Como funciona a redação da Cesgranrio CNU – Bloco 1 ao 7

Conquistar a tão sonhada vaga no Concurso Nacional Unificado (CNU) exige uma preparação completa, e a redação é uma etapa muito importante nesse processo. O bloco 1 ao 7 da prova destina-se ao ensino superior e necessita de um conhecimento específico sobre os assuntos. Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A redação da Cesgranrio CNU –  Bloco 1 ao 7, destinada ao nível superior, é uma das etapas de estudos mais importantes para quem quer garantir uma vaga para o Concurso Nacional Unificado. São mais de 6 mil vagas disponíveis para os níveis técnico, médio e superior, em diversas áreas de atuação.

A prova divide-se na prova dissertativa e objetiva, a fim de avaliar o conhecimento dos candidatos. Além disso, também conta com a produção de texto, que, além de indispensável para a soma total da nota, pode ser o diferencial de que você precisa para ser aprovado. 

Nesse cenário, nós do time Corrija-me preparamos um guia completo para sanar as principais dúvidas sobre como funciona a redação da Cesgranrio CNU –  Bloco 1 ao 7. Acompanhe até o final e saiba mais a seguir:

Como funciona a redação da Cesgranrio CNU –  Bloco 1 ao 7?

Em primeiro lugar, entre as informações disponibilizadas em edital pela banca examinadora responsável pela prova, a Cesgranrio, está a presença de uma questão dissertativa. Essa etapa valerá cerca de 20 pontos, enquanto o restante será destinado à prova objetiva – no entanto, ambas são indispensáveis para a aprovação do candidato.

Como se trata de um texto dissertativo, existem duas possibilidades: o dissertativo-expositivo ou dissertativo-argumentativo. Vale destacar, porém, que, como uma prova destinada a curso superior tem como objetivo extrair um conhecimento específico do candidato, há uma grande probabilidade de que a banca proponha o modelo do texto dissertativo-expositivo. 

Esse tipo de texto se caracteriza pela exposição de um fato e/ou conhecimento sobre um tema, de modo a explicar essa questão para o leitor. Em relação à quantidade de linhas, o edital também não especifica, no entanto, presume-se que seja necessário de 20 a 40 linhas – levando em consideração que geralmente é cobrado um máximo de 30 linhas. 

redação cesgranrio

Quais são os critérios de correção da redação da Cesgranrio CNU –  Bloco 1 ao 7?

De acordo com o edital disponibilizado,  correção da redação da Cesgranrio CNU –  Bloco 1 ao 7 levará em conta dois aspectos principais. Enquanto 50% da nota equivale ao conteúdo, os outros 50% são destinados à avaliação da questão linguística do texto. 

Conteúdo

No que se refere ao conteúdo, haverá uma maior atenção quanto à capacidade do candidato de lidar e explorar os conceitos e técnicas presentes em sua área de conhecimento. Sendo assim, além da compreensão, conhecimento e desenvolvimento dos assuntos em questão, será necessário manter uma conexão com a ideia principal. 

Em suma, os corretores avaliarão se o conteúdo está correto e é pertinente ao assunto. Sendo assim, o candidato não irá apenas expor o conhecimento, mas tudo que for descrito deve manter uma coerência e organização da ideia.

Linguagem

Já no que equivale à linguagem, avalia-se o uso da norma padrão da língua portuguesa, de modo a avaliar se o candidato está aplicando elementos de ortografia, gramática, coesão e coerência, e aspectos textuais e de estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão) de maneira adequada. 

Quais são as características do texto dissertativo-expositivo? 

O texto dissertativo-expositivo, ao contrário do texto dissertativo-argumentativo – muito comum nos processos seletivos – tem como objetivo informar e esclarecer o leitor sobre um determinado assunto, sem a intenção de convencer ou defender um ponto de vista.

Ele deve manter a mesma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, porém, apresenta algumas diferenças em relação ao modelo argumentativo, como:

  • Impessoalidade: a 3ª pessoa do singular deve ser utilizada. Sendo assim, o autor deve evitar o uso de verbos na 1ª pessoa do singular ou do plural.
  • Rigor científico: as informações apresentadas devem ser confiáveis e embasadas em fontes seguras, de modo que o autor possa demonstrar conhecimento e autoridade sobre o tema, sobretudo por se tratar da sua área de atuação. 
  • Uso de exemplos: os exemplos são recursos importantes para ilustrar e tornar mais claro o conteúdo do texto. Eles podem ser dados, citações, estatísticas, gráficos, etc. O importante é apresentar uma comprovação do que está sendo dito! 
  • Clareza e coesão: o texto deve estar claro, a fim de receber uma fácil compreensão pelo leitor. A coesão textual é fundamental para garantir a progressão das ideias e a fluidez, promovendo assim uma sequência lógica e progressão dos fatos.
  • Linguagem formal: a linguagem utilizada deve ser formal e culta, adequada ao contexto da redação. Deve-se evitar o uso de gírias, expressões coloquiais e linguagem informal.
  • Correção de redação

Estude com a Corrija-me e prepare-se para a redação da Cesgranrio CNU –  Bloco 1 ao 7!

Por fim, ao se preparar para a redação da Cesgranrio CNU – Bloco 1 ao 7, lembre-se de que a prática constante é fundamental. O estudo e as ferramentas certas serão indispensáveis para que você tenha o  preparo adequado e possa não só conquistar uma excelente nota na redação como garantir sua vaga no concurso.

A redação dissertativa-argumentativa é um dos gêneros textuais mais pedidos em vestibulares e concursos, por isso a importância de estudá-lo e praticá-lo. A melhor maneira de evoluir na escrita de textos dissertativos é escrever e obter o suporte de uma plataforma de correção de redação. Isso será indispensável para que você saiba onde precisa melhorar. 

Pensando nisso, a plataforma Corrija-me possui tudo que você precisa para estudar de forma 100% online e garantir maior flexibilidade para treinar redação. Além de aulas, cursos e materiais completos para aprimorar seu conhecimento sobre redação e repertório para o texto dissertativo-expositivo, também contamos com o suporte de profissionais especializados para corrigir e revisar seus textos.

Não espere mais! Conheça nossa plataforma e torne-se um aluno Corrija-me – Correção de Redação.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *