Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
O repertório sociocultural para FGV é um dos principais diferenciais na hora de elaborar uma redação de alto nível. A Fundação Getúlio Vargas cobra do candidato tanto o domínio da escrita, como também a capacidade de relacionar o tema proposto com conhecimentos relevantes de diferentes áreas da sociedade.
Sendo assim, saber selecionar e aplicar repertórios adequados pode ser o passo decisivo para conquistar uma excelente nota. Nesse cenário, vamos explicar como funciona a redação da FGV, quais critérios estão em jogo na escolha do repertório e mais. Acompanhe a leitura:
Como é a redação da FGV?
Antes de entender como usar o repertório sociocultural para FGV, é essencial compreender o formato da prova. A banca costuma cobrar a escrita de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve:
- Interpretar corretamente o tema proposto.
 - Selecionar bons argumentos.
 - Utilizar repertório sociocultural variado e pertinente com o tema.
 - Demonstrar clareza, coesão e objetividade.
 
Vale destacar, portanto, que o simples uso de frases de efeito ou repertórios genéricos não basta. É necessário demonstrar domínio do assunto.
Por que o repertório sociocultural para FGV é tão importante?
Repertório sociocultural refere-se ao conjunto de conhecimentos de diferentes áreas que o candidato pode mobilizar para sustentar sua argumentação. Desse modo, deve-se considerar que a banca busca candidatos capazes de articular conhecimento acadêmico, cultural e crítico.
Isso se conecta com o perfil da FGV, instituição que forma profissionais para áreas de gestão, economia, direito e políticas públicas. Isso inclui o conhecimento em áreas como:
- História: fatos históricos, revoluções, tratados, constituições.
 - Sociologia e Filosofia: teorias de pensadores como Durkheim, Weber, Marx, Foucault, Bauman.
 - Literatura e Artes: citações de obras literárias, movimentos artísticos, filmes e séries.
 - Ciências: descobertas, dados científicos, relatórios de organizações internacionais.
 - Atualidades: acontecimentos políticos, sociais, econômicos e ambientais.
 
Ao usar um repertório sociocultural adequado, você mostra que domina diferentes áreas do conhecimento, é capaz de pensar criticamente sobre problemas sociais e consegue usar argumentos sólidos.
Além disso, bons exemplos funcionam como um diferencial competitivo. Muitos candidatos se limitam a argumentos comuns, enquanto a aplicação adequada de repertórios destaca sua redação.
Como escolher o repertório sociocultural ideal?
Agora que você sabe a importância do uso adequado do repertório sociocultural para FGV, é importante entender quais critérios usar para uma boa escolha. Veja a seguir:
Pertinência ao tema
O critério mais importante é a pertinência. Você até pode construir um bom repertório, mas se não tiver relação com o tema, não terá utilidade ou pode até mesmo ser prejudicial para sua nota. A FGV valoriza, portanto, os candidatos que mostram capacidade de interpretar corretamente o enunciado e alinhar seus exemplos à questão central.
Vamos supor, por exemplo, que o tema é “Os desafios da democracia contemporânea”. Sendo assim, vale a pena citar a Revolução Francesa, mas funciona melhor se o foco for nas transformações institucionais e sociais que ela inaugurou, e não apenas como referência histórica solta.
Atualidade
O repertório precisa dialogar com o presente. Isso não significa descartar clássicos, mas sim relacioná-los ao contexto contemporâneo. A FGV costuma propor temas ligados à realidade política, econômica e social do Brasil e do mundo, por isso é estratégico associar teorias históricas a dados ou fatos atuais.
Credibilidade da fonte
Evite citar algo que você ouviu ou leu superficialmente. A banca avalia a autoridade do repertório. Use, portanto, autores reconhecidos, teorias com fundamentação e dados de instituições renomadas, como ONU, UNESCO, IBGE, Banco Mundial ou relatórios de ONGs de credibilidade.
Em um tema sobre educação, por exemplo, a citação de Paulo Freire tem peso acadêmico maior do que frases genéricas sobre “a importância de estudar”.
Variedade
A banca valoriza a amplitude cultural. Sendo assim, candidatos que usam sempre o mesmo tipo de referência (apenas dados estatísticos ou apenas filósofos, por exemplo) podem demonstrar limitação intelectual. O ideal, portanto, é mesclar áreas como história, filosofia, sociologia, economia e literatura.
Em uma redação sobre desigualdade social, por exemplo, você pode unir diferentes áreas, como história (Revolução Industrial e o surgimento da questão operária), sociologia (Marx e a luta de classes) e dados, através de relatórios recentes da ONU sobre pobreza. Essa diversidade enriquece o texto e mostra maturidade intelectual.

Quais são os principais erros que os candidatos cometem ao usar repertório sociocultural na FGV?
Entre os erros mais comuns que os candidatos cometem ao usar repertório sociocultural na FGV, estão:
- Citar sem explicar: apenas jogar o nome de um autor sem relacioná-lo ao tema não agrega. Seja específico!
 - Usar clichês: o uso de frases soltas e genéricas, como “a educação é a base da sociedade”, não impressionam. Busque um diferencial.
 - Excesso de referências: melhor usar dois repertórios com boa aplicação do que vários superficiais.
 - Informações erradas: cuidado com datas, nomes e conceitos. Um erro factual pode comprometer sua credibilidade.
 
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O uso adequado do repertório sociocultural na FGV pode fazer a diferença na sua nota final
Por fim, o repertório sociocultural é o que transforma um texto comum em um texto excelente. Sendo assim, a seleção de exemplos atuais e diversificados demonstra não apenas preparo para a prova, mas também capacidade de análise crítica.
É justamente aqui que entra o papel de uma plataforma de redação online especializada, como a Corrija-me. Ao contar com nosso suporte, o estudante tem acesso a uma série de materiais, como banco de temas atualizados, correções detalhadas por profissionais especializados e todo o suporte para o candidato evitar erros comuns e aperfeiçoar a escrita.
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