Tema da redação da UEM 2024

A prova da UEM 2024 está se aproximando e muitos candidatos costumam se perguntar qual tema será proposto pela banca. Embora não seja possível prever o tema exato, o time Corrija-me trouxe algumas apostas com base no histórico da banca e atualizações no território brasileiro. Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

O tema da redação da UEM 2024 está entre as principais preocupações dos candidatos. A prova da Universidade Estadual de Maringá (UEM) acontecerá no dia 14 de julho e os participantes que quiserem conquistar um bom resultado também precisarão se empenhar na redação. 

A cada ano, os vestibulandos se deparam com temas que exigem ampla análise, argumentação crítica e domínio da escrita formal.

Sendo assim, para ajudá-lo a se preparar para o vestibular UEM 2024, nós da Corrija-me preparamos este artigo com as principais possibilidades para o tema da redação da UEM 2024, com base em um estudo aprofundado do histórico da banca examinadora, e muitas dicas para desenvolver uma redação nota 10! Vamos lá?

Tema da redação da UEM 2024: possíveis temas

Com base na análise do histórico da banca e das tendências atuais, o tema da redação da UEM 2024 pode abordar as seguintes questões: 

Futuro do trabalho na era da automação

O tema da redação da UEM 2024 pode englobar a ascensão da inteligência artificial (IA) e seu impacto no mercado, novas oportunidades e desafios no mercado de trabalho, necessidade de educação para o futuro, importância do trabalho humanizado, entre outras questões. 

A banca pode levar o candidato à reflexão sobre como a automação e a inteligência artificial estão impactando empregos tradicionais e criando novas oportunidades.

Crise climática e seus reflexos no Brasil

Um possível tema da redação da UEM 2024 é a questão da urgência das ações climáticas. Os eventos extremos, como secas, inundações, migração climática, mostram a necessidade de ações urgentes para reduzir os impactos das mudanças climáticas. Dentro dessas questões, o caso das enchentes no Rio Grande do Sul, por exemplo, pode ser uma abordagem para o candidato. 

Direitos humanos e minorias no território brasileiro

Os aspectos relacionados às minorias também são uma possibilidade de abordagem no tema da redação da UEM 2024. A banca pode entrar em assuntos mais específicos, como o combate à discriminação e ao preconceito, valorização da diversidade, entre outras problemáticas de cunho social. 

O equilíbrio entre a economia e desenvolvimento sustentável

Entre as possibilidades de tema da redação da UEM 2024, também pode-se destacar a questão do desenvolvimento sustentável. Algumas questões, como a formas de equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental são de grande relevância econômica, ambiental e social.

Esse tema permite uma ampla gama de abordagens, desde a análise de políticas de desenvolvimento urbano até a implementação de tecnologias verdes na indústria. Por isso, pode sim ser uma aposta da banca para a redação da UEM!

A participação dos cidadão na democracia

Outra questão relevante e que pode ser tema da redação da UEM 2024, sobretudo em ano de eleições, é a participação ativa dos cidadãos. Algumas questões que podem ser exploradas são: 

  • O papel do cidadão na construção de uma sociedade democrática
  • Engajamento em movimentos sociais
  • A importância do voto consciente
  • As formas de participação política
  • A polêmica envolvendo as urnas eletrônicas e sua efetividade

Todos esses podem ser temas de grande relevância. 

Correção de redação

Como obter uma boa pontuação na redação da UEM?

Outro ponto que os candidatos precisam levar em consideração é que a UEM é uma das mais renomadas instituições de ensino superior do estado do Paraná – o que gera o aumento da concorrência. Sendo assim, obter uma boa nota na redação é uma das formas de se destacar entre os participantes e garantir a vaga almejada. E como obter uma boa pontuação na redação da UEM?

Em primeiro lugar, embora grande parte dos vestibulares e processos seletivos exijam um texto dissertativo-argumentativo, vale destacar que a UEM solicita diversos gêneros textuais. 

Sendo assim, o candidato não terá uma certeza quanto à estrutura, pois poderão ser definidas várias opções, como carta aberta, carta ao leitor, artigo de opinião, resposta argumentativa, relato, entre outros. Essas opções estão disponíveis no Manual do Candidato. 

Critérios de avaliação na redação UEM

Existem, no entanto, alguns critérios de avaliação que os corretores irão utilizar independentemente do tema, como:

  • Desenvolvimento adequado da temática: as redações precisam demonstrar uma compreensão profunda do tema proposto, indo além dos textos motivadores, exigindo que o candidato demonstre a sua capacidade reflexiva acerca da conjuntura que o cerca.
  • Seguir o gênero textual solicitado: cada gênero textual tem suas próprias características e expectativas, e é fundamental que você seja capaz de reconhecê-las e adaptar sua escrita. 
  • Manter a coesão e coerência: o texto precisaria ser fluido. Desse modo, o candidato deve integrar as ideias, mantendo uma sequência lógica. Neste tópico, o uso de conectivos é essencial. 
  • Dominar as normas da língua portuguesa: é preciso utilizar uma linguagem formal, de acordo com as regras gramaticais, ortográficas e de pontuação para evitar erros na sua redação.

Conquiste sua aprovação em qualquer tema da redação da UEM 2024!

Por fim, lembre-se de que a prática de diversos assuntos e gêneros textuais é fundamental para se sair bem em qualquer tema da redação da UEM 2024. Quanto mais você treina, mais preparado e familiarizado para escrever sobre questões diversas você estará. 

Lembre-se de que a UEM não solicita um gênero textual específico, por isso, é importante estudar todos os descritos no manual da banca. Além disso, vale destacar que eles apostam em temas atuais e relevantes, frequentemente relacionados à realidade social, política, econômica e cultural do Brasil. 

E se você quer impulsionar seus estudos para conquistar sua aprovação na redação UEM 2024, conte com a Corrija-me! Além de materiais, cursos, aulas e dicas exclusivas, temos uma equipe especializada para ajudá-lo no processo de correção e revisão dos seus textos. Desse modo, você saberá como e onde deve melhorar seus textos.

Acesse a plataforma de redação Corrija-me e seja nosso aluno. Sua vaga dos sonhos na UEM está à sua espera!

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *