Como vai ser a prova de redação do Concurso do Banco do Brasil 2023 – BANCA CESGRANRIO

Os candidatos que estão se preparando para o Concurso do Banco do Brasil 2023 precisam estar atentos aos detalhes da prova objetiva e treinar para a redação. Uma das principais dicas é estudar pelas provas anteriores e partir para a prática! Saiba mais.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A prova de redação do Concurso do Banco do Brasil 2023 está entre as principais preocupações dos candidatos. Com o edital publicado, as provas acontecem no dia 23 de abril de 2023 e as expectativas estão cada vez mais altas para a conquista da sonhada aprovação. Estão disponíveis seis mil vagas para o cargo de escriturário, de nível médio. 

A redação será de caráter eliminatório, sendo essa a segunda etapa do processo seletivo elaborado pela Banca Cesgranrio. Neste cenário, o candidato deverá saber montar a estrutura de um texto em prosa, do tipo textual dissertativo-argumentativo. 

No mais, elaboramos um artigo completo sobre como vai ser a prova de redação do concurso do Banco do Brasil 2023. Continue lendo e saiba mais: 

Temas anteriores da prova de redação do Concurso do Banco do Brasil

Quem já conferiu o edital do processo seletivo, já deve estar ciente das principais regras para a prova de redação do Concurso do Banco do Brasil 2023. Um ponto importante é verificar o que os temas possuem em comum e estudá-los ao máximo, a fim de conhecer melhor a abordagem da banca. Veja quais são os temas anteriores:

  • 1 – “O impacto da satisfação do empregado no desempenho da empresa” – Tema do ano de 2021 para a opção de agente comercial
  • 2 – “Os interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital” – Tema do ano de 2021 para a opção de agente comercial
  • 3 – “Desenvolvimento sustentável no Brasil” – Tema do ano de 2021 para a opção de agente comercial
  • 4 – “Aspectos negativos da pandemia na educação” – Tema do ano de 2021 para a opção de agente de tecnologia 
  • 5 – “Que motivação (filantropia ou competitividade) deve nortear as ações de responsabilidade social em uma empresa?” – Tema do ano de 2018, com três textos de apoio que mencionaram a questão da responsabilidade social no ambiente de trabalho. 
  • 6 – “É possível conciliar os interesses pessoais do trabalhador e os interesses da organização?” – Tema do ano de 2015, com cinco textos de apoio que mencionaram a questão da gestão na administração do trabalho. 
  • 7 – “Preservação do espaço público: um compromisso do cidadão com a sua cidade.” – Tema do ano de 2014, com cinco textos de apoio que mencionaram a questão da relação entre cidadania e preservação dos locais públicos.

Aprenda a escrever redações para o concurso do Banco do Brasil, clique aqui.

Vale destacar que, no ano de 2021, a ideia da banca era trazer uma proposta inovadora. No lugar de levar três textos de apoio com uma mesma temática, apresentou textos com temas diferentes, em que o candidato poderia escolher a melhor opção de acordo com seu conhecimento e repertório sociocultural.  

Prova de redação do Concurso do Banco do Brasil

Lista das provas e gabaritos para estudar

Como foi dito acima, uma das regras mais importantes para quem quer ser aprovado na prova de redação do Concurso do Banco do Brasil 2023 é estudar pelos exemplares dos processos seletivos anteriores. Por isso, nós da Corrija-me separamos as últimas 6 provas para você incluir no cronograma e se familiarizar com a Banca Cesgranrio. Veja a seguir:

3 dicas para estudar para a prova de redação do concurso do Banco do Brasil 2023

Por último, mas não menos importante, separamos algumas dicas para estudar para a prova de redação do concurso do Banco do Brasil 2023. Acompanhe a seguir:

Estude os temas anteriores

Ao longo do texto, mencionamos a importância de se estudar os temas anteriores. Isso porque, colabora para o seu entendimento sobre o funcionamento da banca e contribui para a internalização de uma padronização exigida pela banca. 

Conheça os critérios de avaliação 

Outro aspecto importante é conhecer os critérios de avaliação. Para ajudá-lo neste processo, selecionamos as normas que são solicitadas pela banca:

  • Escrever sua redação com adequação ao tema proposto;
  • Escrever sua redação no tipo textual que foi pedido;
  • Usar os mecanismos de coesão de forma adequada;
  • Demonstrar capacidade de seleção, organização e relação em coerência com os argumentos utilizados na redação;
  • Demonstrar ter domínio da norma padrão da língua portuguesa.

 

Use uma plataforma de redação

Uma dica importante para fazer uma boa redação é receber uma correção detalhada e profissional. Sendo assim, o auxílio de uma plataforma de correção de redação profissional, como a Corrija-me, torna-se essencial não apenas para praticar, como também para que você consiga entender quais são seus erros e evoluir na produção textual. 

Correção de redação

Aproveite essas dicas e garanta sua aprovação na prova de redação do Concurso do Banco do Brasil 2023!

Por fim, se você deseja realmente conquistar uma vaga na prova de redação do Concurso do Banco do Brasil 2023, saiba que nós podemos ajudar. A plataforma da Corrija-me possui uma série de recursos exclusivos pelos quais você pode estudar de forma eficaz, sem precisar sair de casa.

Além de aulas completas, nossos pacotes contam com correção e revisão de redações, sugestões, dicas e técnicas para facilitar seus estudos de redação, cursos e muito mais. Tudo isso a partir de modalidades que se adequam ao seu estágio de aprendizado, sendo ele iniciante, intermediário ou avançado. 

Não espere mais para aperfeiçoar sua escrita! Visite nosso site e saiba mais. 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *