10 dicas de organização para aumentar a produtividade nos estudos de redação

Quem deseja aumentar a produtividade nos estudos de redação deve saber que o elemento chave para isso é uma boa organização. Hoje em dia, existem uma série de ferramentas que contribuem para o planejamento e execução das atividades rotineiras.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Manter uma rotina de estudos eficiente é resultado de uma boa administração do tempo e gerenciamento de atividades. Muitos alunos que se preparam para vestibulares e concursos sofrem com a procrastinação e, por consequência, ficam desmotivados. O objetivo deste artigo, contudo, é mostrar que existe solução e que é possível sim aumentar a produtividade nos estudos de redação. 

Embora a produção textual seja um dos principais motivos de ansiedade para os candidatos, a chave para deixar esse nervosismo de lado e melhorar a produtividade está no preparo adequado. 

O planejamento é fundamental para a execução da redação. Além do mais, acredite: ainda que o tema seja um elemento surpresa no momento da prova, quando o aluno pratica e está familiarizado com a estrutura, ela já não será mais um bicho de sete cabeças e o processo será facilitado. Pensando nisso, elaboramos 10 dicas de organização para aumentar a produtividade nos estudos de redação. Veja a seguir:

1 – Faça um cronograma de estudos

Em primeiro lugar, se você deseja aumentar a produtividade nos estudos de redação, nossa dica é: faça um cronograma de estudos! Hoje em dia, existem diversos aplicativos, como o Google Agenda, que auxiliam na organização diária, semanal e mensal das atividades. Sendo assim, você pode separar uma matéria específica para cada dia, por exemplo. 

Você pode selecionar as atividades que precisa realizar em um determinado período de tempo e ainda separar seus horários livres e como aproveitá-los de forma adequada. Crie também um Plano B, afinal, nem sempre tudo sairá conforme o esperado (e tudo bem!). É completamente normal que imprevistos aconteçam. 

2 – Utilize ferramentas para otimizar a gestão de atividades

Existem algumas ferramentas que podem facilitar a vida do estudante e aumentar sua produtividade nos estudos de redação. Hoje em dia, são diversos os aplicativos aos quais podemos recorrer para manter a rotina organizada e, sem dúvidas, eles são indispensáveis na vida de um vestibulando ou concurseiro. 

O Trello, por exemplo, é uma excelente plataforma para gerenciar o andamento de atividades. Aproveite esse recurso! 

3 – Selecione o que é prioridade

Definir prioridades deve ser uma regra no cotidiano de estudantes que desejam aumentar a produtividade nos estudos de redação. Muitas vezes, selecionamos uma lista com diversas atividades que devemos fazer, mas acabamos realizando o que é supérfluo e deixando de lado coisas importantes. Uma boa dica é atentar-se para os prazos, pois eles serão um instrumento de seleção em relação ao que deve ser feito com maior antecedência e, possivelmente, poderá evitar futuras dores de cabeça.

4. Organize seu espaço de estudos

Ademais, vamos ao local onde tudo começa: o espaço de estudos. É muito importante reservar um ambiente tranquilo e silencioso, em que você possa manter a concentração no que deve ser feito. Se você tiver uma escrivaninha, organize-a e deixe apenas os objetos necessários para os estudos. A limpeza e organização serão fundamentais para aumentar a produtividade nos estudos de redação.

5. Separe horários para cada atividade

aumentar produtividade Outra dica importante é selecionar horários específicos para cada atividade. Se você tem a opção de escolher, pense, por exemplo, nos horários em que você é mais produtivo e aproveite esse tempo para estudar matérias complexas, que demandam mais atenção. Por exemplo, se você tem mais energia e disposição durante o dia, prefira usar esse período para produzir sua redação.

6. Crie metas

Criar metas é importante para estimar os resultados que você almeja. Isso facilita o processo de execução, e, por consequência, pode aumentar a produtividade nos estudos de redação. Lembre-se, contudo, de que metas não são objetivos. Elas precisam ser específicas, pois são ações simples que transformarão um determinado objetivo em realidade. Você pode optar pela criação de metas diárias, semanais ou até mensais. 

7. Evite qualquer tipo de distração 

No mais, aqui vai uma dica importante: evite todo e qualquer tipo de distração! É muito comum o ato de interromper uma atividade para mexer no celular, por exemplo. Quando você menos espera, já se passaram minutos e você perdeu o foco no que precisava ser feito. Resultado: procrastinação! 

Por isso, se você tem esse hábito, desligue o celular, coloque-o em outro ambiente, dentro da gaveta ou em qualquer lugar longe do seu alcance. Isso pode ajudar a aumentar a produtividade nos estudos de redação.

8. Garanta uma boa iluminação 

Uma boa iluminação no ambiente de estudos também é importante para a concentração e produtividade. Sabe por quê? Além de reduzir os riscos de dor de cabeça, é uma forma de manter o foco no que está sendo feito. Fora que uma má iluminação pode provocar ardência nos olhos – causando a chamada “fadiga visual” e até, a longo prazo, prejudicar a visão. 

Aulas ao vivo de redação

9. Mantenha a saúde em dia

Sim, para aumentar sua produtividade é preciso manter a saúde em dia, afinal, você não é um robô. Muitos alunos acreditam que passar horas sem parar de estudar será mais produtivo, mas é exatamente o contrário. Além disso, realizar exercícios físicos é fundamental para manter a disposição. 

10. Selecione atividades para realizar no tempo livre

Os momentos de lazer e descanso também refletem no nível de produtividade. Por isso, organize-se e selecione atividades que podem ser feitas no tempo livre, como por exemplo, passear com seu cachorro, ler um livro, assistir a um filme de que você gosta e passar um tempo com a família e amigos. 

Desfrute dessas dicas e aumente a produtividade nos estudos de redação! 

Todas as dicas acima apresentadas são fundamentais não só para aumentar a produtividade nos estudos de redação, como também manter o bem-estar do indivíduo.

Nós da plataforma Corrija-me incentivamos nossos alunos a construírem um equilíbrio e a manter a dedicação sem deixar de lado a qualidade de vida. Ao seguir essas dicas, é possível aproveitar ainda mais as aulas e materiais que disponibilizamos, bem como manter o foco na produção adequada das redações.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e confira outros materiais relevantes!

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.