Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Quem lê muito, escreve melhor – é bem provável que você já ouviu essa frase que remete à importância da leitura no desenvolvimento da escrita da redação. Além de ampliar o vocabulário, a prática de adquirir conhecimento por meio dos livros também estimula o raciocínio crítico e a criatividade na escrita.
Para melhor compreensão sobre o assunto, nós da Corrija-me preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre o impacto da leitura no desenvolvimento da escrita da redação. Confira a seguir e saiba mais:
Leitura e escrita: por que essas habilidades estão interligadas?
A resposta é simples: uma é consequência da outra. Ambas são interdependentes. Quem lê com frequência, seja livros, artigos, revistas ou outros tipos de textos, adquire repertório linguístico. Esse repertório, portanto, é essencial para desenvolver uma boa redação, seja para processos seletivos ou até mesmo de cunho pessoal e profissional.
Além disso, a leitura ajuda a compreender padrões gramaticais, estilos de escrita e estruturas textuais. Sendo assim, ao observar como os autores organizam suas ideias e somar com a sua própria essência, é possível replicar essas técnicas na própria produção textual.
Vale destacar que, quanto mais vozes e estilos literários você se propõe a conhecer, maior será a sua criatividade e a capacidade crítica, uma vez que esses elementos são fundamentais para uma boa redação.
Podemos comparar essa relação a dois edifícios que compartilham as mesmas fundações: um depende do outro.
E quais são os benefícios da leitura no desenvolvimento da escrita da redação?
São diversos os benefícios da leitura no desenvolvimento da escrita da redação. Separamos os principais. Veja a seguir:
Melhora do vocabulário e da escrita gramatical
Quanto mais você lê, mais estará exposto a um novo vocabulário. Ao ler livros variados, é possível aprender novas palavras, sinônimos e expressões que enriquecem sua redação. Por consequência, você poderá aplicar regras com mais facilidade, evitar erros gramaticais e escrever bons textos.
Desenvolvimento da capacidade crítica
Outro benefício que demonstra o impacto da leitura no desenvolvimento da escrita da redação é o desenvolvimento da capacidade crítica. Especialmente nos textos do tipo dissertativo-argumentativo – muito recorrente em concursos, vestibulares e processos seletivos, como o Enem – a análise crítica é de suma importância.
Ao ler outros textos argumentativos, por exemplo, inclusive de outros candidatos que tiveram um bom desempenho, é possível aprender a identificar onde você está errando e, com isso, melhorar. Isso treina o olhar crítico e, com isso, você poderá apurar sua capacidade de reflexão sobre os mais variados assuntos e argumentar melhor em redações futuras.
Estímulo da criatividade
Boas histórias e argumentos inspiram o desenvolvimento de ideias originais. A literatura é como um universo que oferece novas perspectivas e ideias que podem auxiliar na construção de novas criações. Esse é mais um benefício resultante da leitura no desenvolvimento da escrita da redação.
Conhecimento dos diferentes gêneros textuais
A análise de diferentes gêneros textuais auxilia na compreensão das características de cada um deles, incluindo crônicas, contos, artigos de opinião, reportagens, entre outros. Isso é fundamental para quem precisa produzir redações de concursos e vestibulares com formatos específicos.
Desse modo, é possível adaptar seu texto ao propósito e ao público-alvo, o que é um diferencial em qualquer redação.
Aumento do repertório sociocultural
Se você está prestes a participar de um concurso ou vestibular, mais um indicativo do impacto da leitura no desenvolvimento da escrita da redação é o aumento do repertório sociocultural.
A leitura de livros, artigos e até mesmo notícias atualizadas auxilia no processo de argumentação em uma redação.
Ao escrever sobre questões geográficas e relacionadas à globalização, por exemplo, leituras de autores como Milton Santos podem trazer excelentes reflexões. Já para temas relacionados à desigualdade social, obras como Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, podem ser uma boa fonte de conhecimento.
Por isso, leia muito e não hesite em escolher assuntos variados, pois isso será fundamental para construir um repertório diversificado.
Como ter uma leitura proveitosa?
Não faça apenas uma leitura, mas questione o que está sendo dito. A leitura crítica é um nível mais avançado de leitura, no qual você analisa o texto além de sua “superfície”. Por isso, identifique o ponto de vista do autor, os argumentos e como ele organiza as ideias. Você pode fazer esse exercício ao escrever seu próprio texto – não será do dia para noite, mas isso será muito proveitoso para o desenvolvimento da escrita da redação.
Além disso, outra dica importante é ter um caderno ou aplicativo para registrar termos que chamem sua atenção. Faça anotações enquanto lê, sublinhe trechos importantes e procure resumir o texto com suas próprias palavras. Isso ajuda a fixar os conceitos e melhora a retenção de informações.
O que fazer para construir o hábito de leitura?
Muitos escritores afirmam que a leitura é uma fonte inesgotável de inspiração. Sendo assim, se você quer aproveitar o impacto da leitura no desenvolvimento da escrita da redação, será preciso torná-la um hábito diário. Veja algumas dicas para começar a construir esse hábito:
- Defina metas: defina um tempo diário de leitura – você pode começar aos poucos. Por exemplo: ler pelo menos 15 minutos por dia.
- Diversifique os gêneros: experimente desde livros de ação e ficção científica até textos jornalísticos. Isso será importante também para construir repertório!
- Tenha um caderno de anotações: registre ideias, palavras novas ou termos que você achar interessantes.
- Reflita sobre o texto: após a leitura, escreva um resumo ou análise crítica – isso poderá treinar sua escrita.
A contribuição da leitura no desenvolvimento da escrita da redação
Por fim, podemos concluir que existe uma grande contribuição da leitura no desenvolvimento da escrita da redação. Sendo assim, leia o quanto puder, explore diversos gêneros e esteja sempre disposto(a) a aprender com os vários textos que passam por suas mãos.
E se você quer treinar sua escrita e aprimorar habilidades como capacidade crítica, bem como adquirir um bom repertório sociocultural para sua redação, conte com o suporte da Corrija-me! Nossa plataforma possui tudo que você precisa em cursos, aulas, materiais e profissionais qualificados para te ajudar.
Visite nosso site ou acesse nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo sobre redação!
Deixe um comentário