Tema da redação do Unicamp 2024

A redação é uma importante etapa para quem quer ingressar na Unicamp 2024. Neste artigo, trouxemos possíveis abordagens de acordo com os textos motivadores, que os candidatos poderiam seguir de acordo com as propostas de redação. Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A redação do Unicamp 2024 trouxe um tema de grande relevância para reflexão e argumentação dos candidatos. A segunda fase da prova para ingresso na Universidade Estadual de Campinas, que aconteceu neste domingo (3/12), contou com questões de linguagens e ciências da natureza. 

Vale destacar que, semelhante a edições anteriores, a banca examinadora inseriu duas propostas de redação, com temas e gêneros textuais diferentes para que os participantes pudessem escolher apenas uma.

Pensando nisso, nós da Corrija-me preparamos um artigo com todas as informações sobre o tema da redação do Unicamp 2024. Acompanhe o conteúdo e saiba mais a seguir: 

Proposta 1 – redação do Unicamp 2024

Na primeira proposta, a banca da redação do Unicamp 2024 solicitou a escrita de uma carta-denúncia, abordando os direitos das empregadas domésticas. No texto de apoio, foi apresentada uma situação em que o candidato deveria se colocar numa situação delicada, em que presenciou uma situação de exploração de uma empregada doméstica.

Com base nesse contexto, caberia ao participante argumentar em torno dos direitos trabalhistas que ela possui. Além disso,  deveria se posicionar como se estivesse realizando uma carta para o Ministério do Trabalho, denunciando a situação em questão. Para isso, a banca disponibilizou seis textos de apoio. 

Texto de apoio 1 – Redação do Unicamp 2024

Em primeiro lugar, estava uma matéria da Folha de São Paulo, com o título “135 anos após a Lei Áurea, trabalho análogo à escravidão tem ápice em 12 anos”, a qual destacava um dado do Ministério do Trabalho sobre o trabalho escravo – infelizmente muito presente na atualidade. O candidato poderia usar esse excerto para associar a sua produção aos casos de exploração do trabalhador.

Texto de apoio 2

O segundo texto de apoio era um depoimento, também da Folha de São Paulo. Com a personagem Vera, de nome fictício, ele conta mais uma história de uma empregada doméstica que vivenciou a situação do trabalho escravo por anos da sua vida. 

Esse texto seria indispensável para o candidato compreender melhor como isso pode afetar uma pessoa, de modo a usar exemplos na carta-denúncia que evidenciam a importância da maior atenção e investigação a esses casos. 

Texto de apoio 3 

O próximo texto disponível na redação do Unicamp 2024, era da Estação Brasil e denunciava o trabalho escravo ainda na sociedade contemporânea. Um ponto marcante que poderia ser aproveitado na argumentação é a grande exploração que existe hoje em dia e a perpetuação desse problema entre gerações.

Texto de apoio 4

No quarto texto motivador, a banca disponibilizou um trecho do livro “A doméstica imaginária: literatura, testemunhos e a invenção da empregada doméstica no Brasil”, de autoria de Sônia Roncador. 

Trata-se de uma crítica, mas com situações muito presentes na realidade das empregadas domésticas. Esse texto também poderia levar o participante a pensar outras formas de desrespeito muito comuns, também levando em consideração o tratamento negativo que é dirigido à trabalhadores domésticos. 

Texto de apoio 5

Por fim, o último texto trazia dados do IBGE, que mostram um retrocesso também em termos de condições trabalhistas para as empregadas domésticas. Caberia ao candidato refletir que, se o próprio Estado não propiciar as condições ideais para essas trabalhadoras, a própria sociedade também não fornece a valorização e reconhecimento necessários para essa profissão. 

Proposta 1 - redação do Unicamp 2024

Proposta 2 – redação do Unicamp 2024

Na segunda proposta da redação do Unicamp 2024, o candidato deveria pensar como se estivesse em uma Simulação de debates na ONU. Sendo assim, como representante da delegação brasileira deveria elaborar uma contrarresposta à opinião do representante da Hungria – um país que é contra a política de acolhimento a refugiados.

O participante, por sua vez, deveria defender o acolhimento aos refugiados por meio de um discurso bem embasado, já que tinha como obrigação representar o Brasil, cuja política externa é favorável à inserção, acomodação e defesa dos refugiados. Para isso, a banca disponibilizou uma coletânea com seis textos de apoio, que deveriam ser obrigatoriamente utilizados.

Texto de apoio 1 – Redação do Unicamp 2024

O primeiro texto de apoio era a definição do termo “refugiados”. A última frase do excerto seria uma importante ferramenta de argumentação, pois menciona a necessidade da “proteção internacional” para esses indivíduos. O candidato, por sua vez, já poderia utilizar a seu favor para iniciar uma defesa a esse acolhimento, sobretudo no sentido humanitário. 

Texto de apoio 2

O segundo trecho de apoio da redação da Unicamp 2024 era uma fala do ministro da Hungria, em que ele apresentava o seu posicionamento contrário ao acolhimento. No texto, ele indicava que os refugiados trariam consequências como terrorismo e dificuldades sociais. Além disso, também destaca que eles não deveriam “se misturar” com outras raças. Esse ponto, portanto, merece atenção pela xenofobia presente na fala, que poderia ser um viés de refutação no discurso do candidato.

Texto de apoio 3 

O terceiro texto era uma charge com os refugiados caindo do barco – o que muitas vezes é consequência da saída de pessoas em grande quantidade do seu país de origem em situações de perseguição e guerra. Ele mostra, portanto, a importância do apoio para salvar vidas. Sendo assim, esse também seria um bom tópico para desenvolvimento do discurso.

Texto de apoio 4

O texto 4 era uma pesquisa de opinião com os brasileiros sobre a obrigação humanitária ao receber refugiados e as ações de apoio – que ainda são poucas no país. Esse fato aponta para a necessidade de implementação de medidas, que também poderiam ser apresentadas no discurso. 

Texto de apoio 5 e 6

No texto 5 da segunda proposta da redação do Unicamp 2024 trouxe o Art. 4 da Constituição de 1988. Trata-se, portanto, de um excelente instrumento de argumentação para os participantes. Isso porque prevê, em termos da lei, a garantia de direitos humanos para acolhimento aos refugiados. Por fim, o último texto apontou possíveis formas de intervenção e acolhimento para essas pessoas. 

Confira a prova de redação completa. 

Quer saber mais sobre a redação do Unicamp 2024? Conte com a Corrija-me!

Trouxemos neste artigo uma análise comentada de algumas possíveis abordagens que poderiam ser utilizadas com base nas propostas e textos de apoio da redação do Unicamp 2024.

Lembre-se, porém, de que o estudo e a prática são indispensáveis para você garantir um bom desempenho nesta e em outras edições do exame. Na Corrija-me temos uma plataforma com cursos, aulas, correções de redações e uma equipe especializada para dar todo o suporte que você precisa.

Consulte nosso site de correção de redação e desfrute das vantagens de ser nosso aluno!

Aulas ao vivo de redação

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *