Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Investir em livros para melhorar sua escrita é a melhor alternativa para quem quer se sair bem nos processos seletivos, concursos e vestibulares. Ler muito é indispensável para ampliar seu vocabulário e construir um vasto repertório sociocultural, elemento fundamental para enriquecer a argumentação em uma redação dissertativo-argumentativa.
Nesse cenário, separamos alguns livros para melhorar sua escrita e desenvolver habilidades essenciais para produzir excelentes textos dissertativo-argumentativos. Saiba mais a seguir:
1) O Conto da Aia – Margaret Atwood
Em primeiro lugar, um dos livros para melhorar sua escrita para a redação é a obra O Conto da Aia, escrito por Margaret Atwood. Trata-se de um romance em um futuro distópico, no qual há privação de direitos às mulheres e submissão a um regime opressor. Essa leitura é essencial para refletir sobre questões de gênero, opressão e direitos individuais, com exemplos pertinentes para redações com temas sociais.
2) 1984 – George Orwell
Outro livro é a obra 1984, escrita pelo autor George Orwell, que apresenta uma reflexão sobre a vigilância, manipulação da informação e autoritarismo. É uma excelente referência para discutir temas como liberdade, política e ética. Sendo assim, essa obra permite embasar a escrita sobre temas atuais relacionados à manipulação midiática ou controle social.
3) O Sol é Para Todos – Harper Lee
Entre os livros para melhorar sua escrita para a redação destaca-se também a obra “O Sol é Para Todos”, escrita por Harper Lee. Narra um romance que acontece no sul dos Estados Unidos durante a década de 1930 e trata de questões como racismo, injustiça, desigualdade e direitos humanos. É um exemplo excelente para citar em redações sobre desigualdade social, preconceito e direitos humanos.
4) O Quinze – Rachel de Queiroz
Uma obra que também pode ampliar seu repertório sociocultural e alavancar sua nota nos processos seletivos é o livro “O Quinze”, escrito por Rachel de Queiroz. Trata-se de uma obra nacional publicada em 1930. A história se passa no sertão cearense e retrata a grande seca de 1915, uma das mais devastadoras do Nordeste, e suas consequências para a população sertaneja.
Sendo assim, permite discutir questões ambientais e climáticas, como seca, desertificação e seus impactos sociais, assim como oferece repertório para abordar migração forçada, êxodo rural e vulnerabilidade social.
5) Capitães da Areia – Jorge Amado
Não deixe de incluir também a obra “Capitães de Areia”, de Jorge Amado, na lista de livros para melhorar sua escrita para a redação. Publicada em 1937, trata-se de um marco na literatura brasileira por retratar a vida de crianças e adolescentes abandonados que vivem nas ruas de Salvador.
O livro vai além de um retrato social: é um protesto contra o abandono infantil e a desigualdade urbana. Jorge Amado constrói personagens complexos, mostrando que, por trás da criminalidade, existem histórias de exclusão, pobreza e falta de oportunidades.
Pode-se usar essa obra para fundamentar, por exemplo, temas sobre desigualdade social, violência urbana, falta de acesso à educação e direitos da criança e do adolescente.
6) Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro
O livro “Pequeno Manual Antirracista”, escrito pela autora Djamila Ribeiro, possui conceitos fundamentais para compreender o racismo estrutural e suas consequências práticas. É um documento que amplia a consciência social e fornece insumos para debater a igualdade. Trata-se, portanto, de um excelente repertório para escrever sobre temas como diversidade, discriminação racial, políticas afirmativas e cidadania.
7) A Era dos Extremos – Eric Hobsbawm
“A Era dos Extremos: O Breve Século XX”, publicado em 1991, é considerado uma das obras históricas mais influentes do século XX. Escrito pelo historiador britânico Eric Hobsbawm, o livro faz uma leitura densa e crítica do que ele chama de “século curto”, um período que começa com a Primeira Guerra Mundial e termina com o colapso da União Soviética.
Esse livro é fundamental para se preparar para a redação, seja qual for a banca examinadora. Isso porque amplia a capacidade de compreender a causalidade histórica, ou seja, como eventos e mudanças estruturais em política, economia, tecnologia e cultura influenciam o presente. Essa visão é essencial, portanto, para criar textos profundos, com pensamento crítico e boa fundamentação.
8) A Sociedade do Cansaço – Byung-Chul Han
Destaca-se também entre os livros para melhorar sua escrita para redação a obra “A Sociedade do Cansaço”, publicada em 2010 pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han. O autor argumenta que vivemos em uma sociedade do desempenho, diferente da sociedade disciplinar descrita por Michel Foucault.
Enquanto antes as pessoas eram controladas por instituições rígidas (prisões, escolas, fábricas) e regras impostas por autoridades externas, hoje vivemos sob uma lógica de cobrança e produtividade.
9) O Príncipe – Nicolau Maquiavel
“O Príncipe”, escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, durante o Renascimento italiano, aborda a conquista e manutenção do poder. O livro rompe com a visão idealista da política da época e propõe uma análise pragmática, realista e até “amoral” do comportamento dos governantes.
Trata-se, portanto, de uma excelente obra para fundamentar discussões sobre política realista, poder e liderança, assim como a análise de temas como a corrupção, ética na política e governança.
10) O Capital – Karl Marx
Por último, mas não menos importante, entre os livros para melhorar sua escrita para a redação, não poderia faltar “O Capital”, de Karl Marx. Trata-se de uma análise crítica do sistema capitalista, focando em como o capital opera para gerar lucro, explorar trabalhadores e reproduzir desigualdades sociais. Pode ser usado como repertório para propostas sobre desigualdade social, trabalho e economia.
Leia também: As melhores fontes para coletar repertório sociocultural para sua redação
Use esses livros para melhorar sua escrita para a redação e demonstrar um vasto repertório!
Esses são alguns dos livros para melhorar sua escrita para a redação, mas a verdade é que qualquer obra pode ajudá-lo a estimular a análise crítica, mudar sua forma de pensar e fornecer ideias para sustentar seus argumentos. Eles transformam, portanto, não só a qualidade do seu texto, mas também a profundidade do seu raciocínio.
E para ajudá-lo nos estudos para a redação, conte com o suporte de uma plataforma completa, com profissionais especializados para realizar a correção e a revisão dos seus textos! Na Corrija-me, você tem acesso a um vasto conteúdo, sugestões de temas, materiais completos, cursos de redação e muito mais.
Seja nosso aluno e prepare-se para conquistar a vaga dos seus sonhos em vestibulares ou concursos!
Deixe um comentário