Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
Em 2024, a redação da EsPCEx 2024 trouxe como proposta um tema de grande relevância sociocultural: “O livro físico para estudo na era da informação instantânea das telas digitais”. Esse assunto propõe uma reflexão sobre o papel do material impresso em um mundo cada vez mais digitalizado, no qual os smartphones, tablets e computadores dominam o acesso ao conhecimento.
Nesse cenário, preparamos um artigo para entender melhor o tema da redação da EsPCEx 2024, analisar os textos de apoio e apresentar possíveis abordagens que podem ser exploradas na sua redação. Vamos lá?
Entenda o tema da redação da EsPCEx 2024
Em primeiro lugar, é preciso considerar que muito além de uma simples comparação entre formatos de leitura, o tema da redação EsPCEx 2024 requer do candidato uma análise crítica sobre acesso, concentração, inclusão, ética e qualidade do aprendizado.
O candidato, então, deve fazer uma análise sobre como a leitura no papel e nas telas – ambos os formatos – impactam o estudo, a aprendizagem e o papel da educação em um cenário de avanços tecnológicos, desigualdades sociais e novas exigências cognitivas.
Será que, com a popularização de e-books, plataformas digitais e inteligência artificial, o material impresso ainda tem espaço na educação? Caberia ao candidato, portanto, tomar esse questionamento como base e considerar os seguintes tópicos para desenvolver uma boa argumentação:
-
- Vantagens do livro físico (ex: concentração, menor cansaço visual, acesso sem necessidade de internet).
- Desafios das telas digitais (ex: distrações, dependência de dispositivos e energia, desigualdade de acesso à tecnologia).
- O equilíbrio entre o tradicional e o moderno na educação.
Textos de apoio do tema da redação da EsPCEx 2024
Os textos de apoio desempenham papel fundamental na construção de argumentos que possam ser bem embasados. Todo candidato deve realizar uma leitura atenta para melhor compreensão e interpretação do tema. Vamos analisar cada um deles e comentar possíveis abordagens que poderiam ser realizadas na redação da EsPCEx 2024:
Texto 1 – Relatório da Unesco e os desafios da tecnologia na educação
A banca inicia a proposta apresentando dados de um relatório da Unesco que mapeia os desafios do uso da tecnologia na educação. Segundo o relatório:
- 62,3% das escolas urbanas têm banda larga, contra apenas 37,7% das rurais.
- Muitas instituições ainda não possuem infraestrutura digital adequada.
O documento destaca que, apesar dos avanços, ainda há grande desigualdade no acesso à internet, sobretudo entre escolas urbanas e rurais. Sendo assim, seria possível usá-lo para discutir o papel do livro físico como um recurso educacional mais acessível em determinadas realidades, uma vez que a conectividade ainda não é uma realidade para todas as escolas.
Texto 2 – Matéria sobre Inteligência Artificial e a rotina pedagógica
O segundo texto trata-se de uma matéria da revista Exame que aborda os benefícios e os desafios da Inteligência Artificial na educação. A IA pode automatizar tarefas, apresentar feedbacks e otimizar o tempo dos educadores. Contudo, também levanta preocupações sobre ética, plágio e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Com base nisso, é possível, por exemplo, argumentar que o uso consciente da tecnologia deve andar lado a lado com a valorização de métodos tradicionais que promovem autonomia e reflexão.
Texto 3 – Artigo de blog sobre o dilema entre livro físico e livro digital
O terceiro texto da proposta da redação da EsPCEx 2024 faz uma comparação dos prós e contras dos livros físicos e digitais. Enquanto os e-books são mais acessíveis, leves e inclusivos, os livros físicos favorecem a concentração, reduzem o cansaço visual e são menos propensos a distrações.
Esse é o ponto central do tema: não se trata de escolher um formato vencedor, mas de refletir sobre como cada um contribui para o processo de aprendizagem. Desse modo, ao longo da sua escrita, caberia ao candidato abordar as variáveis: como acessibilidade, concentração, saúde mental, inclusão e qualidade do ensino.
Confira a proposta de redação oficial na íntegra.
Lista de temas anteriores da redação EsPCEx
Estudar os temas anteriores da banca é uma excelente alternativa para quem está se preparando para as próximas edições da redação da EsPCEx. Veja quais foram os últimos temas e as respectivas propostas a seguir:
2) Tema 2022: Vencer os desafios inerentes à condição humana exige uma adaptação constante: prática do exercício da resiliência
3) Tema 2023: A disciplina de manter o preparo físico como ferramenta de cidadania e de desempenho intelectual
4) Tema 2024: O livro físico para estudo na era da informação instantânea e das telas digitais
Está se preparando para a redação da EsPCEx? Estude com a Corrija-me!
Por fim, podemos concluir que a redação da EsPCEx 2024 desafiou os candidatos a realizarem uma análise crítica sobre um dilema educacional atual: a permanência do livro físico em um cenário cada vez mais dominado pelas telas.
Sendo assim, ao compreender e interpretar os textos de apoio com profundidade e seguir uma linha de argumentação sólida, o candidato poderia alcançar um excelente desempenho na nota final da redação.
Sendo assim, se você está se preparando para a EsPCEx, para outros concursos ou vestibulares, aproveite essa proposta como um exercício. E para ajudá-lo nesse processo, conte com a Corrija-me! Nossos alunos contam com o suporte de profissionais especializados para revisar e corrigir seus textos, indicando as possíveis melhorias a realizar.
Além disso, temos cursos exclusivos para a redação do EsPCEx, de modo que você possa não só ampliar seu conhecimento sobre o tipo de texto dissertativo-argumentativo, como também ter acesso a materiais exclusivos para aumentar seu repertório sociocultural e enriquecer sua redação.
Acompanhe nosso blog e acesse nosso site para aproveitar os benefícios de ser nosso aluno!
Deixe um comentário