Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
Está se preparando para a redação CNU 2025? É essencial compreender que assim como a prova objetiva, a redação tem grande peso na classificação dos candidatos no Concurso Nacional Unificado, e requer preparação estratégica. Sendo assim, entender como funciona a prova, quais são os critérios de avaliação e como se preparar é essencial para conquistar uma boa pontuação.
Nesse contexto, preparamos um artigo para responder como funciona a redação CNU 2025, quais critérios os corretores avaliarão, os possíveis temas cobrados pela banca, dicas de estrutura e estratégias para alcançar a nota máxima. Saiba mais:
Qual é a estrutura da redação CNU 2025?
Embora o edital do Concurso Nacional Unificado traga algumas particularidades, a redação CNU 2025 seguirá o formato de texto dissertativo-argumentativo, semelhante ao modelo exigido no Enem e em outros concursos, e será aplicada para os 9 blocos temáticos que compõem o processo seletivo. A aplicação da redação será no dia 7 de dezembro de 2025, após a prova objetiva, que ocorrerá no dia 5 de outubro de 2025.
O candidato deverá produzir um texto mantendo a estrutura formada por introdução, desenvolvimento e conclusão, em defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto, sempre com base em bons argumentos. O limite deve ser de 30 linhas. Lembre-se, portanto:
- Introdução: apresentação do tema e da tese que o participante defenderá.
- Desenvolvimento: o candidato deve apresentar seus argumentos, com exemplos, dados ou repertórios que sustentem a posição de escolha.
- Conclusão: fechamento do raciocínio, retomando a tese e apresentando uma proposta ou reflexão final.
Os critérios de correção da redação CNU 2025
A correção da redação CNU 2025 será realizada a partir dos seguintes critérios:
- Adequação ao tema proposto: a fuga ao tema pode resultar em anulação da redação.
- Progressão textual: defesa consistente da tese, com argumentos relevantes para o tema proposto. Lembre-se de usar um repertório claro e convincente, incluindo dados, exemplos históricos, leis, autores ou eventos atuais.
- Seleção vocabular: consideram-se problemas de inadequação vocabular.
- Domínio da norma-padrão da língua portuguesa: uso adequado da gramática, ortografia e pontuação.
Quais são os possíveis temas da redação CNU 2025?
Um dos grandes desafios é antecipar quais assuntos podem aparecer na redação CNU 2025. Como o concurso é nacional e abrange diferentes áreas do conhecimento, os temas tendem a estar relacionados a questões de impacto coletivo e de interesse público. Entre os possíveis eixos temáticos, portanto, destacam-se:
- Cidadania e democracia no Brasil contemporâneo
- Desafios da tecnologia e inteligência artificial.
- A importância das políticas públicas para a redução das desigualdades
- Mudanças climáticas e sustentabilidade
- Ética no serviço público
A grande dica é acompanhar a atualidade, refletir e treinar a escrita da redação sobre os principais temas em debate no Brasil e no mundo.
Como se preparar para a redação CNU 2025?
O grande segredo que separa os candidatos aprovados daqueles que não conquistam a vaga almejada, é o treino. Sendo assim, veja mais sobre as principais estratégias que você precisa aplicar:
Leia e escreva com frequência
A leitura de jornais, revistas e artigos de opinião ajuda a ampliar o repertório sociocultural, essencial para embasar argumentos na redação CNU 2025. Já a prática da escrita de pelo menos uma redação por semana, simulando as condições da prova, ajuda a melhorar a gestão do tempo e a qualidade da argumentação. Desse modo, uma boa dica é seguir esses passos:
- Faça a cronometragem de 1h a 1h30 para planejar, escrever e revisar.
- Varie os temas de diferentes áreas: sociais, econômicas, ambientais e políticas.
- Reescreva redações que você já corrigiu, aplicando as orientações recebidas.
Use repertórios socioculturais relevantes
O uso de referências a filósofos, sociólogos, literatos, documentos oficiais e até filmes ou livros podem enriquecer a argumentação, desde que sejam pertinentes ao tema. Isso inclui, por exemplo:
- Constituição Federal e leis brasileiras: demonstram conhecimento jurídico e noções de cidadania.
- Documentos oficiais e relatórios internacionais: ONU, ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), relatórios do Banco Mundial e da UNESCO.
- Dados estatísticos atuais: IBGE, Ipea e DataSUS trazem números confiáveis.
- Autores clássicos e contemporâneos: Hannah Arendt (política), Milton Santos (geografia e urbanização), Paulo Freire (educação), entre outros.
Faça sempre a revisão do seu texto
Dedique sempre um tempo para realizar uma revisão rápida. Isso é, portanto, indispensável para corrigir erros de concordância, ortografia ou pontuação que prejudicariam a nota. Sendo assim, uma dica prática é manter uma lista de erros que você costuma cometer em suas redações e consultá-la antes de revisar seus textos.
Estude com a Corrija-me e prepare-se para a redação CNU 2025!
Por fim, vale destacar que a redação CNU 2025 é uma das etapas que mais pode destacar candidatos, já que necessita de senso crítico, boa escrita e capacidade de argumentação. Uma nota alta nessa etapa pode garantir uma colocação melhor e até mesmo compensar um desempenho mediano nas questões objetivas.
Por isso, negligenciar a preparação para a redação é um erro. E se você deseja se preparar de forma eficiente para a redação CNU 2025, utilizar uma plataforma especializada em correções pode fazer toda a diferença. Na Corrija-me, oferecemos cursos e temas atualizados, assim como correções detalhadas através do nosso time de profissionais especializados, de modo que você possa desenvolver não apenas a escrita, mas também a confiança no momento da prova.
Quer se preparar da melhor forma possível? Estude com a Corrija-me e esteja um passo mais perto da aprovação no Concurso Nacional Unificado!
Leia também: Tema da redação CNU 2024 – Bloco 8
Deixe um comentário