Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Conquistar uma redação nota 1000 no Enem é o sonho de todo estudante que deseja ingressar em uma universidade pública no Brasil. Isso porque o desempenho na redação pode ser o diferencial do candidato para conquistar a vaga desejada em universidades públicas ou particulares.
Mas, afinal, o que é preciso para alcançar a tão desejada nota máxima? Preparamos um artigo completo e atualizado para 2025, com os critérios do INEP, os erros que você precisa evitar e as melhores estratégias para se destacar na produção textual. Veja mais a seguir:
1) Estude as redações nota máxima
Inicialmente, a clássica (e fundamental) dica é ler redações que tiveram nota máxima em outras edições. Em seguida, faça uma análise dos motivos pelos quais os candidatos alcançaram bom desempenho e estude como eles organizaram os parágrafos, quais repertórios utilizaram e como formularam suas propostas de intervenção.
Isso fará a diferença para se familiarizar com a escrita e adaptá-la à sua redação. Desse modo, você já poderá partir para o próximo passo: praticar semanalmente, o máximo que você puder. Se possível, utilize um cronômetro para medir o tempo gasto na escrita, simule o ambiente da prova e peça feedbacks de professores ou corretores especializados.
2) Conheça os critérios da banca avaliadora
Conhecer os critérios da banca avaliadora é indispensável não somente no caso do Enem, mas também em outros vestibulares e processos seletivos. Neste caso, deve-se considerar que os corretores avaliam cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos. Veja quais são a seguir:
- Competência 1 – Domínio da norma culta da língua escrita: neste caso, deve-se demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa.
- Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação dos conhecimentos: avalia a compreensão do candidato quanto ao tema proposto pela banca e a devida articulação ao seu repertório sociocultural, filosófico, literário ou histórico.
- Competência 3 – Seleção e organização dos argumentos: o candidato precisa argumentar com coerência, manter um ponto de vista bem desenvolvido e garantir um excelente projeto de texto.
- Competência 4 – Coesão textual: deve-se estruturar o texto com parágrafos articulados entre si por meio de conectivos adequados. A progressão de ideias precisa ser clara e eficiente.
- Competência 5 – Proposta de intervenção: o candidato deve apresentar uma solução para o problema em questão, sempre com respeito aos direitos humanos. A proposta precisa conter cinco elementos: agente, ação, modo, efeito e detalhamento.
3) Construa um bom repertório sociocultural
O uso de conceitos, fatos históricos, citações, obras literárias, dados estatísticos, e um vasto repertório sociocultural é imprescindível para enriquecer a argumentação e demonstrar domínio sobre o tema. Por isso, se você quer fazer uma redação nota 1000 no Enem, precisa usar argumentos pertinentes, de maneira contextualizada.
Sendo assim, considera-se um repertório produtivo quando:
- Está corretamente relacionado ao tema da redação;
- É integrado de forma natural ao argumento (não apenas uma citação como um “enfeite”);
- Demonstra conhecimento de mundo e domínio crítico sobre o assunto;
- Não é genérico e/ou clichê.
Lembre-se de que mais do que “decorar frases”, é preciso compreender, refletir e aplicar o repertório de forma adequada. Quanto mais você treinar esse olhar crítico, maiores serão suas chances de conquistar a nota máxima.
4) Mantenha-se informado acerca das atualidades
Outro aspecto essencial para fazer uma redação nota 1000 no Enem é manter-se informado acerca das atualidades. Os temas da redação do Enem sempre estão relacionados a problemas sociais contemporâneos. Por isso, é essencial acompanhar o noticiário e estar por dentro de debates relevantes nas áreas de direitos humanos, saúde, educação, meio ambiente, tecnologia e cultura.
Além disso, manter o hábito de assistir a documentários, ler revistas, acompanhar jornais e escutar podcasts sobre temas sociais são estratégias que ajudam a desenvolver repertório e visão crítica.
5) A revisão é sua maior aliada para a redação nota 1000 Enem
Não é raro encontrar alunos que deixam de lado a revisão acreditando que ela é “dispensável”. Se você vai escrever um texto, precisa acrescentar a revisão ao tempo de execução. Afinal, será nesse momento que você identificará possíveis falhas (e poderá corrigi-las) antes de passar para a folha definitiva.
Preste atenção, sobretudo, aos seguintes elementos:
- Ortografia e acentuação.
- Conectivos no “lugar errado”.
- Repetição excessiva de palavras.
- Estrutura e lógica dos parágrafos.
- Presença de todos os elementos da proposta de intervenção.
Por mais treinado que você esteja, é quase certo que você encontrará pelo menos um desses erros no seu texto. E mesmo que seja algo simples, pode comprometer uma competência inteira e afastar a sua redação da tão sonhada redação nota 1000 no Enem.
Leia mais: Vale a pena decorar uma fórmula pronta na redação do Enem?
O segredo para conquistar uma redação nota 1000 no Enem
No mais, sabe quando dizem que o básico bem feito funciona? Quando você entender esses 5 pilares e aplicá-los, as chances de garantir a nota que almeja serão muito maiores. O segredo, na verdade, está no planejamento, prática constante, domínio da estrutura dissertativo-argumentativa e um olhar crítico sobre a realidade.
Além disso, corrigir suas redações com professores, plataformas especializadas ou cursinhos pode acelerar muito seu progresso. Sendo assim, sempre que possível procure um feedback com detalhes por competência e use as orientações para reescrever seus textos. Com dedicação e orientação adequada, é totalmente possível chegar lá.
A plataforma Corrija-me possui cursos de redação, aulas completas, materiais atualizados e profissionais especializados à sua disposição para corrigir, revisar e fornecer feedbacks sobre seus textos. Tudo isso de forma personalizada, com adaptação ao seu estágio de aprendizado, seja ele iniciante, intermediário ou avançado.
Acesse nosso site para conhecer nossos cursos e visite nosso blog para acompanhar mais conteúdos como este.
Deixe um comentário