Tema da redação do Banco do Brasil 2015 – Veja também a Prova e Gabarito

Conhecer o tema da redação do Banco do Brasil 2015 é uma das principais estratégias para quem deseja se familiarizar com a banca (Fundação Cesgranrio) e se preparar para as próximas provas. Leia o artigo e saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Estudar a redação do Banco do Brasil 2015 e as demais propostas dos anos subsequentes é uma das principais dicas para quem está se preparando para os próximos concursos. Em 2023, a prova acontecerá no dia 23 de abril, com vagas para o cargo de escriturário. 

Embora os temas sejam diferentes, entender o estilo de cobrança da Fundação Cesgranrio (banca examinadora) é um dos pilares para alcançar a nota desejada. Isso porque, para se dar bem na produção textual, o candidato também precisa considerar a sua estratégia a partir do perfil da prova.

Quer aprender a escrever redações para o concurso do Banco do Brasil? Clique aqui!

Neste cenário, a equipe do Corrija-me realizou uma análise da prova de redação do Banco do Brasil 2015 e elencou algumas questões importantes para você estudar. Leia o artigo completo e saiba mais a seguir:

Qual foi o tema da redação do Banco do Brasil 2015? 

tema da redação do Banco do Brasil 2015

Em primeiro lugar, é preciso conhecer o tema solicitado na redação do Banco do Brasil 2015 que, nesse ano, foi: “É possível conciliar os interesses pessoais do trabalhador e os interesses da organização?”. A ideia era que o candidato pudesse refletir sobre as condições de trabalho, sobretudo ao considerar que antes de um funcionário, existe uma pessoa com vida social, familiar, e outras questões. 

Por isso, a proposta da banca tinha como objetivo mencionar a questão de benefícios no ambiente corporativo, bem como o fato de que o bem-estar do colaborador pode influenciar diretamente na qualidade de entrega e produtividade. Algumas questões, como a Síndrome de Burnout, poderiam ser usadas como repertório para reflexão dos candidatos. 

No mais, a banca disponibilizou cinco textos de apoio para dar embasamento ao tema. Veja a seguir quais são: 

Texto de apoio 1

O primeiro texto foi um artigo do site “Estudo Administração”, de autoria de Walter Júnior, cujo título era “Importância da Gestão de pessoas nas organizações”. A abordagem se referia à questão da gestão de pessoas nas empresas, sendo essa preocupação um diferencial para o sucesso organizacional. Além disso, também trazia a questão do comprometimento apropriado, necessário por parte dos colaboradores. 

Texto de apoio 2

O segundo texto de apoio que a banca selecionou foi da “Revista da Universidade Estadual de Campinas” (Unicamp), que tinha como título “O trabalho como fonte de prazer (ou não)”, de autoria de Antônio Roberto Fava. Ele mencionava a questão da felicidade no ambiente de trabalho, destacando as más condições como um dos fatores para que os colaboradores se sintam infelizes nesse processo.

Texto de apoio 3

Redação do Banco do Brasil 2015

O terceiro texto motivador da redação do Banco do Brasil 2015, era um artigo da Revista Mais Equilíbrio, cujo título era “Trabalhar com prazer”. Ele falava sobre a expectativa do funcionário em relação a execução da sua função, mencionando que as mudanças não são apenas sobre as empresas, mas sobre o que o colaborador espera do trabalho. Uma das questões que podem remeter a esse trecho é a questão da atividade remota, pois subentende as novas tecnologias e formatos que podem existir para maior flexibilidade no que se refere à conciliação com seus interesses pessoais, por exemplo. 

Texto de apoio 4

O quarto texto era, na verdade, um pequeno trecho de título “Sobre pessoas e organizações” do livro “Administração bancária: uma visão aplicada”. Ele falava sobre o trabalho como um instrumento que garante a dignidade humana, sendo essa uma necessidade que desenvolve o potencial do ser humano.

Texto de apoio 5

Por último, mas não menos importante, o texto de apoio 5 trazia um novo trecho do livro “Administração bancária: uma visão aplicada”.

Ele mencionava alguns termos importantes no que se refere aos interesses das empresas e trabalhadores e a gestão de pessoas, entre os quais se destacam: liderança, motivação, cultura, mudança, poder, motivação, comunicação interpessoal, ética, responsabilidade social, entre outros. 

O objetivo, através da leitura dos textos, era que os candidatos pudessem ter uma visão mais ampla sobre o tema e estimular novos insights para a produção da redação. Vale destacar que a banca pediu um ponto de vista pessoal, em que o candidato pudesse defender essa ideia na escrita de um texto dissertativo-argumentativo. 

Correção de redação

Os critérios de avaliação da redação do Banco do Brasil 2015

Entre os critérios de avaliação,ue foram dispostos na redação, estavam:

  • Apresentar a existência de domínio ao usar a norma padrão da língua portuguesa;
  • Abordar o tema de acordo com o que foi elencado na proposta;
  • Escrever a redação no tipo de texto que foi solicitado – no caso, o dissertativo-argumentativo, seguindo as regras da estrutura;
  • Defender um ponto de vista ao longo da escrita, com base no repertório sociocultural, seleção, organização e relação entre os argumentos a serem utilizados;
  • Entre outros.

O candidato, por sua vez, deveria atender a esses critérios – tendo em vista que eles seriam utilizados para a avaliação dos corretores de redação. 

Confira as provas e gabaritos, incluindo a proposta de redação do Banco do Brasil 2015

Confira a redação do Banco do Brasil 2015 e se prepare para a próxima prova!

Por fim, o objetivo deste artigo foi trazer as principais informações sobre o tema da redação do Banco do Brasil 2015. Vale destacar que uma excelente maneira de se sair bem nessa área do conhecimento é entendendo bem o estilo de cobrança da banca e estudando por outras redações que tiveram nota máxima. 

Sendo assim, se você está se preparando para os próximos processos seletivos do Banco do Brasil, conte com a Corrija-me! Temos uma plataforma completa de redação para quem deseja melhorar o desempenho da escrita nos concursos e vestibulares. Para isso, contamos com uma série de cursos, aulas, dicas, e suporte de profissionais qualificados na revisão e correção de redação

Não espere mais para garantir a vaga dos sonhos! Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos planos. 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *