Como melhorar o vocabulário para escrever redalção

Expandir o vocabulário é um recurso importante para quem deseja obter um bom desempenho na redação. Embora pareça uma tarefa difícil, com algumas estratégias e hábitos na rotina, é possível aprender novas palavras e usá-las com confiança, seja em textos para concursos, vestibulares ou outros tipos de redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Melhorar o vocabulário para escrever redação é o desejo de muitos candidatos a concursos e vestibulares. Afinal, essa é uma premissa importante caso você não queira repetir palavras com frequência. 

Além disso, ter um amplo leque de possibilidades nas palavras pode ajudar a enriquecer seu texto e obter um bom desempenho na sua produção de texto. Trata-se de um recurso importante não apenas para realizar provas e garantir uma boa pontuação, mas também para uso diário. 

Independentemente do tipo de texto, escrever bem e acompanhar as mudanças da língua portuguesa sempre será importante. Fora que isso pode ajudá-lo em apresentações, ou até mesmo na inserção para o mercado de trabalho. Mas, afinal, como melhorar o vocabulário para escrever redação? Acompanhe o artigo e confira dicas preciosas! 

Construa o hábito de ler mais

Em primeiro lugar, se você deseja melhorar o vocabulário para escrever redação, é muito importante que a leitura seja um hábito comum na sua rotina. Isso porque, quanto mais você lê sobre um determinado assunto, mais você o aprende, não é mesmo? 

E mais: dentro dessa prática, você também acaba descobrindo um universo de palavras que antes, não eram do seu conhecimento. De início, pode até parecer chato encontrar palavras das quais você não sabe o significado. Entretanto, quando você as pesquisar em um dicionário e perceber que é uma variação de uma outra que já conhece, estará aumentando o seu repertório. Ponto para você! 

Lembre-se, portanto, de variar em gêneros e formatos. Claro, se você for escrever uma redação no modelo dissertativo-argumentativo, por exemplo, pode priorizar a leitura (até mesmo para entender mais sobre a estrutura). No seu tempo livre, também pode aproveitar um romance, ficção científica e viajar no mundo das ideias! Isso o ajudará na argumentação e no aumento de vocabulário. 

Treine bastante a escrita

Outra dica importante para melhorar o vocabulário para escrever redação é treinar bastante a escrita. Quando você cria o hábito de ler, conhece novas palavras e soma isso à prática da escrita, é possível fixar o que aprendeu. Além disso, você pode ver novos modos de usar aquela palavra nova e acostumar-se a ela. 

Uma forma bacana de colocar isso em prática é se desafiar para que, a cada texto escrito, você use, pelo menos, uma quantidade X de palavras novas ao seu repertório. Sendo assim, se a cada nova redação você usar pelo menos 10 palavras novas, ao escrever 10 redações, você terá 100 novos termos no seu vocabulário. Vale o teste! 

MELHORAR VOCABULÁRIO

Entretenha-se com séries e filmes

Embora essa seja uma boa ideia para aproveitar os momentos de pausa, assistir a vídeos, filmes e séries também é uma forma de ampliar seu vocabulário. Você pode, por exemplo, separar um momento do dia para assistir a um documentário sobre o tema da sua redação antes de escrevê-la. Essa será uma boa forma de aprender mais sobre o assunto, e aumentar seu conhecimento em termos de palavras. 

Tenha o dicionário como seu aliado

Se você deseja melhorar o vocabulário para escrever redação, o dicionário deve ser o seu novo companheiro. Afinal, ao conhecer novas palavras, você pode não entender o significado delas. E vamos combinar que, nem sempre, você terá uma pessoa para explicar isso, não é mesmo?

Então, basta consultá-lo que você terá acesso a esses conceitos e o que significam. Lembre-se de que nunca é interessante usar um termo que você não conhece. Nesse caso, vale mais a pena recorrer a uma palavra fácil ou repeti-la do que pegar uma expressão inadequada e prejudicar a compreensão do seu texto. 

Aulas ao vivo de redação

Use e abuse dos sinônimos

Uma técnica importante para usar uma palavra de mesmo significado ou semelhante ao longo do texto sem repeti-la é usar os sinônimos. Com certeza, essa é uma prática eficaz para quem quer melhorar o vocabulário para escrever redação. 

Esse mecanismo torna sua escrita mais fluida e melhora seu desempenho do ponto de vista de avaliação do corretor.

Converse com pessoas e grupos diferentes

Quando conversamos, estamos lidando com outras pessoas, de outras vivências, e, com certeza, novos vocabulários! Desde pequenos, aprendemos a falar ao ouvir nossos pais e pessoas ao redor. Essa regra não muda. Você pode aproveitar sempre que conversar com seus pais, com seus amigos, e com seus professores. 

Quanto maior for seu leque de perspectivas e grupos diferentes, mais você terá acesso à linguagem e poderá expandir o seu vocabulário. Lembre-se, apenas, de evitar gírias e usar o que for relevante. A linguagem oral pode se diferenciar muito da escrita.

CONVERSA EM GRUPO PARA MELHORAR VOCABULÁRIO

Diversifique suas fontes

Por último, nossa dica é: diversifique suas fontes! Não é à toa que existem diferentes gêneros e formatos de textos. A língua portuguesa é muito ampla e rica e, por isso, merece ser bem explorada. 

Ademais, para entrar em contato com um novo repertório de palavras, é interessante que você acompanhe jornais, livros, revistas, artigos científicos, periódicos e muito mais. Assista a reportagens e escute podcasts. Quanto maior for o seu contato com diferentes mídias, maior será seu conhecimento linguístico. 

Desenvolver essas estratégias é essencial para melhorar o vocabulário para escrever redação!

Por fim, ressaltamos que, a partir das técnicas acima, você pode obter uma boa performance e alcançar o objetivo de melhorar o vocabulário para escrever redação. Essas estratégias são muito importantes, e, com apoio de profissionais especializados em redação, você pode ganhar ainda mais experiência na sua escrita.

Para ajudá-lo nessa jornada, a equipe da Corrija-me – Plataforma de Correção de Redação desenvolveu um método de aulas, correções, revisões e todo um suporte em redação. Tudo isso com o objetivo de acompanhá-lo na escrita e auxiliar em todas as suas necessidades. Desenvolver seu vocabulário e aprender novas técnicas é um passo importante para garantir a tão sonhada aprovação.

Confira nosso site, acompanhe todos os planos e defina o ideal para você! 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.