13 dicas para melhorar a estética textual da sua redação

Melhorar a estética textual da sua redação é uma forma de apresentar boa imagem da sua redação e demonstrar que se importa com seu leitor. Deve-se considerar, contudo, que o cuidado com a escrita envolve planejamento e um conjunto de técnicas gramaticais.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Você sabia que melhorar a estética textual da sua redação pode contribuir para um bom resultado na sua nota? Embora, aparentemente, esses sejam detalhes banais, apresentar uma boa estética no seu texto demonstrará cuidado e dedicação na escrita. Desse modo, é muito mais fácil que você seja bem visto pelos corretores.

Para melhor compreensão, vamos supor, por exemplo, que você irá para uma entrevista de emprego. Você até pode ir descabelado, com trajes inadequados ou sem tomar banho antes, contudo, com certeza terá um melhor desempenho se você usar roupas adequadas para o ambiente e apresentar uma boa imagem. 

É a mesma coisa com a sua redação! Em outras palavras, considerar aspectos como uma letra legível, espaçamento adequado, parágrafos bem organizados e respeito ao limite de linhas é muito importante. A ideia, portanto, é levar uma boa imagem da sua redação e demonstrar que se importa com seu leitor.

Sendo assim, para ajudá-lo nessa jornada, preparamos 13 dicas para melhorar a estética textual da sua redação. Acompanhe o artigo e saiba mais! 

1 – Escreva sua redação com letras legíveis 

Em primeiro lugar, se você deseja, de fato, melhorar a estética textual da sua redação, deve vê-la como sua casa. Quando a apresentamos a uma visita, queremos que esteja bem organizada, certo? Por isso, um dos fatores que você deve considerar é a legibilidade da sua redação. 

A ideia aqui não é que você apresente uma caligrafia perfeita, mas que seja, no mínimo, legível. Esse é o básico, afinal, uma letra ilegível pode ser motivo de desclassificação em vestibulares. 

Além do mais, quanto maior a dificuldade do corretor para ler o que está escrito, maior será o seu prejuízo no que se refere à compreensão da sua redação. Da mesma forma, ele avalia como se um leitor estivesse conferindo aquele texto. Afinal, ao ter dificuldade em ler, o que seria mais fácil: continuar tentando decifrar o que está escrito ou deixar a leitura de lado e partir para outras opções?

Lembre-se, portanto, de marcar bem a pontuação no seu texto e diferenciar as letras maiúsculas e minúsculas. Uma revisão final também pode ajudar nesse aspecto. 

2 – Evite rasuras ao longo do seu texto

Embora sejam minimamente permitidas, as rasuras são um grande prejuízo para quem deseja melhorar a estética textual da sua redação. Por isso, procure usar a folha de rascunho ao seu favor e, quando for passar o texto completo, tenha cautela ao inserir as palavras. 

Não é interesse que a primeira impressão do corretor sobre seu texto seja a de visualizar uma série de correções.

3 – Lembre-se do recuo de parágrafo

Organizar o recuo de parágrafo de forma adequada também é uma forma de manter uma boa estética textual. Afinal, seguir esse padrão de marcação será importante para harmonização da sua redação. 

melhorar a estética textual da sua redação

4 – Atente-se às margens do texto

Ademais, atentar-se às margens da página é outro fator importante para melhorar a estética textual da sua redação. Lembre-se de dividir bem as sílabas para que não haja espaços em branco no final das linhas e tente não sair das margens. 

Isso também será importante para demonstrar ao corretor que você tem o conhecimento gramatical necessário. 

5 – Redija de 25 a 30 linhas

Embora o mínimo na redação do Enem seja de 8 linhas, essa quantidade não é o suficiente para argumentar de forma adequada. Por isso, o ideal é escrever de 25 a 30 linhas, a fim de que você consiga espaço para introduzir, desenvolver e concluir o seu texto com êxito. 

Aproveite o espaço que você tiver para demonstrar conhecimento acerca do tema. Só não ultrapasse as 30 linhas, pois isso será motivo de redução da sua pontuação. E vamos combinar que tudo em excesso é prejudicial!

6 – Não pule linhas! 

Um dos erros que podem acontecer na produção de uma redação, é o candidato pular linhas. Não se deve pular linha após o título e muito menos entre um parágrafo e outro. Essa ação só gastará o espaço que você tem e ainda pode prejudicar a sua nota. 

7 – Não desenhe ou assine na sua redação

Pode parecer óbvio, mas ainda existem muitos candidatos que fazem desenhos ou simplesmente assinam na sua redação. Além disso, desenhos ou mensagens que não se relacionem com a temática da sua redação também não são permitidos e podem ser motivo de desclassificação. 

8 – Evite inserir grandes parágrafos em língua estrangeira

O uso de alguns exemplos, termos e frases em língua estrangeira é permitido ao longo da redação. Entretanto, não se deve inserir grandes parágrafos ou a maioria do texto em língua estrangeira. Isso pode ser motivo para zerar a redação do candidato. 

Aulas ao vivo de redação

9 – Atente-se ao uso correto de letras maiúsculas e/ou minúsculas

Outro ponto importante para melhorar a estética textual da sua redação é o uso de letras maiúsculas e minúsculas. Lembre-se de iniciar o título e os parágrafos com as maiúsculas e inseri-las de forma adequada ao longo do texto. 

10 – Evite o uso de gírias

O uso de gírias e jargões pode variar de acordo com a região, tempo, profissão e diversos outros fatores. Sendo assim, é possível que você use algum termo que, provavelmente, o seu corretor não conheça – o que não parece uma boa ideia, pois compromete a compreensão do seu texto. Por isso, evite ao máximo o uso de gírias. Concentre-se, apenas, em expor a sua tese e argumentar de forma racional acerca do tema.  

11 – Não exagere nos espaçamentos

Para melhorar a estética textual da sua redação, lembre-se de não exagerar nos espaçamentos. Além de comprometer a apresentação final, pode passar a ideia de que você está tentando ocupar as linhas e não tem conhecimento sobre o assunto.

12 – Evite expressões que você não conhece

É comum que, na tentativa de impressionar o corretor, você use expressões rebuscadas ou tente inserir termos vistos nos textos motivadores. Entretanto, caso você não saiba o significado desses termos, evite usá-los. Além de passar a impressão errada, você pode comprometer a escrita do seu texto.

13 – Faça uma padronização dos parágrafos

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de padronizar os tamanhos dos parágrafos ao longo texto. Por exemplo, se você fez dois parágrafos argumentativos (desenvolvimento), tente manter um número de linhas equivalente e não muito diferente. Isso auxiliará na harmonização, e, portanto, a melhorar a estética textual da sua redação.

Planeje o seu texto para melhorar a estética textual da sua redação!

O segredo é planejar bem o conteúdo e estruturar a sua redação de forma adequada. Após entender o processo necessário para melhorar a estética textual da sua redação, chegou a hora de partir para a prática!

Ademais, a plataforma de ensino de redação da Corrija-me possui métodos de correção, revisão e dicas exclusivas para ajudá-lo a treinar redação e garantir a sonhada aprovação. 

Esse conteúdo ajudou você? Compartilhe com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.