Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
A prova de redação do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 trouxe propostas temáticas alinhadas às áreas de atuação de cada bloco. A banca do conhecido “Enem dos concursos” cobrou dos candidatos uma boa argumentação, mas também compreensão das funções do Estado, dos direitos sociais e das políticas públicas.
Ao analisar o tema da redação do CNU 2025 – Bloco 1 ao 8, é possível identificar um fio condutor: a centralidade do poder público na promoção da democracia, da inclusão, do desenvolvimento sustentável e da justiça social.
Nesse contexto, nós da Corrija-me preparamos um artigo com análise dos temas para cada bloco, com foco nos eixos temáticos, nas competências avaliadas e nas possíveis abordagens que poderiam ser exploradas pelos candidatos. Continue a leitura e saiba mais:
Bloco 1: Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência Social)
O tema proposto para o primeiro bloco foi “Democracia é Saúde: participação social, equidade nas políticas públicas e os desafios relacionados aos desastres climáticos”.
Para ele, a banca propôs uma abordagem interdisciplinar, com articulação entre saúde pública, assistência social, previdência e meio ambiente. A proposta partiu da compreensão ampla de saúde, conforme a Constituição Federal e a Organização Mundial da Saúde, relacionando democracia, participação social e justiça climática.
Sendo assim, para fortalecer a argumentação, o candidato poderia recorrer a repertórios como a Constituição de 1988, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e dados sobre mudanças climáticas.
Confira a proposta na íntegra.
Bloco 2: Cultura e Educação
No segundo bloco, o eixo temático central foi “Inclusão Digital e Políticas Públicas de Cultura: como garantir acesso, participação e diversidade cultural no ambiente digital.”
Aqui, o tema da redação do CNU 2025 – Bloco 1 ao 8 cobrou uma reflexão sobre democratização do acesso à cultura em um cenário de crescente digitalização. O candidato precisava discutir inclusão digital como direito e condição para a cidadania cultural.
Além disso, ele poderia seguir abordagens como desigualdade de acesso às tecnologias, o papel das políticas culturais no ambiente digital e a valorização da diversidade cultural nas plataformas online. Desse modo, a Lei do Marco Civil da Internet seria uma boa base como repertório para argumentação.
Confira a proposta na íntegra.
Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia
No bloco 3, a banca solicitou para os candidatos a escrita de uma redação sobre “Impactos das novas tecnologias nas esferas econômicas e sociais.” O foco deste bloco, portanto, esteve nos efeitos do avanço tecnológico sobre o trabalho, a economia e a vida social.
Sendo assim, caberia ao candidato realizar análise crítica, considerando pontos como automação e reconfiguração do mercado de trabalho, formas de desigualdade digital, entre outros. Para enriquecer o texto, uma boa alternativa seria apresentar referências à Indústria 4.0, inteligência artificial e economia digital.
Confira a proposta na íntegra.
Bloco 4: Engenharias e Arquitetura
O tema abordado no bloco 4 foi “Planejamento e Integração de Projetos de Infraestrutura Pública.”
Neste bloco, a redação dialogou diretamente com a prática técnica e a responsabilidade social das engenharias e da arquitetura. O candidato, portanto, precisava articular saneamento, acessibilidade, sustentabilidade e normas legais.
Confira a proposta na íntegra.
Bloco 5: Administração
Para os candidatos da área administrativa, correspondente ao bloco 5, a banca propôs como tema central “Emendas Parlamentares e Comunicação Pública”. Sendo assim, seria necessário conhecimento sobre administração pública, transparência e accountability. A comunicação institucional apareceu como elemento estratégico para garantir o controle social.
Neste caso, possíveis eixos argumentativos seriam:
- Critérios técnicos vs interesses políticos na alocação de recursos;
- Transparência como princípio constitucional;
- Comunicação pública como ferramenta de cidadania.
Confira a proposta na íntegra.
Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico
O bloco 6 teve como tema “Mercado de Trabalho e Extensão Rural.” Aqui, o tema da redação do CNU 2025 – Bloco 1 ao 8 explorou desafios da formação profissional e do desenvolvimento regional. A extensão rural foi apresentada como instrumento de inclusão produtiva.
Confira a proposta na íntegra.
Bloco 7: Justiça e Defesa
O tema referente ao bloco 7 foi “Direito Internacional e Segurança Pública.” Ele demandou domínio normativo. O candidato, portanto, deveria articular princípios do Direito Internacional com o funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
Desse modo, os pontos centrais seriam direitos humanos como base da segurança pública e cooperação internacional.
Confira a proposta na íntegra.
Bloco 8 (Nível Intermediário): Saúde
Por último, mas não menos importante, o tema para o bloco 8 foi “Ocupações Irregulares nas Grandes Cidades.” O objetivo da banca, portanto, seria extrair do candidato a abordagem acerca da relação entre urbanização desordenada e saúde pública. Sendo assim, a redação deveria evidenciar responsabilidades do Estado na prevenção e redução de riscos.
Entre as linhas argumentativas, o participante também poderia citar políticas de habitação e urbanismo, determinantes sociais da saúde, vigilância em saúde e mais.
Confira a proposta na íntegra.

Estude com a Corrija-me e prepare-se para a redação CNU!
Se você está se preparando para as próximas provas de redação do CNU, uma excelente alternativa é treinar por temas anteriores e avaliar o estilo de cobrança da banca. É imprescindível estudar temas atuais, políticas públicas e legislações relacionadas à área escolhida, e mais do que escrever bem, é preciso demonstrar visão estratégica, consciência social e domínio técnico.
Sendo assim, para aprimorar sua escrita e aprender a estruturar argumentos de forma adequada, conte com a Corrija-me! Dispomos de cursos, aulas e materiais completos para aprimorar sua escrita e conhecimento. Além disso, nossos profissionais são qualificados para realizar a correção, revisão e dar feedbacks de acordo com os critérios de correção da banca examinadora.
Quer saber mais? Acesse nosso site agora mesmo e aproveite os benefícios de ser um aluno Corrija-me.






Deixe um comentário