25 filósofos e suas citações que podem ajudar na redação

Fazer referência aos filósofos e suas citações pode ser uma excelente forma de melhorar o seu argumento em uma redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Citação para Redação

Sabia que os filósofos e suas citações podem ajudá-lo a fazer uma boa redação? Se você tem o hábito de ler nosso blog, com certeza já viu algum post onde falamos sobre citação e como usá-la em uma produção de texto.

Então, entender como inserir corretamente a citação em uma redação é algo importante, mas é preciso ter a certeza de que tal frase é dita por uma personalidade antes incluí-la em um texto. Especialmente na hora da prova.

filósofos e suas citações

Entretanto, os filósofos e suas citações só devem ser usados quando se tem um propósito que faça sentido a algo que você já esteja dizendo. Ao longo do conteúdo, vamos lhe apresentar 25 personalidades que podem ajudá-lo na hora de escrever uma redação. Continue acompanhando e saiba quem são eles.

Afinal, o que é uma citação?

filósofos

Antes de saber quem são os filósofos e suas citações que podem ajudar na redação, é importante entender como fazer essa referência. Ela é a utilização de uma ideia ou opinião de outra pessoa com o seu próprio texto para diferentes fins. Esse trecho pode ser usado para reforçar um posicionamento ou explicar algo. Mas sempre, ao fazer uma citação, é necessário colocar o nome do autor. E há duas formas de utilizar esse recurso na redação, sendo elas:

Citação direta

Nesse tipo de referência, você pode inserir as palavras do autor de forma literal. Ou seja, entre aspas. Portanto, as palavras devem ser registradas da mesma forma como elas foram ditas ou escritas.

redação e citação

Por exemplo: “Governar é abrir estradas”, disse Washington Luís, presidente do Brasil em 1928, quando inaugurou a primeira rodovia asfaltada do país.

Citação indireta

A citação indireta é feita por meio de uma paráfrase. Portanto, não há a necessidade de inserir as aspas, mas as palavras devem ser as mesmas ditas pelo autor.

Por exemplo: Segundo Sócrates, filósofo grego, a nossa única certeza é a de que nada  sabemos, ou seja, estamos em constante aprendizado.

Em uma redação, as citações são recursos que ajudam a valorizar um texto. Por isso, ao usá-las, o corretor consegue compreender melhor o conhecimento do candidato sobre determinado assunto.

Conheça 25 filósofos e suas citações que podem ajudar a produzir uma redação

Agora que você já sabe como fazer uma referência em um texto, conheça 25 filósofos e suas citações. Afinal, elas podem ajudá-lo a escrever uma boa redação:

citação para redação

1 – “Nada é permanente, exceto a mudança.” Heráclito de Éfeso.

2 – “O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.” Arthur Schopenhauer, filósofo alemão.

3 – “Preconceito é opinião sem conhecimento.” Voltaire, filósofo francês.

4 – “Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado.” René Descartes, filósofo francês.

5 – “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio, filósofo chinês.

6 – “O ser é, e o não-ser não é.” Parmênides de Éleia.

7 – “Só sei que nada sei.” Sócrates.

8 – “A caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro.” Eduardo Galeano.

9 – “O homem é o lobo do homem.” Thomas Hobbes.

10 – “Onde não há lei, não há liberdade.” John Locke.

11 – “O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra acorrentado.” Jean-Jacques Rousseau.

12 – “Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto interesse. “Adam Smith, filósofo britânico.

13 – “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant, filósofo prussiano.

14 – “Existe apenas um único erro inato que é o de acreditarmos que vivemos para sermos felizes.” Arthur Schopenhauer, filósofo alemão.

15 – “O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.” Nietzsche.

16 – “A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.” Karl Max.

17 – “O consumidor não é soberano, como a indústria cultural queria fazer crer; não é o seu sujeito, mas o seu objeto.” Theodor Adorno.

18 – “O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.” Jean-Paul Sartre.

19 – “O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.” Sócrates.

20 – “Um povo que nunca lê será um povo escravo.” Antônio Lobo Antunes.

21 – “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Paulo Freire.

22 – “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Kant;

23 – “O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para viver.” Freud

24 – “Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade.” Bauman.

25 – “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.” Platão. 

citação em redação

Estude na melhor plataforma de correção de redação do Brasil

Conseguiu compreender o que é uma citação? Ainda tem dúvida sobre como inseri-la em uma produção de texto? Então, você precisa estudar com a equipe do Corrija-me!

filósofos e redação

Temos a melhor e maior plataforma de correção de redação do Brasil. Além disso, somos especialistas quando o assunto é fazer você passar em uma prova. Seja ela do Enem, concurso ou outro vestibular.

citações

Se você gostou dos filósofos e de suas citações, encontrar o argumento certo para a sua redação ficou mais fácil. Afinal, é possível construir bons textos baseados nas falas de importantes personalidades.

Ao citar os filósofos em sua produção de texto, você tem uma ferramenta a mais para enriquecer a sua redação. Por meio dela, você demonstra ter maior conhecimento e poder de convencimento. Porém, é preciso cuidado para fazer a referência certa, de acordo com o tema proposto e para que essa inserção não vire plágio.

Para ajudá-lo a escrever bons textos, fazendo as citações corretamente, conte com o Corrija-me. Clique aqui e conheça a nossa plataforma de correção de redação!

COMENTÁRIOS:

M
manuela de freitas pinto
Olá. Tem uma citação repetida . A de Kant. Obrigada pelas dicas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *