Os 10 últimos temas da redação Vunesp/Unesp

A prova de redação Vunesp é uma das mais esperadas por muitos vestibulandos. Afinal, ela é uma prova bastante tradicional. Conhecer quais os temas já foram solicitados no exame te ajuda a estudar melhor para tirar uma nota excelente no dia da prova.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

Você vai fazer a redação Vunesp? Assim como o Enem, essa etapa da prova da Unesp exige um texto que defenda uma tese de acordo com o tema proposto. Normalmente, o assunto é em forma de pergunta. Portanto, o candidato tem mais facilidade na hora de construir o texto.

Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio, essa redação não precisa de uma intervenção, ou seja, apresentar uma solução no final do texto. Porém, isso não significa que a redação deva ser concluída de qualquer forma. Afinal, é preciso ter coerência.

Redação Vunesp

Para você que vai fazer a redação Vunesp, vamos te deixar por dentro dos temas. Continue acompanhando e conheça quais foram os dez últimos assuntos abordados na prova. Boa leitura!

Conheça os 10 últimos temas da redação Vunesp

Listamos abaixo os dez últimos temas da redação Unesp. Portanto, confira quais são eles e veja como o assunto é abordado nessa etapa da prova:

1 – Tema 2021: Tempo é dinheiro?

Vunesp

Foram apresentados seis textos base para que o candidato se envolvesse com o tema. Após ler todos com calma e atenção, era preciso fazer um texto dissertativo-argumentativo. Além de usar os textos apresentados como referência, o aluno poderia se embasar em seus próprios conhecimentos. A redação era para ser escrita empregando a norma padrão da língua portuguesa.

2 – O carro é o novo cigarro? Tema da redação 2020

Com um tema muito interessante, os candidatos tiveram que fazer um texto dissertativo sobre a pergunta: “o carro é o novo cigarro?”. A prova trouxe quatro textos motivadores para dar mais embasamento ao aluno.

O objetivo foi abordar a questão do urbanismo, a grande presença dos automóveis nas cidades, a falta de políticas públicas e os impactos que isso causa para a sociedade.

3 – Redação Vunesp 2019: “Compro, logo existo?”

Nessa edição da redação Unesp, o candidato deveria recorrer a um conhecimento mais reflexivo, já que o tema era mais subjetivo e exigia que o aluno recrutasse argumentos que embasassem muito bem a sua posição ao escolher uma posição.

Prova da Vunesp

4 – Tema 2018: “O voto deveria ser facultativo no Brasil?”

O tema da redação Unesp 2018 foi “o voto deveria ser facultativo no Brasil?” Foi uma redação que teve muita repercussão, pois retomava uma discussão atual e que mobilizou muita polêmica.

5 – A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira? Tema 2017

A proposta da redação Unesp 2017 foi bem reflexiva e partia de uma análise mais social, cuja abordagem exigia que o aluno tivesse uma percepção dos abismos sociais entre ricos e pobres e que fizesse uma análise sobre a questão da concentração de renda.

6 – Tema 2016: “Banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?”

Prova vestibular

O tema da redação Unesp 2016 teve a motivação da foto do menino sírio encontrado na Turquia em 2015. A imagem sensibilizou todo o mundo devido à situação da Síria naquela época. Na ocasião, a banca questionou sobre o uso de imagens fortes na mídia. Afinal, foi banalização ou sensibilização?

7 – Redação Vunesp 2015: “O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

Com um assunto bastante polêmico, a banca da Unesp quis saber a opinião do candidato sobre o preconceito ainda vivido no Brasil. Essa etapa trouxe quatro textos de apoio para que o aluno desenvolvesse a sua dissertação.

Vunesp vestibular

8 – Tema 2014: “Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade Brasileira?

O tema desse ano trazia um questionamento a respeito da influência que o Congresso tem em relação à população brasileira e vice-versa. Nesse sentido, era importante avaliar que a corrupção parece estar associada a um aspecto cultural em nosso país.

9 – Redação Vunesp 2013: “Escrever: trabalho e inspiração”

Redação Vunesp

Os vestibulandos tiveram que fazer, em 2013, uma dissertação sobre um tema próximo a sua realidade. Afinal, a tecnologia faz o jovem não ter tanta necessidade de pegar um papel e caneta para escrever. 

10 – Tema 2012: A bajulação: virtude ou defeito?

Mais um tema polêmico e que, com certeza, divide opiniões. Isso porque a bajulação, ou o famoso “puxa-saco”, não é visto como algo negativo por muitos. Portanto, para escrever a dissertação, o candidato precisou de bons argumentos para desenvolver um texto coerente falando a sua opinião.

Como é a redação Vunesp?

A redação Unesp é a mais tradicional do país. A banca solicita o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, o que é comum em muitos vestibulares e também no Enem. Essa é uma maneira fácil de analisar a capacidade argumentativa do vestibulando.

Por isso, para fazer a redação, o aluno precisa de ter uma boa introdução, desenvolver o tema solicitado e concluir o seu raciocínio. Portanto, o que o candidato precisa é ter uma boa bagagem de conhecimento. Afinal, muitas vezes o tema é sobre o nosso dia a dia.

Estude com a Corrija-me

Vestibular

Para fazer uma boa redação Vunesp, é preciso conhecer bem as exigências da banca. Afinal, um bom texto precisa ser construído estrategicamente para obter uma boa nota e fazer o candidato ser aprovado.

Por isso, o vestibulando precisa ter ao lado pessoas que vão ajudá-lo a compreender essa etapa da prova. A estrutura do texto, por exemplo, mesmo sendo uma dissertação, precisa seguir uma lógica com introdução, desenvolvimento e conclusão. Portanto, a coerência das ideias vale mais do que seguir um modelo.

Com uma equipe especializada, a Corrija-me ajuda você a ser aprovado na redação Vunesp. Afinal, dará a você todo o suporte para desenvolver redações originais, coerentes e com excelentes argumentos.

O aluno tem a sua disposição uma completa plataforma de estudos de redação. Além de videoaulas para aprender melhor como desenvolver uma boa redação. Acesse o nosso site e saiba como ser nosso aluno!

Gostou do nosso texto? Então, aproveite para compartilhar essa informação e ajude a sua rede de amigos a aprender mais sobre a redação Vunesp.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *