Como escrever uma redação dissertativo-argumentativa para Fuvest com base em textos literários

Escrever uma redação dissertativo-argumentativa para Fuvest utilizando textos literários requer o uso adequado da estrutura, a escolha de obras adequadas e a capacidade de análise crítica do candidato. Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

A redação dissertativo-argumentativa para Fuvest é uma das etapas mais importantes para quem vai prestar vestibular para a Universidade de São Paulo (USP). Diferente de outras bancas, a Fuvest valoriza uma abordagem mais autoral, profunda e com respaldo cultural. 

Para isso, todos os anos a banca divulga uma lista de obras literárias que servem como base para os candidatos estudarem e se prepararem para os processos seletivos.  Esses livros oferecem múltiplas camadas de interpretação, além de revelarem aspectos históricos, psicológicos e sociais que dialogam com temas contemporâneos.

Nesse cenário, preparamos algumas dicas de como construir uma redação dissertativo-argumentativa para Fuvest com apoio de obras literárias, quais critérios seguir e como enriquecer sua tese e argumentos com coerência e originalidade. Saiba mais a seguir: 

1) Use a literatura como apoio, não como centro

Inicialmente, é preciso considerar que em vez de usá-los apenas como leitura obrigatória para o exame de português, o candidato pode (e deve) usar as obras literárias indicadas pela banca como repertório de apoio à argumentação da redação.

É preciso estar ciente, porém, que o texto literário deve enriquecer a argumentação, não substituí-la. Em outras palavras, a análise da obra deve servir como exemplo ou evidência de um argumento, e não como o argumento em si. Tendo isso em mente, já podemos seguir para a próxima etapa! 

2) Escolha a obra certa para o tema proposto

Jamais force o uso de uma citação só porque estudou a obra. O texto literário precisa manter um diálogo com o tema da redação dissertativo-argumentativa para Fuvest. 

Se, por exemplo, o tema propõe uma reflexão sobre desigualdade social, é possível usar como apoio obras como Capitães da Areia, de Jorge Amado, ou até mesmo Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. 

3) Demonstre leitura crítica e interpretação

Outra regra de ouro ao escrever uma redação dissertativo-argumentativa para Fuvest é demonstrar leitura crítica e interpretação do tema. Sempre que possível, evite resumos ou descrições superficiais, pois a banca valoriza interpretações com boa reflexão e articulação das ideias. 

Sendo assim, vamos supor que você vai analisar o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas. Neste caso, é melhor analisar a crítica à hipocrisia da elite brasileira do que simplesmente descrever a narrativa em primeira pessoa de um defunto-autor.

Da mesma forma, se for abordar a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, você pode argumentar sobre os impactos sociais da seca no Nordeste ou da invisibilidade das populações empobrecidas. Isso porque o sofrimento da família de Fabiano serve como evidência do abandono histórico do sertanejo, o que é um excelente apoio na argumentação sobre temas como miséria, exclusão social, desumanização e desigualdade. Independentemente da obra, o importante é que você mostre compreensão sobre o tema e relação com a proposta.

4) Respeite a estrutura da redação dissertativo-argumentativa para Fuvest

Basear-se nos textos literários indicados pela banca é sempre uma boa alternativa, no entanto, de nada adianta se você não respeitar a estrutura da redação dissertativo-argumentativa para Fuvest. Considere, portanto:

  • Introdução: esse é o momento de convidar o leitor a ler o seu texto e a primeira impressão é a que fica, certo? Por isso, apresente o tema e a tese central de forma que o leitor queira seguir a leitura.
  • Desenvolvimento: esse é o momento de argumentar em torno da sua tese. Para isso, use em torno de dois ou três parágrafos.
  • Conclusão: é hora de retomar a tese e apresentar um fechamento coerente, sem a obrigatoriedade de uma proposta de intervenção (como ocorre no Enem).

O segredo para se diferenciar é mostrar domínio da linguagem, repertório sólido e habilidade de análise. É aqui que entram os textos literários.

5) Bônus: dicas práticas para destacar sua redação dissertativo-argumentativa para Fuvest

No mais, algumas dicas para destacar sua redação são:

Dominar bem pelo menos 3 obras

Não tente decorar todas as obras da lista. A cada ano, seguindo a lista divulgada, escolha três ou quatro livros que você realmente compreende e consegue analisar de forma crítica. Com eles, é possível abordar uma grande variedade de temas.

Elaborar um banco de temas e conectá-los com as obras

Crie um quadro com possíveis eixos temáticos (como violência, ética, identidade, trabalho, desigualdade) e relacione com as obras literárias que melhor se encaixam. Isso facilita muito o momento da prova.

Treine com temas que já caíram anteriormente

A melhor forma de se preparar para escrever uma redação dissertativo-argumentativa para Fuvest é praticar com temas anteriores. Na verdade, essa é uma regra de ouro independentemente do vestibular que o candidato irá realizar. Por isso, ao treinar, tente inserir as obras da lista e analise se elas realmente fortalecem seus argumentos.

Evite mencionar uma obra sem explicá-la

Um erro muito comum entre os candidatos é mencionar uma obra sem fazer uma análise adequada ou até mesmo incluir frases soltas ou trechos decorados. Acredite: só mencioná-la não agregará valor ao seu texto. Pelo contrário, a falta de conexão real com o argumento prejudica mais do que ajuda. 

Use as obras literárias a seu favor na redação Fuvest

Use as obras literárias a seu favor na redação dissertativo-argumentativa para Fuvest!

Em conclusão, nosso conselho é: use as obras literárias a seu favor. Você precisará delas para o conteúdo da prova de português, não é verdade? Então por  que não usá-las como apoio para a redação? A utilização estratégica das obras da lista obrigatória mostra à banca que o candidato tem repertório consistente, senso crítico e capacidade de diálogo com a cultura

Sendo assim, em vez de ver a leitura dos livros obrigatórios como mais uma obrigação, encare-a como um diferencial que pode abrir as portas para uma vaga na universidade dos seus sonhos. 

E se você está precisando de suporte para aprimorar suas habilidades de escrita, conte com a Corrija-me! Somos uma plataforma de redação online especializada, com materiais, cursos e o apoio de profissionais especializados para realizar a correção e revisão dos seus textos.

Acesse nosso site para conhecer nossos cursos e visite nosso blog para acompanhar mais conteúdos como este. 

Citações para redação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *