Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Como superar o bloqueio criativo na hora de escrever redação? Se você já ficou parado diante de uma folha em branco, sem saber por onde começar sua redação, saiba que não está sozinho. Essa é uma dúvida muito comum entre estudantes que estão se preparando para concursos, vestibulares e processos seletivos.
Em todos os casos, é preciso considerar que uma boa redação exige mais do que conhecimento: requer a escrita de um texto fluido, claro e, acima de tudo, criativo. Pensando nisso, nosso time de especialistas da Corrija-me preparou um artigo para sanar as principais dúvidas sobre esse tema, incluindo o que é o bloqueio criativo, os motivos pelos quais ele acontece e, principalmente, como superá-lo para se sair bem em qualquer prova de redação. Acompanhe a seguir:
O que é o bloqueio criativo e por que ele acontece?
Em primeiro lugar, você precisa enxergar a raiz do problema. De forma geral, o bloqueio criativo é aquela sensação paralisante de não conseguir produzir ideias ou colocá-las no papel, mesmo quando você sabe que precisa escrever. Ele pode ter diversas causas, entre as quais estão:
- Autocrítica e excesso de cobrança: você já julgou suas palavras antes mesmo de escrevê-las? Infelizmente, esse é um dos principais motivos pelos quais você pode estar “travado” na escrita, pois impede o fluxo natural das ideias.
- Estresse e ansiedade: a pressão do momento por um bom desempenho, sobretudo no caso da preparação para concursos e vestibulares, pode ser o motivo do seu bloqueio criativo.
- Falta de organização: não ter um método claro de escrita dificulta todo o processo!
- Cansaço mental: uma lição que você deve levar para a vida: a criatividade é consequência do descanso. Se você está cansado, pare, faça algo de que gosta e depois retorne à escrita!
Entender essas causas é o primeiro passo para descobrir como superar o bloqueio criativo.
Como superar o bloqueio criativo?
Agora que você já pode imaginar o motivo de estar paralisando ao escrever sua redação, separamos algumas estratégias essenciais para você aprender de vez a como superar o bloqueio criativo. Confira:
1) Aceite que o bloqueio criativo é normal
Você precisa entender que esse bloqueio é completamente normal. Ele faz parte do processo criativo e até mesmo os escritores mais experientes enfrentam ou já enfrentaram essa situação. Por isso, não se culpe. Reconheça que essa fase existe, respire fundo e siga em frente com o que estiver ao seu alcance.
2) Crie um ambiente favorável à escrita
Às vezes, o problema está no ambiente. Por isso, se você quer superar o bloqueio criativo, deve encontrar um local silencioso, organizado e livre de distrações, pois isso pode estimular sua mente a focar e fluir melhor.
Uma dica extra é deixar o celular longe da sua vista e usar aplicativos como o Pomodoro Timer para manter o foco.
3) Permita que as ideias fluam
O processo de brainstorming é essencial para superar o bloqueio criativo. Uma técnica muito utilizada atualmente é o freewriting (escrita livre), no qual você se permite escrever sem preocupações, e coloca no papel tudo que vem à mente, sem edições ou censura. O objetivo aqui não é produzir um texto perfeito, mas sim liberar o fluxo de ideias.
Para isso, você pode definir um tempo e escrever sem parar sobre determinado assunto durante esse período. Por exemplo: 5 a 10 minutos. Após esse tempo, leia seu texto e destaque os principais pontos.
Esse exercício serve para destravar o pensamento, reduzir a autocensura e estimular o fluxo de ideias. Depois disso, você provavelmente estará mais solto para produzir sua redação.
4) Organize um esqueleto textual
Após esse processo de “liberação” das ideias, você precisa organizar o que entrará no seu texto. Se o tema for “Caminhos para combater a desigualdade social no Brasil”, por exemplo, pense: qual será a sua tese? Quais argumentos você vai usar? Que repertório sociocultural pode encaixar? Esse planejamento diminui as chances de bloqueio.
5) Leia redações com boa avaliação
Se você está travado, uma forma de superar o bloqueio criativo é se inspirar em bons exemplos de outras pessoas que se saíram bem na redação do concurso e/ou vestibular que você irá realizar.
Além disso, essa também é uma maneira inteligente de aprender, pois você poderá observar como os autores desenvolveram seus argumentos, introduziram ideias e concluíram o raciocínio.
Mas, fique atento! O objetivo aqui não é copiar, e sim entender estruturas e estratégias argumentativas que realmente funcionam. Isso alimenta sua mente com boas referências.
6) Pratique com frequência, mas evite se pressionar
Provavelmente, você já deve ter escutado de alguém que a prática leva à perfeição. Se você está aprendendo a dirigir, por exemplo, é bem possível cometer diversos erros e até enfrentar momentos de “bloqueio” no trânsito. Ao longo do tempo e da prática, dirigir será automático e você poderá fazer isso com maestria!
Quando se trata da redação, isso não é diferente. A prática constante é o melhor remédio para qualquer dificuldade na escrita. Lembre-se, porém, de não se pressionar tanto, pois o equilíbrio é fundamental. Monte um cronograma de treino realista, intercalando dias de produção, revisão e leitura. Assim, seu cérebro descansa e assimila melhor os aprendizados.
7) Cuide da sua saúde
Por último, mas não menos importante, não dá para falar em como superar o bloqueio criativo sem mencionar a importância da saúde. Pode parecer clichê, mas é a pura realidade. Você precisa dormir bem, alimentar-se corretamente, praticar atividade física e cuidar da saúde emocional para manter a criatividade, afinal, ansiedade e estresse são inimigos da redação.
Leia mais: Como ter inspiração para escrever uma redação? 10 dicas para evitar o bloqueio criativo!
Siga essas estratégias e conte com a Corrija-me para superar o bloqueio criativo!
Por fim, destacamos que entender como superar o bloqueio criativo é essencial para quem está se preparando para escrever boas redações, seja em provas escolares, vestibulares ou concursos. Tenha em mente que todo grande texto começa com uma pequena ideia. E, às vezes, tudo o que você precisa é dar o primeiro passo – mesmo que seja com uma frase simples no papel.
E para ajudá-lo nesse processo, conte com a Corrija-me! Temos cursos, materiais exclusivos e profissionais especializados para fornecer o suporte que você precisa na correção e revisão dos seus textos.
Visite nosso site e aproveite os benefícios de ser nosso aluno(a)!
Deixe um comentário