As principais diferenças entre artigo de opinião e dissertação

Entender as diferenças entre artigo de opinião e dissertação é fundamental para que o estudante mantenha o preparo acerca de cada uma das estruturas. Embora ambas tenham características semelhantes, cada uma possui suas especificidades. Esse conhecimento ajudará a garantir um bom desempenho na redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Muitos estudantes ainda possuem dúvidas sobre quais são as principais diferenças entre artigo de opinião e dissertação. De fato, esses dois gêneros textuais têm algo em comum: são os mais cobrados em redações acadêmicas, vestibulares e concursos.

Vale ressaltar, contudo, que cada um possui suas especificidades, seja em relação à estrutura, características, suporte, público e, até mesmo, objetivo – ainda que ambos sejam argumentativos. Entender essas particularidades é fundamental no momento de estudos, a fim de que o estudante esteja ciente de como escrever cada um dos gêneros de maneira adequada.

Pensando nisso, selecionamos um guia completo para acabar de vez com todas as suas dúvidas acerca das principais diferenças entre artigo de opinião e dissertação. Continue lendo o artigo e veja a seguir:

O artigo de opinião e suas principais características

ARTIGO DE OPINIÃO E DISSERTAÇÃO

Em primeiro lugar, se você deseja entender as diferenças entre artigo de opinião e dissertação, é muito importante conhecer cada um desses gêneros argumentativos. O artigo é um gênero muito comum em revistas, sites e jornais. Consiste na exposição de opinião sobre um determinado assunto. Vale ressaltar que esse assunto precisa ter relevância social e o autor precisa demonstrar sua visão e impressões no que se refere ao que está sendo exposto.

Uma das principais diferenças entre artigo de opinião e dissertação, é que o primeiro tem o objetivo de convencer o leitor acerca do posicionamento retratado pelo autor. Isso porque esse público-alvo é bem definido, sendo esse, parte de um contexto restrito.

Vale lembrar também que, no caso do artigo de opinião, é possível adicionar traços da 1ª pessoa do singular, fazendo referências pessoais ao longo do texto. 

A escrita da dissertação

A dissertação-argumentativa leva em consideração não apenas o ato de discorrer sobre um tema, mas a defesa de uma tese com um ponto de vista. 

Em outras palavras, o objetivo é também trazer informações relevantes para o leitor, seja de cunho social, econômico, ambiental, político, sanitário e afins. A ideia é levar o público à reflexão, mas sem incluir referências pessoais e sem o intuito de convencer o leitor. Neste caso, a dissertação tem uma característica bem diferente do artigo de opinião, pois é preciso escrever o texto em linguagem impessoal, sem inclusão de impressões próprias. 

Ademais, os argumentos utilizados para embasar a tese, da dissertação-argumentativa, precisam ser sólidos, a fim de potencializar o que foi dissertado, isto é, há uma necessidade de recorrer a fatos que comprovem o que está sendo dito, dados, opiniões fundamentadas com base em autoridades, entre outras formas. Esse é o modelo usado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em diversos outros vestibulares. Por isso, há o incentivo ao uso de alusões históricas, pesquisas, fontes confiáveis, citações de referências, entre outros. 

Correção de redação

A estrutura do texto dissertativo

Outro ponto importante ao entender as principais diferenças entre artigo de opinião e dissertação é a estrutura. No texto dissertativo, há uma quantidade padrão do máximo de linhas que devem ser escritas, que são 30 linhas. Já o mínimo permitido é de 8 linhas no Enem.

Ademais, a estrutura deve seguir a introdução, desenvolvimento e conclusão. O artigo de opinião e o texto dissertativo se diferenciam de acordo com sua linguagem, vocabulário, e também nessa estrutura – posto que o artigo de opinião não precisa necessariamente seguir um padrão, sobretudo pela sua extensão. 

Afinal, quais são as diferenças entre artigo de opinião e dissertação? 

Partindo do conhecimento de cada gênero em específico, vamos às principais diferenças entre artigo de opinião e dissertação. Veja a seguir:

Dissertação:

  1. Não possui um “leitor ideal”, trata-se, contudo, de um texto para o público geral
  2. Consiste na escrita impessoal e deve seguir a norma culta da língua portuguesa.
  3. É composto por introdução, desenvolvimento e conclusão. O texto precisa ter, no máximo, 30 linhas.7

Artigo de opinião:

  1. É específico, baseado em um leitor ideal e previamente definido, com a intenção de convencê-lo sobre um tema.
  2. Caracteriza-se pela subjetividade, com a possibilidade de recrutar a 1ª pessoa e uso de opiniões e referências pessoais.Vale ressaltar também que o artigo de opinião precisa de um suporte, sendo ele um veículo jornalístico, revista, site, entre outros. Em ambos os casos, é preciso muito estudo e conhecimento sobre o tema.
  3. Não existe um padrão de escrita. O texto pode ser curto, com 30 linhas ou com várias páginas, a depender da complexidade do tema.

Vale ressaltar também que o artigo de opinião precisa de um suporte, sendo ele um veículo jornalístico, revista, site, entre outros. Em ambos os casos, é preciso muito estudo e conhecimento sobre o tema.

Treine esses tipos de redação com o apoio da Corrija-me!

Por fim, queremos saber: você gostou do conteúdo? Anotou todas as dicas? Conseguiu sanar as dúvidas acerca das principais diferenças entre artigo de opinião e dissertação? Esperamos que sim!

Pensando em ajudá-lo nesse processo de conhecimento e prática, a Corrija-me faz a correção dos dois tipos de redação e também de diversos outros gêneros textuais. Sendo assim, se você está se preparando para o Enem, vestibulares ou concursos, podemos ajudá-lo! A partir de uma equipe de professores de redação altamente qualificada, também disponibilizamos cursos, aulas e revisões para treinar as diferenças entre artigo de opinião e dissertação e garantir um bom desempenho na escrita.

Acesse nosso site ou entre em contato por WhatsApp para saber mais sobre esses planos e desfrute dos benefícios!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.