As 20 palavras que as pessoas mais erram na redação

Conhecer as palavras que as pessoas mais erram na redação é uma forma de verificar se você está cometendo alguma falha gramatical e evitá-la nas redações. Por isso, é sempre importante ficar atento. Fique por dentro neste artigo!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Você costuma ter dúvidas na hora de escrever? As palavras que as pessoas mais erram na redação são aquelas que precisam de maior estudo. 

Na redação dos processos seletivos, o candidato precisa ter atenção redobrada quanto a essas possíveis falhas. Isso porque, atender a norma padrão da língua portuguesa está entre as principais competências de avaliação, o que inclui aspectos gramaticais, morfológicos, sintáticos, ortográficos, a pontuação, entre outros.

Neste cenário, nós da equipe Corrija-me resolvemos separar as 20 palavras que as pessoas mais erram na redação. A ideia é que você possa conhecê-las e, se tiver cometendo algum erro, é possível corrigir e aperfeiçoar a escrita, seja para processos seletivos ou até mesmo para o dia a dia. Continue lendo e entenda quais são:

Beneficente

Em primeiro lugar, podemos dizer que o termo “beneficente” está entre as palavras mais comuns de errar na redação. Trata-se de um adjetivo que quer dizer bondoso, que faz caridade e traz algum benefício. Muitos candidatos, porém, costumam trocar este termo por “beneficiente”, trocando o final por ciente, quando na verdade, não existe esse “i”. Por isso, fique atento! A grafia correta é “beneficente”. 

Emigrante e Imigrante

Outro erro muito comum é a troca entre os termos “emigrante” e “imigrante”. Emigrante é alguém que sai do país, enquanto imigrante é alguém que entra no país. Essas palavras são frequentemente confundidas porque têm o mesmo radical, mas o prefixo é diferente.

Citações para redação

Exceção

Entre as palavras mais comuns de errar na redação, vale a pena destacar também o termo “exceção”. Muitas vezes, os candidatos costumam trocar o final para “excessão” ou até mesmo “esceção”. Lembramos, portanto, que a grafia correta é “exceção”. Dica para não errar: exceção tem S não!

Autoestima

Quando se trata de temas relacionados à saúde mental e física, por exemplo, são comuns os erros quanto à palavra “autoestima”. Os candidatos podem escrever “auto estima” ou “auto-estima”, porém, vale lembrar que o uso do hífen não é mais necessário neste caso, tal como em autoescola, minissaia, Contrarreforma, etc.  

Identidade

Entre as palavras mais comuns de errar na redação está “Identidade”. É muito comum ler redações e encontrar a escrita “indentidade”. Embora seja natural que haja confusão por causa da pronúncia, esse “n” é inexistente. a grafia correta é “Identidade”.

Reivindicar (Uma das 20 palavras que as pessoas mais erram na redação)

Da mesma forma que a palavra identidade muitas vezes é confundida com “indentidade”, acontece com reivindicar. Uma falha muito comum é a grafia “reinvindicar”, que está errada.

Discriminar

Entre as palavras que mais as pessoas erram, está o termo “discriminar”. O erro acontece, muitas vezes, quando o participante escreve “descriminar”, com E. A grafia correta é com “i”.

Privilégio

“Previlégio” é um erro de grafia que muitos candidatos costumam cometer. A escrita correta é com “i”, sendo a palavra “privilégio”. Não erre mais!

Supérfluo

Um erro muito comum é quando o candidato não conhece, sequer, o significado da palavra e deseja usá-la. De brinde, ele ainda erra a escrita! Isso acontece com frequência quando se trata do termo “supérfluo”. Os candidatos, por sua vez, erram ao escrever “supérfluo” ou ao usá-la em um contexto inadequado.

Ascensão 

Também é muito comum encontrar erros relacionados à palavra “ascensão”. Existem muitos erros associados ao uso de “x”, “sc”, “ss”, entre outros formatos. 

Simplesmente

“Simplismente”, com “i”, está errado. A grafia correta é “simplesmente”, estando ela entre as palavras mais comuns de errar na redação.

Mexer

As falhas relacionadas ao termo “mexer” são mais comuns do que podemos imaginar – e não apenas na redação. É possível encontrar, com facilidade, a escrita “mecher”, com ch. A grafia correta, porém, é com “x”. 

Sessão 

Sessão se refere a um período de tempo reservado para uma atividade, enquanto seção é uma parte de um todo. Por exemplo, “A sessão de treino foi muito intensa” é diferente de “A seção de livros infantis está no segundo andar”.

Através

Você também pode encontrar a palavra “através” com “z”. Ela, porém, é escrita com “s”. Se possível, o ideal é evitá-la, e usar “por meio de”. 

Paralisação – As palavras que as pessoas mais erram na redação

Embora na pronúncia do termo “paralisação”, o “s” tenha som de “z”, a grafia correta não é com “z”. Por isso, se antes você escrevia “paralização”, abandone esse hábito, pois está errado! 

Empecilho

Entre as palavras mais comuns de errar na redação, está “empecilho”. Muitos confundem a pronúncia e escrevem na redação “impecilho”, o que está errado.

Subsídio

O termo “subsídio” significa apoio, reforço e recurso. É comum encontrarmos erros na grafia quando as pessoas escrevem “subcídio” ou “subzídio”. 

Apropriado – As palavras que as pessoas mais erram na redação

A escrita “apropiado” é muito presente nas redações, porém, está errada. A forma correta de escrever a palavra é “apropriado”. Por isso, certifique-se de que não está pulando um “r”. 

Inexorável

Outra palavra muito bonita e ao mesmo tempo fonte de muitos erros, é “inexorável”. Ela significa inflexível, implacável e muitas vezes é usada fora de contexto. Fora isso, podemos encontrar falhas na escrita. Por isso, fique atento!

Embora já exista um grande debate sobre esse erro, vale lembrar que “há”, vem do verbo ‘haver’ e pode ser usada em duas situações: quando designar tempo decorrido, ou em lugar do verbo “existir”. Por exemplo, “Há anos que não o vejo”, em sinal de tempo decorrido, e “há duas pessoas nesta sala”, no sentido de existir.

Estude as palavras que as pessoas mais erram na redação!

Por fim, fica o questionamento: você já errou ou costuma errar alguma das palavras acima? O objetivo deste artigo é demonstrar as palavras que as pessoas mais erram na redação para que, no futuro, você possa evitar essas falhas. 

Sendo assim, para ajudá-lo neste processo, a Corrija-me possui planos com cursos, dicas e correções que podem aperfeiçoar a sua escrita. 

Conheça nossas correções de redação, cursos e estude conosco!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *