Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
O planejamento textual é um dos recursos mais importantes para a produção de textos de qualidade. Antes mesmo de escrever a primeira linha do rascunho, é fundamental saber onde se quer chegar, os argumentos que serão utilizados e de que forma estabelecerá a organização de ideias.
Essa etapa é essencial para estudantes que se preparam para vestibulares, concursos ou simplesmente desejam melhorar suas habilidades de escrita, tendo em vista que dominar o planejamento textual é o primeiro passo para preparar textos mais coesos e convincentes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto:
Por que o planejamento textual é essencial?
Todo texto precisa de planejamento. E quando se trata do tipo dissertativo-argumentativo, essa organização é ainda mais importante, uma vez que é nesse momento que o escritor define o tema, a abordagem, os argumentos e a estrutura do texto. Esse processo ajuda a evitar repetições, contradições e lacunas de informação.
Ao contrário do que muitos imaginam, o planejamento textual não engessa a criatividade. Pelo contrário, ele oferece um mapa para orientar a produção, de modo que o autor tenha liberdade de criar dentro de uma estrutura organizada. Essa prática é usada até mesmo por jornalistas e escritores, pois possui diversos benefícios, por exemplo:
- Clareza e objetividade, uma vez que saber previamente o que será abordado evita desvios do tema.
- Ao definir a estrutura, a escrita torna-se mais rápida e qualificada, gerando economia de tempo.
- Melhor argumentação, já que é possível escolher os melhores exemplos e dados antes de iniciar o texto.
- Coesão textual, pois as ideias se conectam de maneira lógica, facilitando a compreensão do leitor.
- Ao planejar, fica mais fácil atender às exigências de cada tipo de texto e adequá-lo de acordo com o gênero (dissertativo, narrativo, descritivo etc.).
Quais são as etapas do planejamento textual?
Organizar um texto requer algumas etapas estratégicas, entre as quais estão:
Compreensão do tema
Antes de qualquer coisa, é essencial ler atentamente a proposta. Se possível, identifique o tema central e os aspectos que você precisa abordar. Essa etapa é fundamental para evitar tangenciamento ou fuga do tema. Por isso, anote as palavras-chave e reflita sobre a melhor abordagem para o público-alvo.
Brainstorming
O brainstorming nada mais é do que uma chuva de ideias. Essa etapa é fundamental no planejamento textual, pois você listará tudo que sabe e está relacionado ao tema, sem se preocupar inicialmente com a organização.
Nesse momento, a ideia é escrever tópicos soltos, dados relevantes, citações, exemplos históricos, estatísticas que possam embasar a argumentação… tudo que vier à mente. Essa fase estimula a criatividade e aumenta as possibilidades de desenvolvimento.
Organização dos argumentos
Agora sim você deverá selecionar e organizar os argumentos. Após levantar as ideias, você deverá escolher aquelas que melhor se conectam ao tema e ao objetivo do texto. Pense, portanto, em organizá-las de forma lógica: o que será dito primeiro? Qual argumento tem mais força para a conclusão? Essa sequência facilitará a coesão do texto e evitará repetições desnecessárias.
Construção da estrutura
A estrutura básica de um texto dissertativo-argumentativo (que é o formato mais solicitado nos processos seletivos, vestibulares e concursos) é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. A estrutura, porém, varia de acordo com o gênero, mas é indispensável a todos, como se fosse um “roteiro”.
Por isso, no planejamento textual, não deixe de determinar o que cada parte abordará, como:
- Introdução: apresentação do tema e da tese.
- Desenvolvimento: apresentação de argumentos.
- Conclusão: fechamento do texto com proposta de intervenção.
Elaboração do rascunho
Após definir a estrutura, é hora de escrever o rascunho seguindo a ordem do planejamento. Lembre-se, porém, de que o rascunho é um espaço para testar ideias, ajustar argumentos e lapidar a linguagem. Não se preocupe em deixá-lo perfeito de primeira.
Revisão final
Por último, mas não menos importante, temos a etapa da revisão. Embora muitas pessoas negligenciem essa fase, ela é uma das mais importantes do planejamento textual.
Isso porque é nesse momento que você analisa a coesão, a clareza, a gramática e a ortografia. Pergunte-se: as ideias estão claras? Há repetições? O texto atende à proposta? Depois de revisar, reescreva o que for necessário até chegar ao texto final.
Passo a passo para melhorar o planejamento textual
Existem algumas estratégias essenciais para potencializar o seu planejamento textual, por exemplo:
- Uso de mapas mentais para ajudar a visualizar as ideias de forma hierárquica;
- Definição de palavras-chave relacionadas ao tema principal, com o intuito de focar nos conceitos centrais para evitar dispersões (e fuga ao tema).
- Estudo de textos de referência, que tiveram boas avaliações, para aumentar o repertório.
- Prática, considerando que quanto mais você treina, mais rápido e eficiente se torna seu planejamento.
Quer potencializar seu planejamento textual? Conte com o suporte da Corrija-me!
Por fim, ao longo do artigo, vimos que o planejamento textual é uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa que deseja escrever com coesão e clareza. Organizar as ideias antes de passar para o papel ou para a tela permite que o texto flua de forma natural e tenha mais qualidade.
Além disso, ao adotar esse hábito, você economiza tempo, melhora a argumentação e aumenta suas chances de obter notas altas em provas e concursos. E se você quer aprimorar ainda mais suas habilidades de escrita, conhecer técnicas de argumentação e receber correções e feedbacks exclusivos, conte com a Corrija-me!
Com materiais completos, videoaulas e o suporte dos nossos especialistas de acordo com seu estágio de aprendizado (iniciante, intermediário ou avançado), você vai dominar o planejamento textual e todas as etapas de produção de textos.
Quer saber mais? Acesse nosso site e desfrute dos benefícios de ser nosso(a) aluno(a)!
Leia mais: Como fazer um ótimo esqueleto para produção de redação
Deixe um comentário