da Redação Enem 2022 será efetivado através de cinco competências:

  • I – Dominar norma culta da língua portuguesa; 
  • II – Entender a proposta e aplicar conhecimentos de diversas áreas na estrutura de texto dissertativo-argumentativo;
  • III – Seleção, organização e interpretação de informações e argumentos para defender um ponto de vista;
  • IV – Conhecimento acerca dos mecanismos linguísticos para a coesão textual;
  • V – Desenvolver proposta de intervenção de acordo com os direitos humanos.

 

Cada uma dessas competências será avaliada por 2 corretores com notas de 0 a 200 pontos, de acordo com o domínio apresentado pelo candidato.

Em seguida, é realizada uma média final das avaliações. Caso haja uma grande divergência entre os 2 corretores, a redação é encaminhada para um terceiro avaliador. Em último caso, a produção textual ainda pode ser enviada para a avaliação da banca examinadora, que definirá a nota.

3 dicas para se preparar para a redação de forma adequada

Muitos candidatos se perguntam sobre qual é o segredo para fazer uma boa redação do Enem e até mesmo, como chegar ao tão sonhado 1000. Lembrando que, como o restante da prova é objetiva e avaliada pela teoria de resposta ao item (TRI), essa é a única chance do participante obter nota máxima. 

Na verdade, não existe uma fórmula mágica para se sair bem, mas o que todos os alunos com excelentes notas têm em comum é muito preparo, estudo e dedicação. Sendo assim, essa melhoria na redação não envolve apenas a habilidade escrita, mas um conjunto de estratégias que contribuirão para o aperfeiçoamento do conteúdo como um todo. 

Pensando nesse processo, selecionamos 3 dicas para se preparar para a redação ENEM 2022. Veja a seguir:

A prática é uma grande aliada da perfeição

Embora seja um clichê, é preciso enfatizar que a prática será a sua melhor amiga de agora em diante. Isso porque, quanto mais você escreve, mais esse hábito se torna “fácil” para você, maior seu repertório sociocultural, e, por consequência, melhor será sua redação. Por isso, mantenha o hábito de leitura e treine bastante! Essas dicas farão a diferença no resultado do seu texto. 

Use um cronômetro para treinar o velocidade de escrita

Outra dica importante para a redação ENEM 2022, é usar um cronômetro toda vez que estiver fazendo redação. Afinal, durante o exame não só é necessário obter uma boa capacidade de escrita, como será necessário elaborar a redação dentro do tempo estipulado! 

Procure o apoio de profissionais qualificados

O apoio de profissionais qualificados também será muito importante no processo de preparação para a redação do Enem 2022. O melhor de tudo é que existem plataformas acessíveis, como a Corrija-me, que disponibiliza cursos, dicas exclusivas, correções e revisões de redação. 

Aulas ao vivo de redação

Quais são os critérios de desclassificação na redação do Enem 2022?

Sim, o descumprimento das regras da redação ENEM 2022 podem levá-lo à temida nota zero. Mas afinal, quais aspectos podem desclassificar o candidato? Confira:

  • Fuga ao tema inserido no enunciado;
  • Não escrever a redação dentro do gênero textual solicitado (dissertativo-argumentativo);
  • Produzir uma redação com menos de 8 linhas;
  • Usar assinaturas, rubricas e fazer desenhos na folha oficial de redação;
  • Escrever o texto em predominância de outro idioma que não seja o português;
  • Plágio dos textos de apoio;
  • Entregar a folha em branco.

O que devo fazer primeiro: a prova objetiva ou redação?

Não existe uma regra específica para fazer primeiro a prova objetiva ou a redação, contudo, indica-se não deixar a redação por último. Isso porque se trata de uma etapa importante e que necessita de reflexão, dentro de um pensamento e processo criativo. 

Sendo assim, para não “cansar o cérebro” com todas as questões objetivas, você pode realizar algumas e em seguida fazer a redação, ou até mesmo, iniciar pela redação. Essa decisão será sua, de acordo com a preferência da organização. Além disso, com essa ação, você descartará a possibilidade de zerar a redação por falta de tempo para escrevê-la.  Por isso, dedique-se a essa etapa!

enem 2022

Organize seu plano de estudos e separe tempo para treinar redação! 

No mais, a nossa dica é: organize seu plano de estudos e separe tempo para treinar redação! Desse modo, você estará preparado para essa etapa do Enem 2022.

A plataforma de ensino de redação da Corrija-me oferece uma série de soluções, como cursos completos para aperfeiçoar suas habilidades de escrita, sistema de metas, correções com erros que você pode melhorar, e uma série de dicas exclusivas.

Não espere mais, inicie seu plano de estudos hoje e entre para o time dos aprovados!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.