10 filmes nacionais para usar na redação

Muito provavelmente, ao se deparar com um tema de redação, você tenha se lembrado de uma situação semelhante em algum filme. O que você talvez não saiba é que essa situação pode ser retratada na sua redação e, se ela se referir ao cinema nacional, isso poderá valorizar o seu texto.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Citação para Redação

Seja para a redação do Enem ou em outros vestibulares, encontrar inspiração e argumentos coerentes para a construção de um bom texto pode ser algo difícil. Entretanto, para ajudar nesse processo, trouxemos para você 10 filmes nacionais para usar na redação.

Com temas que retratam a realidade do país, eles podem trazer profundas reflexões e argumentos que valorizem a sua prova e comprovem os seus conhecimentos.

É importante, no entanto, que você saiba fazer a escolha certa, para que o resultado não seja negativo. Veja neste post quais filmes recomendamos para você.

1 – “Central do Brasil” (1998)

Apesar de ser um filme com mais de 20 anos, “Central do Brasil” ainda permanece muito atual.

A sua trama traz à tona aspectos da desigualdade social, analfabetismo, pobreza, imigração, tráfico de pessoas e venda de órgãos.

O filme conta a história da professora aposentada, Dora, que escreve cartas para pessoas analfabetas para complementar a sua renda e se depara com uma situação que muda sua rotina.

Isso acontece quando uma de suas clientes morre atropelada, deixando órfão o pequeno Josué de 9 anos. Assim,  Dora se torna responsável pelo menino, antes de quase vendê-lo.

2 – “Cidade de Deus” (2002)

“Cidade de Deus” é um filme que traz uma grande discussão sobre violência, tráfico de drogas, favelização, desigualdade social, racismo e redução da maioridade penal.

O longa é baseado na obra de Paulo Lins, que possui o mesmo nome. A trama mostra a história de jovens pobres e negros que crescem em meio a um mundo de criminalidade e violência na Cidade de Deus, uma comunidade do Rio de Janeiro que estava, nesse período, sendo tomada pelo tráfico.

Aprenda redação

3 – “A hora da Estrela” (1985)

Indo ainda mais a fundo e estando em 3º lugar na lista de 10 filmes nacionais para usar na redação, está “A hora da Estrela”, um filme baseado em um livro de uma das maiores escritoras do Brasil, Clarice Lispector.

O filme também retrata o preconceito, desigualdade social, pobreza, machismo e relacionamento abusivo.

O enredo conta a história de Macabéa, uma jovem imigrante do Nordeste que trabalha sob condições miseráveis em São Paulo como datilógrafa e que se vê sozinha depois de perder seu namorado para a sua melhor amiga. 

Assim, diante de toda essa situação, Macabéa decide procurar uma cartomante em busca de uma solução para os seus problemas.

4- “O auto da Compadecida” (2000)

Pode-se dizer que esse filme é um clássico do cinema brasileiro, permitindo uma reflexão mais profunda sobre a vida do nordestino.

Baseado em uma obra de Ariano Suassuna, o filme retrata temas como violência, pobreza, corrupção, moral e ética.

A trama mostra as aventuras de João do Grillo e Chicó dentro de um vilarejo localizado na Paraíba. Todas as ações dos dois amigos são baseadas no seu instinto de sobrevivência, mostrando a precariedade das condições do lugar e ainda evidenciando fortes influências da Igreja e do coronelismo.

5 – “Tropa de Elite” (2007)

Como mais um filme que retrata a realidade brasileira nua e crua, “Tropa de Elite” mostra a vida cotidiana da formação de policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), na cidade do Rio de Janeiro.

O filme envolve violência urbana, pobreza e corrupção, mostrando a inversão de valores quando os policiais novatos do grupo descobrem que a honestidade pode não ser o melhor caminho para sobreviverem.

6 – “Bacurau” (2019)

Entre a lista de filmes nacionais para usar na redação, está “Bacurau”, com uma produção mais recente.

Trata-se de uma trama que envolve temas como valorização da cultura, patriotismo, desigualdade social e pobreza.

A história começa quando uma das matriarcas do local, Carmelita, morre. Depois disso, os moradores passam a notar coisas estranhas, por exemplo, que a cidade não está no mapa e que drones sobrevoam o local. Assim, os moradores se unem contra um inimigo desconhecido.

7 – “Hoje eu quero voltar sozinho” (2014)

Como um filme que retrata temas atuais tais como: preconceito e discriminação de pessoas com deficiência, bullying, diversidade sexual e inclusão escolar, o longa conta a história de Leonardo, um adolescente cego que está em busca de sua independência.

Apesar de falar sobre preconceito e discriminação dentro da escola, tudo está prestes a mudar quando ao local chega um novo aluno, Gabriel, que fará Leonardo descobrir mais sobre sua sexualidade.

8 – “Aquarius” (2016)

“Aquarius” é um filme que retrata temas sobre envelhecimento, sexualidade na terceira idade, patrimônio e memórias. 

Esse é o nome de um edifício da orla da praia de Boa Viagem, em Recife. Existe um interesse de uma construtora em obtê-lo, mas para isso, é necessária a desocupação do local. O problema é que a grande maioria dos moradores já vendeu seus apartamentos, porém a construtora encontra a resistência de uma antiga moradora, Clara, que se recusa a vender seu imóvel.

9 – “Saneamento básico” (2007)

Retratando problemas de meio ambiente, saúde pública, políticas públicas e recursos naturais, o enredo retrata sobre uma pequena cidade brasileira onde os moradores lutam constantemente para conseguir tratamento de esgoto. Assim, eles descobrem que existem verbas para que isso seja feito.

10 – “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar” (2019)

Por fim, na lista de filmes nacionais para usar na redação, existe esta última sugestão, que é um documentário que remete a temas como relações trabalhistas, comércio local e relações familiares.

Nele, o cineasta mostra o impacto que uma fábrica de jeans está exercendo sobre a vida dos moradores de Toritama, em Pernambuco, que aguardam ansiosamente para que o Carnaval chegue e assim, possam descansar.

Agora que você já tem uma lista completa de filmes nacionais, é o momento de começar a treinar fazendo redações. Para isso, conte com o Corrija-me, uma plataforma que possui diferentes cursos de redação para que você possa desenvolver sua escrita de maneira qualificada!

Estamos te esperando! Faça já o seu cadastro!

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.