Como estudar literatura para usar na redação

Estudar literatura para usar na redação é uma das formas de enriquecer o conhecimento e adquirir um maior repertório sociocultural. Uma boa dica é traçar um planejamento estratégico para aproveitar ao máximo as obras literárias e desenvolver o seu texto com sucesso.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Citação para Redação

Uma das matérias indispensáveis no plano de estudos de quem está se preparando para vestibulares, concursos ou até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a literatura. 

Estudar essa disciplina não só é importante para acertar as questões objetivas que envolvem a área de linguagens, como também é um instrumento essencial para desenvolver uma boa redação. Isso porque essa área do saber ajuda a recrutar o famoso repertório a ser utilizado na argumentação.

Além disso, vale lembrar que a leitura das obras literárias, por exemplo, auxiliará o candidato a apresentar uma maior habilidade na escrita. Pensando nesses benefícios, selecionamos algumas dicas de como estudar literatura para usar na redação. Acompanhe o artigo e saiba mais! 

como estudar literatura para redação

Use as obras literárias como repertório 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que as obras literárias podem ser grandes aliadas na construção do seu texto. Em outras palavras, elas auxiliarão a reforçar sua tese sobre o tema solicitado pela banca examinadora. 

A competência II, por exemplo, avalia a compreensão do tema e o uso de conhecimentos diversos. Já a competência III, reforça essa necessidade a partir da seleção e uso adequado das informações dentro do texto. Isso engloba uma série de informações relevantes que você adquiriu ao longo do tempo, e que poderão ser usadas como argumento para embasar uma opinião.

Algumas obras literárias abordam temas de relevância social, cultural e econômica e podem ser grandes aliadas para enriquecer o seu texto. Veja alguns exemplos de uso:

Vidas Secas

O livro Vidas Secas, de autoria do escritor Graciliano Ramos, aborda a desigualdade social. Além da possibilidade de uso nas questões objetivas, seja para interpretação, seja para outros assuntos que envolvem as linguagens, estudar a obra também é uma boa dica para abordagens sobre a seca, crise hídrica, entre outras. 

Citações para redação

Dom Casmurro 

Sem dúvidas, Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira. Sendo assim, a leitura não só é instigante e muito enriquecedora, como também é um alvo certeiro para a argumentação de alguns assuntos. O conflito final entre Capitu e Bentinho chega até a ser tema de debate em rodas de conversa. Por isso, vale a pena conferir essa história.

Pode-se, portanto, aproveitar algumas abordagens, como: relacionamentos abusivos, a figura da mulher no contexto social, e muito mais. 

Outras obras literárias

Existe uma infinidade de obras de sucesso na literatura brasileira. Dentre elas, é possível citar a Hora da Estrela, de Clarice Lispector, Capitães de Areia de autoria do Jorge Amado e até mesmo Senhora, do José de Alencar. Se você deseja saber como estudar literatura para usar na redação, lembre-se de que a leitura dessas obras o levará um passo à frente para a conquista da nota almejada na redação.

Aproveite a literatura para enriquecer o vocabulário

Estudar literatura para usar na redação envolve todo o processo histórico que vivemos, bem como o conhecimento artístico e cultural do Brasil e do mundo. As escolas literárias, dentro do modernismo, parnasianismo, romantismo e tantas outras, traduzem o pensamento e a linguagem de diversas épocas. 

Não se pode esquecer, no entanto, que a literatura também envolve vocabulário, linguagem e uma riqueza no que se refere ao conhecimento da língua portuguesa. Aproveite os estudos das obras para ganhar mais experiência com as palavras e com a escrita, até mesmo porque, a adequação à norma culta também é objeto de avaliação dos corretores.

A interdisciplinaridade é um ponto-chave ao estudar literatura para usar da redação

Ademais, outro ponto positivo de estudar literatura para usar na redação é a interdisciplinaridade. Isso porque o candidato não só demonstra um bom repertório entre diversos assuntos e áreas do conhecimento, como também deixa explícito que sabe estabelecer relações e interligar os fatos com coerência. 

Esse será um modo de ganhar uns pontinhos a mais na sua redação! 

Lembre-se de colocar literatura dentro do seu cronograma de estudos para a redação

Na maioria das vezes, o candidato inclui a disciplina de literatura dentro do plano de estudos para questões objetivas. Uma boa dica é separar um outro tempo no seu cronograma com um foco específico para estudar literatura para usar na redação. Sendo assim, da mesma forma que o participante pode fazer uma lista de possíveis citações, filmes e até músicas, pode selecionar alusões literárias para usar dentro da produção textual.

Essa será uma forma de atribuir um foco ou linha de raciocínio para cada assunto. Sendo assim, sempre que você se lembrar de um conceito mais amplo, como por exemplo “imigração”, poderá associá-lo a uma obra específica, como o livro “O cortiço”, de autoria do escritor Aluísio de Azevedo. Na hora de realizar sua redação, você já terá em mente quais são as possíveis obras e associações que poderá fazer. 

literatura

Leia muito e pratique a escrita!

Por fim, a nossa dica é: leia muito e pratique a escrita. Pode parecer um clichê, mas é uma realidade que ainda é pouco aplicada entre os estudantes. Se você quer escrever uma boa redação e conquistar a nota almejada no vestibular ou concurso que prestará, saiba que um dos segredos é ler muito. 

Quanto mais você lê, melhor a sua escrita. Quanto mais você escreve, mais estará preparado para argumentar sobre qualquer tema. E mais: ao abrir a mente para novos assuntos, é possível adquirir novos conhecimentos, enriquecer a bagagem sociocultural e estimular o pensamento crítico.

Pensando em ajudá-lo nessa jornada, a plataforma Corrija-me – Correção de redação busca contribuir com os alunos que desejam de fato aprender como estudar literatura para usar na redação e possibilita esse uso na prática. A ideia é que, através das correções, revisões, cursos e dicas exclusivas, o aluno desenvolva as habilidades e estratégias para alcance da nota máxima no vestibular ou concurso. 

Conheça nossos planos e escolha o ideal para você treinar a redação!

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.