Como fazer uma rasura na redação

É muito comum que, ao escrever a versão final da redação, alguns candidatos errem detalhes, como palavras e acentuação. Embora isso não seja motivo de perda na pontuação, é muito importante que o participante saiba fazer uma rasura de maneira adequada.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Você já imaginou a hipótese de fazer uma rasura na redação? Sem dúvidas, essa é uma possibilidade, mesmo que tenha feito um rascunho. Afinal, ainda assim estará suscetível a erros durante a escrita da versão final do seu texto. 

Embora essa seja uma preocupação de muitos candidatos em concursos e vestibulares, não adianta chorar pelo leite derramado. Nesse momento, a primeira coisa que você deve fazer é manter a calma e procurar a solução. Isso porque, ainda que você revise seu texto, é quase inevitável a existência de uma ou outra falha. Por isso, preparamos um artigo completo com algumas dicas de como fazer uma rasura na redação. Confira a seguir:

Rasura não é motivo de perda na pontuação

Em primeiro lugar, é muito importante que você considere, ao fazer uma rasura na redação, que esse não é um motivo de perda na pontuação – a menos que toda ou grande parte da folha esteja rasurada. Em outras palavras, o manual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de grande parte dos vestibulares e concursos, não enquadra esse fator como um erro dentre as competências avaliadas. 

Deve-se, contudo, levar em consideração que a estética textual é um dos fatores avaliados, e, querendo ou não, os erros podem prejudicar a apresentação da redação. A ideia, portanto, é que você saiba fazer essa rasura da maneira adequada. Isso porque, quando feita de maneira inadequada, pode afetar a legibilidade e coerência da sua redação.

No mais, continue acompanhando o artigo e saiba como fazer uma rasura na redação!

fazer uma rasura na redação

O jeito certo de fazer uma rasura na redação

Para cada possibilidade de erro que você pode cometer na escrita da sua redação, existe uma alternativa de correção. Afinal, é comum que, ao longo da escrita do seu texto, você se depare com algumas falhas e precise rasurar. Sendo assim, é importante ter cautela. Veja abaixo essas possibilidades e o que fazer em cada caso:

Erro de palavras

Vamos supor que você está passando a sua redação da folha de rascunho para a versão final, se desviou do foco e errou uma palavra. Calma. Não é motivo para desespero! Nesse momento, você deve evitar fazer muitos rabiscos. Faça apenas um traço em cima da palavra que errou e, logo após, escreva a que deseja realmente utilizar. Pronto! 

Embora algumas pessoas aprendam a colocar entre parênteses, essa não é a solução adequada. Além disso, rabiscar pode não só prejudicar a estética do texto, como pode, até mesmo, rasgar a folha de redação. Por isso, pense que o simples  funciona. Aplique apenas o traço e siga adiante! 

Desse modo, é mais provável que o corretor entenda que houve um equívoco e desconsidere a falha. 

Correção de redação

Erro de acentuação

Ademais, outra possibilidade é verificar se há algum erro na acentuação. É muito comum que, ao escrever – principalmente se estiver com pressa – você coloque um acento a mais sem querer ou coloque-o em um local inadequado. Nesse caso, recomenda-se, mais uma vez, que não se faça um rabisco ou borrão. 

Sendo assim, ao fazer uma rasura na redação, você deve realizar a mesma etapa do erro anterior: aplicar um traço pequeno em cima do acento que está errado. 

Erros após finalizar a versão final

E se você identificou um erro ao finalizar a revisão e concluir a versão final? O que deve ser feito? Para esse caso, a maneira adequada de fazer uma rasura na redação é escrever um traço simples sobre a palavra errada – da mesma forma dos exemplos anteriores. Entretanto, nesse caso, você deve reescrevê-la da maneira correta acima dessa palavra. 

Ainda que o espaço seja menor e você escreva com uma letra pequenininha, atente-se para escrevê-la da forma mais legível possível. Afinal, caso a palavra não esteja escrita de forma clara, pode ter o efeito reverso e, no lugar de ajudar a corrigir, pode prejudicar a compreensão do corretor.

Evite errar muitas vezes

Embora fazer uma rasura seja normal e aconteça com a maioria dos candidatos, é muito importante que você evite errar. Isso porque, uma redação com muitas falhas pode dar a entender que o candidato não se preparou da forma adequada, ou não possui uma opinião muito clara sobre o tema. 

Sendo assim, vale a pena ter bastante atenção na hora de preparar a versão final. 

O segredo é preparar-se com antecedência e treinar bastante!

Por fim, deve-se considerar que o segredo é um preparo com antecedência e muito treino de escrita. Afinal, quanto mais conhecimento e técnica você tiver, menores são as chances de errar, não é mesmo? 

E mais: se usando rascunho você está suscetível a essas falhas, quem dirá quando não aproveita esse recurso? Embora, para alguns, seja perda de tempo, o rascunho auxilia a centralizar as ideias e colocar tudo no seu devido lugar, seja em termos de estrutura, seja no que se refere aos argumentos. Por isso, lembre-se de que não é à toa que a folha de rascunho está ali. Use e abuse dela antes de passar a limpo na versão final! 

Outro ponto importante é que, para evitar fazer rasura na redação, você deve ter atenção na hora de reescrever e também revise-a  minuciosamente. 

E, se você deseja se preparar de forma adequada para sua redação, nós podemos ajudar! A Corrija-me possui uma equipe altamente qualificada para dar aulas, dicas exclusivas, fazer correções e revisões de redação. Com ela, você pode treinar mais e ficar ainda mais próximo da sonhada aprovação. 

Acesse nossa plataforma de correção de redação e confira o plano ideal para a sua necessidade! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.