Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Quer melhorar sua redação em 30 dias, mas não sabe como? Este artigo é para você! Antes de tudo, você precisa se acalmar e entender que sim, é possível. Você precisará, porém, de dedicação diária, um plano estruturado e metas realistas. Esse pode ser o diferencial que faltava para alcançar seus objetivos, basta manter seu foco no objetivo.
Sendo assim, se você está se preparando para concursos e vestibulares ou simplesmente deseja escrever melhor no dia a dia, vamos guiá-lo neste passo a passo para evoluir na sua redação em 30 dias. É hora de tirar a redação da zona de medo e levá-la para a zona de domínio. Vamos lá? Saiba mais:
Fase 1 (Dias 1 a 3) – Organização
Em primeiro lugar, você precisa arrumar sua casa. Mas o que isso quer dizer na prática? Você precisa entender onde está. E para isso, deve seguir os seguintes passos:
- Escreva uma redação sobre um tema recente (vale usar propostas de provas anteriores).
- Peça a correção de um profissional com experiência ou utilize como suporte plataformas especializadas.
- Analise os principais erros: você tem dificuldade com estrutura? Argumentação? Coesão? Gramática? É preciso compreender onde o “calo” realmente aperta, pois é nesse elemento que você focará.
Ao organizar seu diagnóstico, monte um quadro com seus principais pontos fracos e fortes. Isso será o seu guia ao longo do plano.
Fase 2 (Dias 4 a 10) – Base da escrita
Após concluir a fase 1 com sucesso e compreender o que precisa melhorar, é hora de revisar os pilares da redação, que são:
- Estrutura da redação dissertativo-argumentativa (introdução, desenvolvimento, conclusão);
- Estratégias de tese e argumentação;
- Coesão e coerência;
- Gramática essencial: concordância, regência, crase, pontuação.
Um bom exercício que você deve fazer, neste caso, é aplicar o conteúdo que aprendeu e estruturar esse conteúdo em pequenos parágrafos. Se, por exemplo, você quer aprender os tipos de introdução, uma boa dica é treinar escrevendo 3 versões diferentes para uma mesma proposta.
Fase 3 (Dias 11 a 15) – Leitura estratégica
Não é segredo que uma boa escrita é consequência de muita leitura. É praticamente impossível escrever bem se você não tiver insumos e repertório para isso, concorda? Mas para melhorar sua redação em 30 dias, você deve ir além: é preciso considerar a leitura estratégica. Você precisa abastecer sua mente com repertório sociocultural e bons argumentos.
Algumas dicas de leitura, portanto, são:
- Matérias jornalísticas e reportagens de fontes confiáveis, como BBC, Piauí ou Revista AzMina;
- Artigos de opinião em jornais (como Folha, Estadão, Nexo);
- Podcasts e vídeos sobre atualidades e temas sociais.
Uma boa dica é anotar, todos os dias, 3 ideias que você poderia usar como repertório em uma redação. Depois, selecione uma e escreva um parágrafo argumentativo com base nela.
Fase 4 (Dias 16 a 22) – Escrita
Parabéns! Lá se foi metade da missão. E para seguir no objetivo de melhorar sua redação em 30 dias, o próximo passo é escrever redações completas. Para isso, você deve usar como auxílio modelos de estrutura e roteiros de planejamento para organizar suas ideias. Algumas dicas, portanto, são:
- Definir 1 tema por dia e separar 1h para produzir um texto;
- Usar um modelo com tópicos-chave, como: “Qual é o problema?”, “Por que isso é relevante?”, “Quais causas e consequências?”, “Como resolver?”;
- Priorizar a clareza, mantendo sempre sua escrita focada em frases curtas, objetivas e com pontuação adequada.
Lembre-se de deixar seu texto no período de “Incubação”, isto é, deixá-lo “dormir” e fazer a revisão no dia seguinte. Pode parecer que não, mas isso faz toda a diferença, pois te ajuda a identificar erros que antes, no momento da escrita, passaram despercebidos.
Fase 5 (Dias 23-27) – Faça simulações
Agora, para melhorar sua redação em 30 dias, entre os dias 23 até 27, deve focar em escrita autônoma e simulações. Em outras palavras, você deve fingir que está fazendo um processo seletivo, uma redação acadêmica ou até mesmo profissional. O desafio, portanto, é escrever uma redação sem consultar modelos, com um cronômetro para calcular seu tempo (entre 1h e 1h30 no máximo).
Por fim, a correção deve basear-se em critérios de correção oficiais (como os do Enem ou de bancas de concurso). Se possível, anote sua evolução diária. Veja o número de palavras, tipos de repertório usados, conectivos, tempo de produção e nota (caso haja correção por outra pessoa).
Fase 6 – (Dias 28 a 30) – Revisão
Muitos negligenciam essa etapa, no entanto, a revisão é imprescindível. Nesses últimos dias, foque em qualidade, não em quantidade. Procure revisar os principais pontos aprendidos e, para isso, o ideal é seguir essas etapas:
- Definir as redações mais importantes que você escreveu;
- Reescrever essas redações (agora incluindo melhorias de conteúdo, estrutura e linguagem);
Por último, mas não menos importante, faça uma autoavaliação comparando sua primeira redação com as mais recentes. Depois dos 30 dias, você terá produzido pelo menos 10 redações completas, e com certeza terá evoluído na escrita. Esse é o momento de ver no que você melhorou e acompanhar sua evolução ao longo desse processo.
Comece agora mesmo e prepare-se para melhorar sua redação em 30 dias com sucesso!
No mais, você não precisa de fórmulas mágicas para melhorar sua redação em 30 dias, mas sim estratégia, rotina e foco. Um plano de ação completo permite que você desenvolva, de forma progressiva, domínio sobre a escrita.
E para acelerar ainda mais essa evolução, contar com uma plataforma de redação especializada faz toda a diferença. Além de todo o suporte em correções personalizadas, a Corrija-me possui cursos, materiais e orientações práticas para cada etapa da sua escrita.
Acesse nosso site para conhecer nossos cursos e visite nosso blog para acompanhar mais conteúdos como este.
Deixe um comentário