Quais os possíveis temas de redação para o Fuvest 2026

Os temas da redação Fuvest 2026 devem seguir a tradição da banca: reflexivos, sociais e abstratos. Agora, com a possibilidade de novos gêneros textuais além da dissertação, o candidato precisa treinar versatilidade, repertório e escrita estratégica. Saiba quais assuntos têm mais chances de aparecer e como se preparar

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Os temas de redação Fuvest 2026 já começam a gerar expectativa entre os candidatos que sonham em ingressar na USP, uma das universidades mais concorridas do Brasil. Independentemente de qual seja a proposta, o candidato precisa ter domínio da escrita, repertório sociocultural e senso crítico.

Nesse cenário, antecipar possíveis abordagens de acordo com as atualidades ajuda a direcionar os estudos e aumenta as chances de um bom desempenho. E para descobrir os palpites do time Corrija-me sobre os possíveis temas de redação Fuvest 2026, confira o artigo! 

Como a Fuvest escolhe os temas de redação?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a Fuvest costuma selecionar questões de grande relevância social, cultural ou filosófica, que demandam reflexão crítica. O diferencial da prova é justamente propor discussões que ultrapassam o senso comum e pedem repertório do candidato. 

Até então, a estrutura clássica era a dissertação argumentativa, mas, com a abertura para outros gêneros, o participante pode se deparar com tipologias narrativas diversas: crônica, relato pessoal, diário. Esse fato, porém, não muda o nível de exigência da banca: a clareza, a coesão e a profundidade de ideias continuam sendo fundamentais.

Quais foram os últimos temas de redação Fuvest 2026?

Uma boa dica para projetar os temas de redação Fuvest 2026, é observar as propostas passadas:

  • 2025: As relações sociais por meio da solidariedade
  • 2024: Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão
  • 2023: Refugiados ambientais e vulnerabilidade social
  • 2022: As diferentes faces do riso
  • 2021: O mundo contemporâneo está fora de ordem?
  • 2020: O papel da ciência no mundo contemporâneo
  • 2019: A importância do passado para a compreensão do presente
  • 2018: Devem existir limites para a arte?
  • 2017: O homem saiu de sua menoridade?

O famoso “padrão Fuvest” mostra que a banca privilegia temas abstratos e filosóficos, ainda que conectados a questões sociais. Com a permissão de novos gêneros, esse perfil deve se manter, mas o modo de abordagem pode variar.

Possíveis temas para a redação Fuvest 2026

Tendo como base o histórico e o contexto atual, nós do time Corrija-me listamos possíveis temas de redação Fuvest 2026, considerando tanto a dissertação quanto outros gêneros narrativos:

Tecnologia e inteligência artificial

A FUVEST 2026 pode trazer tecnologia e inteligência artificial como eixo temático, dada sua relevância social e ética.

Na dissertação, o foco pode ser os limites da autonomia humana diante das máquinas ou a responsabilidade no uso da IA, exigindo argumentos sobre pensamento crítico, ética e educação digital. Já na narrativa, a banca pode explorar conflitos entre humanos e máquinas, emoções programadas ou decisões tomadas por inteligências artificiais, exigindo criatividade e reflexão.

Justiça climática e Desigualdade 

Nos últimos anos, o debate sobre justiça climática e desigualdade ambiental ganhou força no mundo todo, à medida que as consequências da crise climática evidenciam a desigualdade entre países e grupos sociais. O tema tem grande relevância social e política, pois coloca em pauta quem mais sofre e quem mais contribui para os danos ambientais.

Na dissertação, o foco pode ser como os impactos ambientais afetam de forma desigual as populações, exigindo reflexão sobre responsabilidade social, políticas públicas e consumo consciente.

Na narrativa, a banca pode propor histórias que retratem comunidades afetadas por desastres ambientais, a luta por direitos socioambientais ou a relação humana com a natureza em colapso.

Cultura do cancelamento e liberdade de expressão

A cultura do cancelamento se tornou um dos fenômenos mais discutidos nas redes sociais, levantando questionamentos sobre os limites entre liberdade de expressão, responsabilidade e linchamento virtual. O tema é, portanto, altamente relevante por refletir tensões éticas e sociais da era digital, marcadas pelo imediatismo dos julgamentos públicos.

Na dissertação, a FUVEST pode propor reflexões sobre os impactos do cancelamento na convivência democrática, discutindo liberdade, empatia e responsabilidade no uso da palavra.

Já na narrativa, o candidato pode ser convidado a criar histórias que representem cancelamentos injustos, dilemas morais envolvendo a fala e suas consequências, ou personagens em busca de redenção no espaço virtual.

Como se preparar para o processo seletivo?

Agora que a banca pode cobrar outros gêneros, a preparação requer um cuidado a mais. Isso inclui manter os estudos e dominar a dissertação argumentativa. Além disso, é preciso estudar características de outras tipologias narrativas e praticar a escrita em diferentes formatos, pois variar o estilo ajuda a desenvolver versatilidade.

Lembre-se também de que a boa escrita é consequência de muita leitura. É preciso ler artigos de opinião em jornais, cartas de leitores e crônicas literárias. Desse modo, você terá maior familiaridade e capacidade de escrever sobre os diferentes gêneros, independentemente de qual seja a solicitação da banca. 

E, claro, procurar sempre aumentar o repertório nas áreas de filosofia, sociologia, literatura (sobretudo os livros listados pela banca) e atualidades, que continuam sendo a base da argumentação.

Leia mais: Lista com todos os livros Fuvest 2026 

Como se preparar para 0 Fuvest 2026?

Estude com a Corrija-me e prepare-se para escrever sobre os mais diversos temas de redação da Fuvest!

Por fim, esse estudo sobre os possíveis temas de redação Fuvest 2026 não busca tentar adivinhar o que estará no enunciado, mas sim compreender o perfil da banca. Além disso, deve-se perceber quais debates sociais, filosóficos e culturais estão em evidência. A Fuvest sempre propõe reflexões atemporais, com inspiração em problemas atuais. 

Sendo assim, mesmo que a proposta seja sobre inteligência artificial, por exemplo, é provável que o enunciado venha em forma de questão abstrata e provoque o candidato a pensar além do óbvio.

E para alcançar esse nível de preparação, contar com uma plataforma especializada faz toda a diferença. Sendo assim, a plataforma Corrija-me é um espaço dedicado ao treino e aperfeiçoamento da escrita, com todo o suporte que você precisa através de especialistas para realizar a correção e revisão dos seus textos. 

Quer impulsionar seus estudos? Acesse nosso site e aproveite os benefícios de ser um aluno Corrija-me!

Correção de redação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *