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Muito além da prova objetiva realizada no segundo turno Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, a redação do Encceja 2024 – Ensino Médio estava entre as principais preocupações dos participantes.
Os candidatos deveriam escrever um texto do gênero dissertativo-argumentativo com até 30 linhas de acordo com o tema proposto pela banca. Neste artigo, vamos destacar qual foi o tema da redação do Encceja 2024 – Ensino Médio e fazer uma análise com comentários e possíveis abordagens. Acompanhe a leitura:
Qual foi o tema da redação do Encceja 2024 – Ensino Médio?
A redação do Encceja 2024 – Ensino Médio trouxe à tona um tema de extrema relevância: “Ações para combater as notícias falsas no Brasil”. Essa proposta exigiu dos candidatos não apenas uma compreensão profunda do problema das notícias falsas, mas também a capacidade de propor soluções práticas para superá-lo.
Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado uma verdadeira avalanche de notícias falsas, impulsionada pela rápida expansão das redes sociais e pela facilidade de acesso à internet. Essas notícias, muitas vezes sensacionalistas, são criadas com o objetivo de manipular a opinião pública, causar pânico ou influenciar decisões políticas.
Possíveis abordagens para o tema da redação do Encceja 2024 – Ensino Médio
Ao contextualizar sobre a problemática das fake news de forma geral, os participantes poderiam destacar, na redação do Encceja 2024 – Ensino Médio, como a disseminação de informações falsas, principalmente através das redes sociais, tem contribuído para a polarização política, a desinformação e até mesmo para a tomada de decisões equivocadas por parte da população.
Além disso, o candidato poderia desenvolver as seguintes soluções para o entrave:
Educação midiática
Uma abordagem viável seria discutir a importância da educação midiática como ação fundamental para combater as fake news.
Os candidatos poderiam argumentar que, ao educar a população, especialmente os jovens, para identificar fontes confiáveis de informação, analisar os conteúdos que consomem e diferenciar fatos de opiniões, estaríamos formando uma sociedade mais consciente e resistente à desinformação.
Regulamentação e responsabilização das plataformas digitais
Outra perspectiva importante seria a análise do papel das plataformas digitais na disseminação de notícias falsas. Os candidatos poderiam defender a necessidade de uma regulamentação mais rígida dessas plataformas.
Isso incluiria, por exemplo, uma maior transparência em relação aos algoritmos que promovem conteúdos e a responsabilização das empresas pelo que é compartilhado em suas redes.
Sendo assim, seria importante discutir sobre a responsabilidade das plataformas em monitorar e remover conteúdos falsos, sem ferir a liberdade de expressão.
O papel da mídia tradicional
Outra possível abordagem seria destacar o papel da mídia tradicional no combate às fake news. Sendo assim, o candidato poderia argumentar que veículos de comunicação tradicionais têm um papel importante na verificação de fatos e na disseminação de informações. Desse modo, propostas para fortalecer o jornalismo investigativo e aumentar a transparência nas notícias se mostrariam relevantes.
Campanhas de conscientização
Os participantes da redação do Encceja 2024 – Ensino Médio também poderiam abordar a importância de campanhas de conscientização para combater as fake news.
Desse modo, seria importante argumentar que o governo, a mídia e a sociedade civil precisam unir esforços para promover campanhas que esclareçam sobre os perigos da desinformação. Além disso, poderia propor o incentivo à checagem de fatos antes de compartilhar qualquer conteúdo.
Ademais, como exemplos de iniciativas já em andamento, o candidato poderia destacar a atuação de agências de fact-checking, como a Lupa e a Aos Fatos.
Inovação tecnológica no combate às fake news
Os candidatos poderiam explorar o uso de tecnologias como a inteligência artificial e o machine learning para detectar e combater a disseminação de fake news.
Sendo assim, seria importante levar à reflexão e discussão como implementar essas tecnologias para identificar notícias falsas e impedir sua propagação, mostrando o papel das inovações como aliadas na luta contra a desinformação.
Estrutura para o tema da redação do Encceja 2024
Diante do tema da redação do Encceja 2024 – Ensino Médio, os candidatos poderiam adotar diferentes abordagens para desenvolver sua redação. Uma possível estrutura a se utilizar seria:
-
- Introdução: contextualizar o problema das fake news no Brasil, mencionando casos recentes e a importância do tema.
- Desenvolvimento 1: analisar as causas da disseminação das notícias falsas, destacando o papel das redes sociais e a escassez no que se refere à educação midiática.
- Desenvolvimento 2: apresentar propostas para combater as fake news, com a implementação de programas de alfabetização midiática, a criação de leis mais rigorosas e o fortalecimento das iniciativas de checagem de fatos.
- Conclusão: reafirmar a importância das ações para combater as notícias falsas, sugerindo e detalhando esses mecanismos de combate como proposta de intervenção.
Critérios de avaliação da redação do Encceja 2024 – Ensino Médio
A redação do Encceja é avaliada com base em cinco competências. São elas:
- Domínio da norma culta da língua portuguesa: avalia a correção gramatical, ortografia, acentuação e a coerência do texto.
- Compreensão do tema: o candidato deve demonstrar que entendeu o tema proposto e se se manteve dentro do que foi solicitado.
- Seleção e organização das informações: avalia a capacidade de selecionar argumentos pertinentes e organizá-los de forma lógica e coerente.
- Coesão textual: avalia a capacidade de relacionar as ideias do texto a partir de diversos recursos coesivos.
- Proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos: o candidato deve apresentar uma solução para o problema em questão, de forma viável e com explicação em detalhes.
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Por fim, podemos concluir que o tema da redação do Encceja 2024 ofereceu aos candidatos a oportunidade de refletir sobre as ações de combate às fake news.
Sendo assim, seria importante demonstrar um entendimento profundo do problema e propor soluções práticas. Ao seguir uma dessas abordagens, os candidatos poderiam construir uma redação que não apenas atendesse aos critérios de avaliação, mas também refletisse um compromisso genuíno com a solução deste desafio.
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