Quais os possíveis temas de redação para o ITA 2025?

Estudar atualidades e assuntos de maior relevância social neste período é uma das principais estratégias para quem está se preparando para o ITA 2025. Neste artigo, trouxemos alguns palpites para você treinar. Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

A maratona do vestibular se aproxima e muitos dos candidatos podem estar se perguntando: quais serão os temas de redação ITA 2025? O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se destaca como uma das instituições de ensino mais renomadas do país, destinado a estudantes das áreas de engenharia e tecnologia.

A redação do ITA, peça fundamental do processo seletivo, exige mais do que apenas domínio da língua portuguesa: o candidato precisa demonstrar criatividade e a capacidade de abordar os mais diversos temas de forma crítica e propositiva. 

Nesse sentido, antecipar e estudar possíveis assuntos na redação pode ser uma excelente estratégia para os candidatos estudarem de maneira adequada. Sendo assim, preparamos um artigo com o que você precisa para se sair bem na escrita e com os nossos palpites de temas de redação ITA 2025. Confira a seguir: 

O que você precisa saber para se sair bem na redação ITA 2025

Em primeiro lugar, antes mesmo de escrever sobre possíveis temas da redação ITA 2025, o candidato precisa levar em consideração que a banca examinadora costuma propor um texto do tipo dissertativo-argumentativo, que se caracteriza pela construção de uma redação objetiva e persuasiva.

Além disso, vale destacar a possibilidade de que a identidade do ITA como instituição focada em engenharia e tecnologia tenha alguma influência na escolha do tema da redação. Por isso, vale a pena estudar os assuntos relacionados, inclusive para se conectar com a essência do ITA e ter um repertório rico para embasar sua argumentação.

Lembre-se de que a redação do ITA exige que você esteja antenado aos acontecimentos do mundo. Por isso, leia jornais, revistas, assista a noticiários e acompanhe debates online para se manter atualizado sobre os principais temas em pauta.

Citações para redação

Possíveis temas de redação ITA 2025

A partir da compreensão sobre as formas de cobrança pela banca examinadora, elencamos alguns possíveis temas de redação para o ITA 2025. Veja a seguir:

A ética e a transparência no uso da inteligência artificial

Entre os possíveis temas da redação ITA 2025 está o impacto da tecnologia na sociedade atual, sobretudo por se tratar de uma instituição voltada para a tecnologia e a engenharia. A revolução digital, a inteligência artificial, a automação e as novas tecnologias são tópicos que desafiam os candidatos a pensar sobre o futuro e as implicações éticas e sociais dessas inovações. 

Sendo assim, questões como a privacidade de dados, a ética na inteligência artificial e o futuro do trabalho em um mundo automatizado são algumas possibilidades de abordagens que a banca pode solicitar.

O papel da engenharia na construção de um futuro sustentável

O conceito de sustentabilidade tem ganhado destaque nos últimos anos, à medida que o mundo enfrenta desafios ambientais sem precedentes. Mudanças climáticas, esgotamento de recursos naturais e poluição são apenas alguns dos problemas que demandam soluções urgentes.

Nesse contexto, a banca pode abordar entre as possibilidades de temas da redação ITA 2025, as alternativas dentro da engenharia para o desenvolvimento de tecnologias e práticas que promovam um futuro mais sustentável. 

A polarização política e a necessidade do diálogo

Embora não seja um tema diretamente relacionado à engenharia e tecnologia, a polarização política também é uma aposta entre os temas da redação ITA 2025. Isso porque, frequentemente, a banca seleciona temas relevantes para o cenário atual. 

O clima político acalorado e a polarização entre diferentes grupos sociais são questões preocupantes. O candidato pode refletir sobre as causas dessa polarização e defender a importância do diálogo, da tolerância e do respeito às diferenças. 

A importância da educação na formação de cidadãos conscientes em uma sociedade democrática

A questão da democracia também é um tema de grande relevância social. É possível, portanto, que a banca aposte em temas relacionados à educação e à cidadania. Isso porque ambas se interligam quando se trata da formação de cidadãos conscientes e engajados na sociedade. 

Neste caso, o candidato pode discutir os desafios e as oportunidades da educação brasileira e propor medidas para torná-la mais inclusiva.

Caminhos para combater a desigualdade social e econômica no Brasil

Entre os possíveis temas de redação para o ITA 2025 também está o combate à desigualdade social e a economia no Brasil. A banca pode desafiar os candidatos a refletirem sobre as causas e consequências da desigualdade, bem como as possíveis soluções para reduzir essa problemática.

Sendo assim, temas como a pobreza, a inclusão social, a distribuição de renda e as políticas públicas para a redução da desigualdade são relevantes e podem ser explorados pela banca examinadora.

Conte com o suporte da Corrija-me e prepare-se para os possíveis temas de redação ITA 2025!

Por fim, esperamos que este artigo tenha ajudado você! Lembre-se de seguir as dicas apresentadas e treinar a escrita dos possíveis temas de redação ITA 2025. Para além dos temas específicos, é necessário ter um conhecimento sólido sobre áreas temáticas que frequentemente são abordadas na redação do ITA, por isso, não deixe de se manter atualizado! Dominar essas áreas dará a você a base necessária para construir uma argumentação consistente em qualquer tema que seja proposto.

Se você está procurando uma plataforma online para estudar redação a qualquer dia e a qualquer hora, conheça os benefícios da Corrija-me! Temos cursos, tutoriais, dicas, videoaulas, podcasts e muito conteúdo para você se preparar e alcançar a sonhada aprovação no ITA. 

Além disso, nosso time está preparado para ajudá-lo na revisão e correção dos seus textos. Desse modo, você poderá aprimorar sua escrita de acordo com seu nível de aprendizado, seja iniciante, intermediário ou avançado, de modo a entender como melhorar sua redação.

Acesse nosso site e aproveite as vantagens de ser um aluno Corrija-me!

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *